Por que executivos inteligentes cometem erros estúpidos?

Ontem meu sócio me contou que havia assistido a uma palestra onde o palestrante levantava uma questão muito pertinente: “Por que executivos inteligentes cometem erros estúpidos?”.

Tenho uma explicação repleta de variáveis que podem influenciar com pesos diferentes em diversas situações, acredito que a resposta básica está na “solidão” dos cargos de primeira linha.

Executivos que estão no topo profissional costumam tomar decisões que contrariam boa parte de seus comandados. Estes não conseguem enxergar, ora por falta de conhecimento, ora por falta de visão, as reais metas e motivações que levaram seu líder a fazer suas opções.

Geralmente, as decisões são corretas e as empresas prosperam. Esse resultado ocasiona dois problemas: a falta de coragem de seus comandados em contestá-lo quando diante de uma catástrofe; a falsa percepção de estar sempre certo.

Por estarem acostumados a serem incompreendidos pela maioria, alguns passam a dar menos importância para o que seus comandados tentam lhe revelar e deixam de levar informações relevantes em consideração.

Existem momentos que, apesar de diversas opiniões contrárias, o líder deve insistir em um caminho alternativo, contudo essa regra não deve se generalizar para evitar problemas futuros.

Não sei se consegui discorrer bem o tema acima descrito, mas mesmo tendo opiniões contrárias a minha explicação, preferi insistir nela. Talvez, no futuro, terei que reavaliar a questão para saber se acertei ou, como outros, errei estupidamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: