Para quem ainda não leu a transcrição dos diálogos dos pilotos do Airbus da TAM, leia na íntegra

A CPI do Apagão Aéreo, na Câmara, divulgou no dia 1 de agosto de 2007 a transcrição dos diálogos dos pilotos no momento do acidente da TAM.

A degravação foi feita a partir dos últimos 12 minutos antes da colisão, quando foi feito o primeiro contato com a torre de vôo. Os diálogos mostram os pilotos verificando a velocidade do avião.

Às 18h43, o comandante do Airbus avisa que o avião opera apenas com um reverso. “Lembre-se, nós só temos um reverso”, alerta ao co-piloto, que responde, “sim, nós só temos o esquerdo”. Os minutos finais da gravação mostram que o piloto tentou desacelerar a aeronave. “Desacelera, desacelera”

18h18m24 – Piloto fala e em seguida um barulho. Microfone da cabine grava o pedido pede de abertura de porta.

Piloto: Está ok, tudo certo?

Clique abaixo para ler o post completo.

Comissário pergunta se está tudo certo na cabine e onde o avião está pousando.

Piloto: Congonhas (…) Lembre-se, nós só temos um reverso.

Co-piloto: Sim, nós só temos o esquerdo. Checado piloto automático. Flaps. Velocidade checada.

Piloto: Ok. Vamos interceptar o localizador TAM 3054.

Torre: Boa noite. TAM 3054, reduza a velocidade para aproximação.

Co-piloto: Flaps. Velocidade checada.

Piloto: Aqui é TAM 3054.

Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação. Vou reportar quando estiver claro, OK? Autorizado.

Piloto: Boa noite, reduzindo para o mínimo possível.

(som do trem de pouso descendo)

Co-piloto: Flaps. Velocidade checada.

(…)

Co-piloto: Velocidade verificada. Flaps a total. Checagem final em espera.

(Avião voa a 6 mil pés)

(Som do pára-brisa funcionando e da chuva)

Piloto: Cabine está preparando para pousar. Equipe de cabine avisada. Auto-trust (sistema automático de potência). Aterrissando (…)

Co-piloto: Monitor da aeronave de checagem centralizada. Checando o status da memória. Aterrisando (…) Ok…

Piloto: Ok.

Co-piloto: O quê?

Piloto: Ok…

Co-piloto: Sistema completo.

Piloto: A pista de chegada à vista. Pousando.

Co-piloto: Pergunte à torre sobre a condição da pista e se a pista está segura.

Piloto: TAM, poderia confirmar condições? Pista está molhada. Está escorregadia? Reportarei que a 3054 está liberada. Aeronave está começando a partir a decolagem.

Torre: Molhado e escorregadio.

Piloto: Aeronave está começando a correr.

Torre: TAM 3054, (…) autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia.

Piloto: Checado 3054. O pouso está liberado?

Torre: Está liberado.

(som do piloto automático desconectando)

Piloto: Inibir o som para mim, por favor.

(Som de três cliques indicando reversão para o modo de aproximação de vôo manual)

Piloto: Iniba a descida para mim.

Co-piloto: Inibido.

Alerta da cabine: Reduza

(som do acelerador e do aumento do barulho do motor, seguido por forte barulho do toque da aeronave na pista)

Piloto: Reverso nº 1 apenas. Spoilers nada

Co-piloto: Olha isso! Desacelera, desacelera, desacelera!

Piloto: Não consigo! Não consigo!

Co-piloto: Acelera! Vira, vira, vira. Pára… Vira, vira…

(Som de barulho de batida)

Piloto: Ah não!

(Pausa nos barulhos de batida)

(Gritos)

(Som de batida)

(Fim do som de batida)

4 Responses to Para quem ainda não leu a transcrição dos diálogos dos pilotos do Airbus da TAM, leia na íntegra

  1. Paulo (Feijao) disse:

    olha Srs tenho um amigo que vivenciou o fato no momento do acontecido e
    segundo relato desse amigo que se encontrava em frente o Hangar da Lider aviões que para quem nao conhece fica em frente a marca de 1000Ft pés da Cabeceira 35L em congonhas e viu quando o A-320 prefixo PT-MBK tocou a pista e continuou sem parar até sair a esquerda e saltar a Avenida e explodir sem duvidas o momento crucial foi quando o Piloto diz ”espoilers nada ” existe um complexo sistema de gerenciamento de voo nos Airbus que os tornam um pouco dificeis suas operaçoes em relaçao aos Boeing’s um deles se chama PILOT ADVSORY que monitora o piloto em comando e uma das ”hipoteses da causa é essa ou seja o piloto automatico dado a trágica cena que se formou dentro do cockpit naquele momento os dois pilotos tentanndo tomar contra medidas esse sistema se perguntou quem está no comando piloto co-piloto ????? entao que esta no comando sou eu pode ter sido essa a atitude tomada pelo sistema de proteçao ao voo da aeronve ironicamente um abraço a todos

  2. Ricardo disse:

    Fo, olha que coisa mais triste….

  3. Gladstone disse:

    Mesmo após todos estes dias, meu sentimento ainda é de PROFUNDA INDIGNAÇÂO. E será por muito tempo. Um sentimento importante que não podemos perder. Indignar é não achar normal, esquecer. È cobrar punição e principalmente Ação Corretiva. `É Prevenção. Este é um fatídico retrato, em preto e branco do “casamento” entre a alta ganância econômica, com a alta incompetência administrativa de um Governo despreparado, mas antagonicamente eficientemente corrupto. Nas demais áreas, pagamos com nossa raiva, desapontamento ou até profundos prejuízos econômicos. Nesta área da Aviação (de vidas em trânsito), pagamos com a morte de tantos inocentes. Não acredito estar exagerando, ao creditar culpa ao lucro desmedido somado à incompetência operacional, pois elas já fazem parte do nosso país a tanto tempo… o problema é que NADA APONTA PARA UMA MUDANÇA VERDADEIRA. Enquanto holofotes estiverem acessos, haverá marketing político. Político marketiando. Conclamo as cidadões de bem, a cobrar, esclarecer aos desatentos e principalmente estimular a INDIGNAÇÃO aos jovens. Este eterno gigante, mas de cabeça nanica chamado Brasil, precisa tomar vergonha na cara antes que mais vidas sejam levadas dos seus. Gladstone.

  4. Sofredor Says disse:

    Ate quando vamos ficar indignados com a ganancia e a corrupçao que afeta esse mundo e nossa vida? E preciso tomar uma providencia urgente antes que essa gente destrua a todos nos os seres humanos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: