O equívoco e o padre Julio Lancellotti.

As acusações ao padre Julio Lancellotti continuam despertando interesse da população, na edição 2.033 da revista Veja desta o colunista André Petry escreveu um texto criticando o maniqueísmo com que está sendo tratado o assunto. padre.jpg

Leia abaixo na íntegra o texto publicado na coluna de André Petry.

“O caso do padre Júlio Lancellotti está servindo de pasto para maus bois. O padre denunciou que vinha sendo extorquido por um ex-interno da velha Febem e, de lá para cá, o caldo entornou. O padre já foi acusado de pedofilia, de espancar meninas, de manter relacionamento homossexual pago com o mesmo ex-interno da pedofilia que supostamente o extorquia, de desviar dinheiro de ONG… Até agora, não se sabe ao certo se o padre é vítima de calúnias ou se os pecados e crimes de uma vida clandestina estão vindo a público.

O caso é que, como Lancellotti é uma legenda no trabalho de proteção aos direitos humanos, a meninos de rua e menores infratores, sua atuação está ocupando o centro do palco. O que deveria estar sob os holofotes não é o trabalho do padre, é seu comportamento: o padre é culpado ou inocente?

Para desmoralizar o respeito aos direitos humanos, o apoio a meninos de rua ou adolescentes infratores, pode-se festejar o caso de Lancellotti. Com isso, é como dizer que a proteção à massa de desamparados é uma cascata demagógica que envolve até padre pedófilo e ladrão. É bom ficar alerta contra a manipulação, mas ela não é nova. Trata-se da corriqueira tática de culpar o mensageiro pela mensagem.

O que chama mais atenção é defender o padre escorando-se em seu trabalho em favor dos desvalidos. No dia 22 de outubro, arcebispos, bispos e sacerdotes fizeram uma nota de solidariedade a Lancellotti. A nota, assinada por três religiosos, entre eles o arcebispo Odilo Scherer, que acaba de ser promovido a cardeal pelo papa Bento XVI, é exemplo primoroso de equívoco.

Na nota, os religiosos dizem que Lancellotti está passando por “momento de provação e sofrimento” em decorrência do “trabalho evangelizador que há décadas realiza, em São Paulo e no Brasil, junto aos mais pobres”. Que a atuação do padre “sempre foi uma grande referência para a Igreja e a sociedade”. Que é um “sinal do amor misericordioso de Deus junto aos irmãos mais sofridos”.

Todas as referências ao trabalho de Lancellotti são verdadeiras, mas a provação e o sofrimento do padre não têm nada a ver com sua atuação pelos pobres. Têm a ver com a suspeita de pedofilia, de violência, de desvio de dinheiro. Os religiosos, movidos pelo corporativismo católico, caíram na mesma mistificação dos que querem culpar o mensageiro pela mensagem.

A obra social do padre não pode servir de muleta para absolvê-lo nem para condená-lo. São coisas distintas. Colocar tudo no mesmo balaio é criar confusão. É um erro tanto absolver o padre (socorrendo-se de sua obra social elogiável) quanto desmoralizar a obra social (socorrendo-se de um padre sob suspeita).

Por trás, há uma disputa ideológica devido aos laços evidentes de Lancellotti com o PT. Há a defesa de um padre petista pelo elogio à sua obra. E há a condenação de um padre e sua obra por ser petista. É pasto para maus bois. Quando se descobriu que um dos mais famosos pediatras de São Paulo, Eugênio Chipkevitch, abusava sexualmente de seus jovens pacientes, a ninguém ocorreu botar a culpa na pediatria.”

55 Responses to O equívoco e o padre Julio Lancellotti.

  1. Rita Sabioni disse:

    bom dia!
    Que tal comentar a reseito do novo Heródes, Sérgio Cabral?
    A Igreja Católica é grande, é verdadeira e é construida sobre a rocha, que é Jesus Cristo. O templo de Deus se construiu em três dias como prometido, por Ele próprio. Não nascemos como seitas, que vem do latim SECTA, que significa divisão mas da vida de Cristo aqui na terra. ela nos pede fé, amor e caridade. Onde há homens, há erros. Onde Deus está não. Não nascemos de prédios como; bares, ex-puteiros, grandes cinemas, ex-bancos ou qualquer construçao mundana. Temos padres pedófilos sim! Mas é só isto? Não falta fé o suficiente para que sejamos realmente cristão e orarmos mais pelos padres que são homens comuns, com todos os órgãos genitais. Precisamos orar, orar, orar e orar a fim de que sejamos também mais santos!
    Será que alguém da sua família tão bem descrita por Nelson Rodrigues, não tem aberrações??? Elas são divulgadas? Ora se este Padre errou será julgado, se não,,, será punido. A igreja é justa e tenho fé que tudo será esclarecido. Quando o índice de mortalidade diminuiu com a Pastoral da saúde, originada da Igreja Católica Apostólica Romana, vocês não fizeram tanto, HAPPY DAYS! A Igreja tem orientação para evitar filhos naturalmente e eu o fiz. Tenho apenas três. Falta sim ao governo investir em educação para termos indivíduos livres e felizes, e ao jornalistas cobrá-lo!!!

  2. Minzinha disse:

    Lamentável situação
    Pessoas como Rita entendem que a igreja está acima de tudo, inclusive dos próprios pecados dos seus representantes. Típica demonstração de lavagem cerebral que fabrica cidadãos desprovidos de senso crítico para se condoer apenas com o sofrimento de inocentes (refiro-me às crianças abusadas pelos então cuidadores e não ao padre que “coitado teve que pagar subordo” porque será que pagou ?!) e não com a culpa de quem precisa arcar com a responsabilidade dos verdugos atos. Fica a indagação porque o padre pagou? Ora faça-me o favor, se pagou assinou confissão de culpa e ponto. à Rita fica a arguição : se vocÊ tivesse um filho que fosse vítima de abuso, teria a mesma opinião?
    Pense direitinho (mas de forma imparcial como requer o bom senso. NInguém está agredindo sua “religião” (que no contexto quer dizer religação com Deus), estamos apenas analisando os fatos com total imparcialidade…agora…se os fatos apontam para culpa da sua instituição. Paciência! Reveja seus conceitos e seja sincera consigo mesma.
    Abraço.

  3. Maria Regina disse:

    Concordo em partes com as idéias colocadas, só acho que falar do PT, não vem ao caso, fica persecutório, e esse partido já tem elementos e acontecimentos suficientes para seu próprio descrédito, assim como, todos os outros partidos.
    O que penso, é que os fatos devem ser apurados, a verdade de alguma forma aparece, e independente da enormidade força da tal Igreja Católica, mais uma vez , estamos falando de outra instituição que apenas por sua história, já deixa muito a desejar, o que é lei é lei e pronto.
    Agora sobre seres humanos??Sempre precisamos de mitos, deuses, ídolos, governantes, porém, temos um sintoma grave, que é o de não aceitar que todos esses são criações do nosso próprio desejo, logo, “os fã de hoje, são os kinchadores de amanhã”, e cada dia mais, devemos reconhecer a humanidade falha das instituições e porque não dizer, falha nossa!?

  4. Perplexa disse:

    Pois é!

    Como vemos os lobos estão em todo o lugar. Mas, agora a igreja católica esconder e proteger os padres pedofilos e não ter proteção as vítimas é o cúmulo do absurdo. Vimos isso na reportegam da Record de domingo ou segunda, não lembro, acho que foi segunda, dia 05/11. Ou seja aparentemente cuidando de um lado, entre aspas, tirando da marginalidade, e criando novos marginais.

  5. Zanni disse:

    O jesuítas convertiam os indios para que eles fossem escravos mais doceis.
    É bem verdade que algumas acusações podem ser falsas. Mas, de qualquer forma
    deveriam ter sido denunciadas no começo. No minimo o padre é culpado de desvio de verbas para uso próprio. Ao meu ver a grande parte das ONGs, usa uma parte do dinheiro arrecadado para seus propósitos sociais e uma outra boa parte para enriquecer os dirigentes.

  6. C.Brito disse:

    Alguém é culpado, após ser averiguada e comprovado delito! Já está provada as acusações? Smoso muito rápidos para falar mau dos outros, porém amorosos para tormarmos atitudes que beneficiem a nossa sociedade. Deveríamos sim averiguar e exigir maior apuração de nosso políticos. Claro que se comprovado que o padre, pastor, bispo, pai-de- santo, ou seja lá quem for, forem culpados devem ser julgados, condenados e cumprirem pena como qq outro cidaão, pois a Contituição diz que “TODOS SOMOS IGUAIS” e por que será que uns tem foro privilegiado? Outros não cumprem pena e por ai vai…. Que Deus nos ajude !

  7. Amorim tupy disse:

    A verdade é que:
    Quando os “desvalidos” e “desprotegidos” acusavam e acusam POLICIAIS, guardas ,monitores, diretores do FEBEM eles ( os desvalidos) estão dizendo a “verdade” e suas palavras merecem todo credito , agora quando acusam o PADRE os mesmos desvalidos são mentirosos e suas palavras não merecm credito.
    São dois pesos e duas medidas coisa que não ficam bem nem para diteita nem para a esquerda, nem pra progressistas nem para conservadores.

  8. joaobosco disse:

    INTERESSANTE A COLOCAÇÂO DA SRA. RITA: “A Igreja Católica é grande, é verdadeira e é construida sobre a rocha, que é Jesus Cristo”. Esta inclusive foi a palavra do Papa BEnto. Ora…qualquer estudante de teologia, católica ou reformada entende que esse é o sinal de um agente sectário quando se autopromove A ÚNICA E VERDADEIRA!.
    Não me interessa agora defender ou culpar esse Padre. Ou se fosse um Pastor, Um Pai de Santo! A grande discussão é abrir o entendimento, e ter um olhar reflexivo de como a Igreja Católica ainda tem força neste país. País esse que se diz de Governo Laico! Laico uma ova..conivente com esse tipo de sacanagi. Se este padre é pedófilo, e assaltou o dinheiro alheio que a justiça cobre de forma imparcial.
    Se fala muito dos evangélicos que fazem lavagem cerebral..(não acredito nisso), que alguns conseguem arrancar dinheiro dos mais incaltos (isso é possível), e baixam o cacete neles…agora quando a igreja católica faz uma aberração como (se for verdadeira..pelo menos essa), por que muitas outras a Igreja Católica já fez e puderam colocar mordaça nos meios de comunicação….que pague pelo que fez.
    A igreja católica tem uma dívida em nosso país muito grande: Pelos indios, pelos negros, pelas crianças e pelo dinheiro que recebe do Governo!

    http://www.joaobosco.wordpress.com

  9. celeste disse:

    O que ocorre, é q. conforme o Pe. entregou a policia estes bandidos, a vingança deles é clero jogar… no ventilador com mentiras e calunias, porque? simplesmente pq. a logoa secou, as ,ordomias acabaram, o dinheiro já era e neguinho não quer trabalhar não!!! neguinho prefere estorquir pessoas, ganhando no mole. A vingança deste bandido gordo, foi caluniar o Pe. Julio Lancelotti.

  10. Michele disse:

    Engraçado como temos capacidade de acusar os outros mas não paramos para reparar os nosso próprios erros… Jesus com certeza usaria para nós a mesma frase que usou a séculos atrás…”Hipócritas! Porque não tira a trave que está em seu olho para depois tirar o cisco que tem no olho de se irmão”… Crime é crime assim como roubo também…. minha mãe sempre diz que roubar uma agulha ou um banco é a mesma coisa… é principio. Como podemos condenar um político se sonegamos IR, compramos produtos piratas… o que falta é carater, princípios…. como eu queria ter nascido a cem anos atrás quando a alegria era ter a familia reunida, um prato de comida, ar puro, agua fresquinha e não um tv com uma programação medíocre que só mostra notícias ruins e a vida dos famosos, fofocas, enfim…. o povo de antes sim que sem tecnologia, fibra optica, internet e celular que eram felizes…

  11. Eva disse:

    Kd as provas de pedófilia e desvio de dinheiro contra o padre???

  12. Pedro Disse: disse:

    Eu posso e gostaria de estar errado, mas, é muito cara de pau esse padre vir a público e dizer que queria demover o coração dos bandidos….”dando” carro importado, dinheiro e etc.etc. É querer desclassificar, menosprezar a inteligência do próximo, não? E ainda tem um “bando” de sacripantas, amorais e metidos a pessoas de fé que até põem JESUS CRISTO nesse imbróglio….hipócritas e ímpios, se manquem! Tenho meus argueiros nos olhos, sou pecador, porém, sem hipocrisia! Agradeço a JESUS todos os dias e peço perdão pelas minhas faltas e oro pelos infelizes tais como esse padre e seus desafetos! Louvo o trabalho realizado em prol dos meninos de rua e não é por isso que vou ser conivente com vilanias e devassidões. Vocês observaram que em nenhum momento eu disse que o Lancelotti é pedófilo ou pederasta mas, pelo fato dele ser chantageado, não denunciar, dar dinheiro, dar carro a esses indivíduos desprezíveis, ele no mínimo prevaricou!
    CHANTAGEM=EXTORQUIR DINHEIRO, FAVOR OU VANTAGEM DE ALGUÉM SOB AMEAÇA DE REVELAR COISAS ESCABROSAS E OU ESCANDALOSAS.
    Me poupem, padres, igreja, admiradores fanáticos e outros afins!!

  13. Michele disse:

    ” Quando vc aponta um dedo para seu irmão, cuidado pois os outros quatro estão apontanto para vc.” O que mais admiro em Jesus e pelo menos nos ensinamentos de nosso pároco é que em todos os milagres e todas as vezes que Jesus curava ele nunca perguntava sobre o passado das pessoas, simplesmente dizia ”vai e não peques mais”… foi assim com maria madalena, zaqueu, o grande pecador cujo nosso Jesus ficou hospedado em sua casa… ele nunca apontou o dedo a ninguém, nem mesmo quando cobraram o imposto – dê a Cesar oq é de Cesar…. Jesus nunca julgou ninguém e qual direito temos de fazer isso? Cada um tem sua consciencia e ela sabe muito bem dizer se vc está fazendo coisa errada não… mas enfim, o que me estranha tanto nesses casos é que ninguém denuncia quando o fato ocorre… é sempre depois de anos…. e oq adianta? Quando se denuncia já após o ocorrido ainda a tempo de deter o agressor… mas é sempre assim… a tres anos, a cinco anos, a dez anos atrás…

  14. Cristão disse:

    Está mais do que comprovado que o celibato é mal vivido por muitos padres.
    Poucos conseguem sublimar a sua sexualidade.
    Vemos efeminados aos montes, celebrando.
    Escândalos de pederastia, nem mais são comentados.
    Vivemos em um país onde muita gente desfila na avenida, com orgulho, o fato de estar de quatro, sendo enrabado… como disse o filósofo Olavo de Carvalho.
    Escândalos de pedofila ainda chocam, na Igreja.
    Mas somente 0,02 % destes escândalos sexuais são punidos, na Igreja.
    Alguns Padres desrespeitam a imagem do Cristo, e não possue mnem sequer fé.
    Estão lá para ganhar o dinheiro da velhinhas crentes…
    Fé? Que fé?

    Quem tem fé não se corrompe.
    E entre a corrupção do corpo, do bolso e da alma, não dá para fazer muita distinção….

    Se colocarem todos os pederastas num lance qualquer, é provavel que o lance lote…

  15. claudio disse:

    Quanta bobagem…este padre é um sem vergonha mesmo e acabou….este perfil de bonzinho , cuioda disto e daquilo..pode saber …tem merda!

  16. Fernando Só disse:

    … o padre (provando-se a sua culpa ) praticava o que muitos outros padres praticam: sexo. Neste caso: homossexualismo, que é um desvio da natureza. O que o Vaticano está pagando de “fique calado!” – por práticas semelhantes – nos Estados Unidos, não está no gibi… não é portando o fim do mundo.

    Se o padre desviou dinheiro (pouco ou muito, não importa!) dos “meninos pobres” para o ex-menino pobre, precisa ser punido por isso.

    Agora, o que não dá para entender é essa história de ser do PT ou não ser do PT. É uma grande bobagem. Esses partidos que temos no tablado de uma democracia “faz de conta” são semelhantes em tudo. Fico mesmo a pensar, e não consigo concluir), como o Acaso conseguiu colocar tantos canalhas no mesmo espaço político de um único país?!

  17. Leticia disse:

    Vitorino, obrigada pela sua visita. Estou bisoiando seu blog e comento este post.

    Você apontou bem a distinção que se deve fazer entre a obra social e o episódio em que se suspeita de pedofilia. Entretanto, essa desqualificação de parte a parte não começou com a denúncia. É bom lembrar que o próprio Lancelotti usava suas obras sociais para desqualificar opositores ao PT, e é natural que esses opositores (em sentido difuso), possam, enfim, deparar com um meio de desmascará-lo, pelo intrincado financeiro que envolvia sua atuação.

    Quanto à questão da pedofilia, sorry, quem está na chuva é pra se molhar. Duvido muito que ele, Lancelotti, não lançasse mão desse expediente se estivesse do outro lado.

  18. almiro disse:

    será q o diogo mainard leu isso ou ele é mau boi no pasto?

  19. Não se sabe se as pessoas com seus comentários querem expor sentimentos verdadeiros ou aproveitar para publicar seus lados politicos emocionais. Enquanto neste País fechar-mos os olhos para situações como essa, e não aprender-mos a fazer a leitura correta de situações sociais que envolvem marginais, nada terá correção. Se bem sucedido este bandido que extorque através de chantagem, ninguém neste país terá paz. Jogar culpa disso no PT é no minimo criancice, e não apurar os fatos, por outro lado achar que o Sr Lancelloti é totalmente culpado e joga-lo aos leões é também fechar os olhos para os tipos de malandragem sociais dos que se dizem vitimas. Qualquer ser humano que acha que tem seus direitos, sua honra ferida, é violentado sexual, sabe que o caminho mesmo que dificil é procurar a lei. Mas um bandido não faria isto, primeiro porque bandido não gosta de lei, segundo porque sabe que teria que provar, e extorquir é o caminho mais fácil para ganhar dinheiro sem trabalhar. Não defendo o padre mas diante do quadro social que vivemos acho-o inocente até que provem o contrario. Não sou catolica. Sou Budista. Neste momento a minha crença, é que neste mundo tem pessoas capazes de tudo quando não tem coragem para o trabalho, quer destruir aguém, e gosta de vida fácil. Gostaria de saber se já fizeram o perfil do acusador? Não ter familia não justifica nenhum tipo de ato de violencia. Como seria o mundo se todo menino de rua começar a extorquir por ai?

  20. Renata disse:

    Sra Rita,
    Jesus, a uma hora dessas, revira-se na sua tumba(?) pelo que a “Santa Igreja Católica” fez com seus ensinamentos. Desde que foi nomeado o 1º Papa, essa igreja virou uma verdadeira bandalheira, não só de pedofilia como tb de extorção(vendia-se indultos, a “Igreja” estava falida por conta dos gastos abusivos), roubalheira, poder absoluto, incestos ( é, eles tinha filhos no ínício, depois qd foi decretado o celibato eles continuaram tendo, kkk), castigos a quem a desobedecia , como na inquisição, e hj, nosso querido papa Bento sei lá que número era, antes como Cardeal, o maior e mais rígido protetor e defensor de qq padre que cometesse pedofilia….O MAIOR….sabia disso? Era assunto fechado, não se fala nisso, transfere-se o tal e não se fala mais nisso…..veja que não estou culpando Pe Lancelotti, quem sou eu, mas por favor, a igreja católica fede….é um poço de corrupção . Sabe qts acordos para calar a boca dos reclamantes a igreja já pagou? É um número maior que o das empresas de tabaco, só pra se ter uma base.
    Então não me venha falar de santa pq o único santo nessa história foi Jesus, grande cara, tentou mudar a cabeça podre do ser “humano” e olha só o que fizeram com ele….
    Tenha a SANTA paciência !

  21. maria disse:

    Não é questão de apontar o dedo para os outros e ter outros quatros apontados para voce, a coisa é o padre cometeu um crime e tera que pagar por isto, chega de cristão fazer vista grossa e denegrir e deturpar as palavrar de Deus, estes padres que cometem pedofelia, (um crime) estes são são gays, ( opção sexual, não sou contra os gays admiro e tenho respeito por eles), ou qualquer outro desvio, deveriam ter vergonha na cara e entregar a batina e se cometeu algum crime que pague, e se querem serem gays que se assumam, e se gostam de mulher que se casem, tenho nojo de “religioso cristão”
    Maria .

  22. Clarissa disse:

    Pessoal,

    como já dizia Jesus Cristo: “A Cesar, o que é de Cesar”!
    Se o padre cometeu crimes que nada tem a ver com a doutrina da igreja (sejam eles pedofilia, corrupção, roubo…), então ele deverá responder por eles diante de um tribunal laico. Não se pode, nem deve, misturar as coisas. A igreja não pode ser culpada pelo erro de um homem, e nem pode ser utilizada como escudo para a impunidade.
    No dia que o padre tiver que responder por ações contra a igreja, também não deve haver interferência de nenhum tribunal, ou da mídia, ou de ninguém “de fora” da Igreja.

    Só para destacar: sou católica, com muito orgulho!

  23. ane disse:

    Jesus deu o sinal que identificaria seus verdadeiros discipulos “…pelos seus frutos os reconhecereis se houver amor entre vós”… este padre é um dos frutos da igreja católica e amor é o que não existe entre todos os católicos no mundo, eles não tem o sinal identificador que Jesus deu… senão não iriam para guerra matar católicos afinal não teriam de serem considerados seus irmãos? assim são as religiões de hoje,jesus deixou um modo de vida a ser seguido estudem a Bíblia e aprenderão qual é, seus verdadeiros discipulos estão aí para ajudá-los e fazem como Jesus fez vão atras das pessoas não ficam presos dentro de um templo esperando-as e nem presos a 1 hora de ritual decorado…

  24. Gilson disse:

    Blá,blá,blá à parte, mas se você é inocente,oque te faz “aceitar e pagar extorção por anos???????”

  25. Zezo disse:

    E o que o autor do artigo diria do caso RENAN CALHEIROS? Faça a mesma comparação!

  26. Perdidos na noite disse:

    Coitado do lanceloti gente, que carinha de indefeso, eu tenho dó dele, ele não fez mais que obrigação, dar um carrinho importadinho pro coitadinho do menininho de rua, ele não fez mais do que deveria, coitado. E tão agora querendo crucificar o pobre homem, tenham pena dele tb, ele não fez nada de mais.

  27. sergio viola disse:

    Ele sempre foi radical no que defendeu ,eu particularmente nunca concordei com seu modo de ver o problema ,agora ele sentiu na própria carne o que é defender sem critério.neste meio temos gente corrigivel,mas tambem temos incorrigiveis.menos padre menos.

  28. Alexandro Ramires disse:

    Padres são pessoas normais… Normais? Não, acho que não pois a hipocrisia do celibato leva estes homens a prometer o que a natureza não os deixará cumprir e é aí que que está um dos problemas da igreja católica. Até quando a humanidade vai precisar de muletas para viver suas próprias vidas? Qual a igreja que realmente cumpre seu papel ?
    Nenhuma, todas estão voltadas aos dízimos que arrecadam e fazem de suas “ovelhas” uma massa de manobra. Pedófilos devem ser tratados como uma escória que deve ser banida do convívio social e não são poucos que se valem das igrejas para satisfazer suas “loucuras”. Não sei se este padre é realmente pedófilo mas que está envolvido até o pescoço está, e não duvidem se descobrirem coisas piores sobre ele pois quem vive a sombra de uma igreja que impõe aos violentados por tais atos, o silêncio sob pena de pecarem ao delatar os marginais acha que pode tudo. Acreditar num Deus até é possível, em igrejas jamais e principalmente numa igreja que tanto mal já fez a humanidade, que é comandada por um homem que era o responsável exatamente por esconder do próprio “rebanho” o que seus pares fazem por traz do altar é demais para qualquer um…
    O que falta ao homem é responsabilidade para tocar a sua vida, pois se dizem carentes de Deus para organizar suas vidas enquanto fazem as piores coisas no dia-a-dia. Depois correm a igreja para pedir perdão…
    Que Nojo Sinto De Gente Assim…

  29. Aline Cadore disse:

    galerinha… vocês qe se dizem católicos deveriam parar de defender esses porcos e criminosos qe se intitulam padres e defender a igreja de vcs! sejam devotos à ela e naum aos padre sacanas qe naum represenatm em nada a mensagem de Jesus!
    Se o padre errou… ele errou, é criminoso e naum pode jamais ser defendido por qem segue Jesus!
    Um verdadeiro seguidor do maior líder da humanidade, não pode defender criminosos! Pode até preferir não dar sua opinião, mas daí tentar esconder os erros falando dos acertos?? fala sério!
    Não sou católica, mas sei qe a igreja de vcs não qer criminosos dando sermão e indo contra suas palavras… Entaum, tenham a decência de seguir sua religião e não os seus transmissores, que são passíveis de falhas como kualker outro cidadão…
    Afinal, se um fiel abusar sexualmente de uma criança da sua comunidade, você vai levar em conta qe ele é católico? não vai! vai descer o cacete no cara!

  30. Mary Alves disse:

    Lendo os comentários acima, fico abismada com tanta falta de bom senso.
    O povo confunde tudo. Agora pergunto: Porque o padre Julio Lancelloti fez a
    denuncia??? Na minha opinião êle errou em denunciar os criminosos; o que êle
    deveria ter feito era ter armado uma cilada com a policia para pegá-los no pulo,
    porém se precipotiou e se deu mau, porém se êle tiver culpa de seus atos, com
    certeza saberemos, aí sim teremos que puní-lo pelos erros cometidos. E aqui
    vai o meu recado para os ateus da vida, que ficam martirizando os católicos
    pelos erros dos outros, todas as religiões tem suas falhas e todos sabem disso.
    Deus deve estar envergonho e triste por criar tantos monstros. Vou rezar muito
    para este caso seja esclarecido para tampar a boca de muita gente.

  31. Justa disse:

    Onde há fumaça há fogo, talvez não seja tudo que se está falando, mas que a Igreja católica apostólica romana é hipócrita, disso eu não tenho dúvida. Existem muitos livros contando histórias reais de atrocidades cometidas pela mesma. Quando se criou esta igreja (que não tem nada a ver com cristianismo), eles pegaram os deuses ditos pagãos e transformaram em “santos”, mudou a roupa e o nome, para atrair fiéis, especialmente os que tinham dinheiro. A história do celibato começou justamente porque eles queriam levar os jovens ricos para dentro da igreja com suas heranças. Eles não poderiam ter filhos p/ deixar a herança toda p/ a igreja e por aí vai. São fatos que estão na história. Eu estudei algumas coisas destas em História da Arte. Se não tivessem inventado esta estória de celibato, quem sabe a situação poderia ser um pouco melhor. Não se pode ir contra a natureza, fomos criados p/nos multiplicarmos.Isso é uma lei divina, infrigida pela “igreja”. Nós temos o livre arbítrio de decidirmos servir a Deus e nos multiplicarmos ao mesmo tempo, isso em qualquer religião. Outra coisa, esse papa que está aí (que parou no século XVI), protegeu um pedófilo nos EUA, quando ainda não era papa.

    Um abraço para todos e boa reflexão.

  32. Pedro Disse: disse:

    Temos que fazer é como disse o Vadinho(aquele vagabundo) de Dona Flor e seus dois maridos; “Vamos fazer muita sacanagem gente, vamos todos por aí fazer nenem”!

  33. ANTÔNIO ALBERTO (Pe. Alberto) MENDES FERREIRA disse:

    PARABÉNS AO ARTICULISTA ANDRÉ PETRY.
    FOI MUITO CLARO, EXPLÍCITO E IMPARCIAL.
    LAMENTAVELMENTE, A HIERARQUIA DO CLERO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, INTENCIONALMENTE, ESCONDE E PROTEGE O ELEVADO NÚMERO DE HOMOSSEXUAIS EXISTENTE EM SUAS FILEIRAS.
    SERÁ POR QUE ? ? ?
    INVERSAMENTE, ELA (a Igreja, aí, incluindo grande parte de seus fiéis) NÃO TÊM O MESMO CARINHO E “ZELO” COM SEUS PADRES HETEROSSEXUAIS.
    AO CONTRÁRIO, DIFAMA-OS E ESCORRAÇA-OS . . ,
    NÃO QUERO JUSTIFICAR ESTE ,OU AQUELE, PECADO.
    SIMPLESMENTE QUERO QUESTIONAR A DESFAÇATEZ, A INCOERRÊNCIA, A INJUSTIÇA, A FALTA DE CARIDIDADE E A FALTA DE MISERICÓRDIA DO ALTO CLERO PARA COM OS HETEROSSEXUAIS.

  34. dina disse:

    Li os vários comentários em todos eles tem opiniões certas e erradas. O que eu penso do caso é o seguinte: Se o padre não fosse culpado teria denunciado logo que começou a extorção, se ele deu tudo que deu é por que tinha culpa no cartório, talves ele não imaginou que a extorção seria infindável. Por outro lado a igreja é culpada de tudo isso quando exige o celibato dos seus padres. A bíblia não condena o casamento , o apostolo Pedro era casado, Moisés , o patriarca Abraão, josé , os sacerdotes, todos eram casados e assim podiam viver sua sexualidade plena de modo honroso como Deus determinou desde a criação. Se a igreja estudasse com sinceridade a bíblia e seguisse o que ela DETERMINA não teria feito tantas atrocidades que a história comprova. O Papa considera sua igreja verdadeira, no entanto não segue de modo coerente o que a bíblia, “ÚNICA REGRA DE FÉ”, ensina. É lamentável tudo isso que está acontecendo, mas são as profecias bíblicas se cumprindo ao pé da letra. A vida é preciosa demais pra entregar o seu comado e decisõe que implica a vida ou a morte eterna, homens que são falhos.
    Vamos buscar ESTUDAR (cada um por si) as sagradas escrituras com fé, humildade e siceridade pra seguir o que Deus quer e assim alcançar a vida eterna, pois este mundo vai de mal a pior os homens enganado e sendo enganados II carta a Timóteo cap. 3 ver. 13.

  35. Rui Machado disse:

    O padre é pedófilo!!! O padre desviou dinheiro!!! O padre é culpado,no minimo foi conivente com a contrvenção. Isto não significa que a obra que ele construiu não tenha valor.
    Mas que o padre é culpado,é!!! Condene-se o padre pelo crime…
    O padre vai mas a obra fica.
    E ponto final.

  36. Miriam disse:

    O padre é uma coisa, a igreja é outra, ela é una e santa.

  37. LUIZA disse:

    Li vários comentários contra e a favor do padre Lancelott, na minha opinião, o nosso padre não parece que usa de pedofilia, mas sim procura tirar os marginais adolescentes da rua e muitas vezes os adotam como filhos….ai é que eu vejo o erro, pois marginais tem de ser assistido pelo estado os colocando en reformatório para se sociabililizar- se, de acordo com o grau de crimes que cometeram, pois eu ainda acho que o padre é vitima sim não só desse marginal, mas de todos aqueles que usam da lei (Advogados de porta de cadeia) para denegrim a imagem de um homem de bem.

  38. Vaine disse:

    Está aí mais uma vez a verdade do mundo: “FAÇA O BEM SEM OLHAR A QUEM!” Mesmo que pessoas más façam disso um meio de se aproveitarem de bons corações. Provas não existem, somente pessoas fazendo calúnias. Lamentável…

  39. mestre dos mestres disse:

    bem o que podemos analisar é que o dinheiro esta por de tras de tudo a igreja se preocupa com a perda das doaçoes de empresário caridosos que a muitos anos acreditavam na imagem do padre, gostaria que a igreja se preocupa-se em fazer suas apurações internas sérias, a fim de acabar com a grande estátistica de fatos de pedofilia e outros mais que vem sempre surpreendendo a sociedade e parasse de se preocupar com o recolhimento das doações pois a igreja já é muito rica desde sua existencia …………. se a igreja quisesse ela teria autonomia de acabar com a fome do mundo inteiro … se ex internos extorquiram o padre com seus namoricos imagina se alguem conseguir um relacionamento com autoridades acima do padre ……. $$$$$$

  40. ex -romano disse:

    diante de tantos comentarios ,negativos ou não, so posso ter certeza de uma coisa : A mensagem de Jesus esta cada vez mais distante dos coraçoes dos homens; Não é ele que pediu que se odiasse o pecado e se amasse o pecador? por que todos querem condenar tanto o padre como o ex Febem?Jesus (que é Deus) perdoaria aos dois e com certeza diria a eles : vao e continuem a pecar por que voces não sabem fazer outra coisa a não ser pecar e Eu que sou Deus estarei sempre presente aqui para lhes perdoar ,infinitamente pelo resto dos dias de suas vidas entenderam?

  41. sousa disse:

    Caros qulquer acusação feita a Padere é mera perda de tempo, porque a igreja o defende com dente e unhas para que indiretamente não tenha seu nome maculado por erros de seus sarcedotes

  42. antonio ribeiro disse:

    O padre é um homem de Deus, a Igreja é Santa, ;…acredito que quem errou foi a RECORD, de ficar tanto tempo acusando sem provas, como se a Universal fosse a melhor coisa do mundo.
    A Globo sem preconceito e sem rancores coloca no ar cenas de um pastor crente, coisa que a record se o faz, faz com padre errante.
    Vamos parar de crendiotice ( mistura de creça com idiotice), vamos crer que Deus é de todos e que ele esta nos lugares mais obscuros que nossa mente pode alcançar e não nos templos de ouro ou de grandes empresários ( estes não precisam de Deus).

  43. valentim disse:

    O comentário acima, da pessoa que se identifica como ex-romano, está quase certo. Realmente o que falta é a presença de Jesus no coração dos homens, pois Ele abomina o pecado mas ama o pecador, porerm Ele jamais diria continuem pecando que Eu estou aqui para perdoar. Jesus quer que entreguemos nosso coração à Ele de maneira sincera, nos arrependamos e peçamos perdão para nunca mais pecar. O coração verdadeiramente entregue à Jesus se santifica e se consagra debaixo dos mandamentos da Bíblia Sagrada e assim se aproxima mais de Deus, e quanto mais se aproxima mais tem nojo do pecado. Sujeira existe em todo lugar e gente para acobertar tambem, mas está para chegar o dia em que todos os joelhos se dobrarão e todas as linguas confessarão que só o Senhor é Deus!

  44. Roberto disse:

    Dizer que todo padre é santo é bobagem até para eles. Estive longe da Igreja por mais de 20 anos e recentemente, ao ser apresentado a alguns em diferentes ocasiões, fui eijando a mão deles e todos ficaram incomodados. Ora, quando criança sempre pedi benção aos mais velhos como sinal de respeito. Que se passa com os padres de hoje? Parece que são profissionais da fé! Quanto ao padre Júlio, se for culpado é caso de polícia. A imprensa é suja (principalmente a televisiva) e joga na nossa cara um monte de lama por causa do vil metal. O gancho do “Notícias Populares” tá difundido ao extremo! E nós tontos acreditando em tudo que alardeiam!

  45. ex -romano disse:

    meu caro valentin ,com todo o respeito,entregar o coração a jesus é uma coisa muito facil de dizer mas extre mamente dificil de fazer;pois o proprio jesus disse que quem quiser amar a Deus,que tome a sua cruz e siga-me;mas segui-lo para onde perguntariamos? ora só pode ser para morrer com ele na cruz . (topas?) conheço muitos cristãos (?) que naotopam morrer nem para os seus vicios e paixôs humanas ;quanto mais morrer por jesus e sua pregação. quantos voce conhece que se arrependeram e nunca mais pecaram? nesse mundo eu não conheço ninguem;pois ninguem tem essa capacidade e se pudesse ter ja não seria mais humano e sim um ser de outro mundo.Conheci um senhor que morreu com 96 anos e que a vida toda tentou não pecar,mas antes de morrer ele nos disse que quanto mais ele tentava mais se descobria um grande pecador e com pecados ainda maiores! eis a grande graça daquele que conhece verdadeiramente a palavra de Deus: saber que vai morrer de velho e nunca vai deixar de ser um pecador .pra isso Jesus veio:pra revelar o homem ao proprio homem;por mais que ele se descubra um monstro.

  46. QUEIMAELEJESUS disse:

    Deixemos bem claro. A religião é o ópio do povo. Aliás os problemas da humanidade começaram quando os espertalhões inventaraqm um “Algo Superior” acima da compreensão do humano, um olho que tudo vê, tudo enxerga e tem poderes punitivos. Assim as religiões e a política sempre estiveram em simbiose, para dominar e tornar subserviente o cidadão comum. Quanto ao apoio ao Lancellotti, pertence à desgraça do corporativismo. Se inocente, merece mais que apoio. mas apoiar antes de uma apuração profunda e idônea, faz o mesmo efeito dos equivocados do PT, ao institucionalizar a falta de Moral e Ética pública. É realçar o jeitinho brasileiro, é reeleger o Berzoinni, é querer se solidarizar com os mensaleiros, sanguessugas e aloprados e dizer que tudo está bem com os “companheiros” em nome do que fizeram em um passado não muito distante, quando prometiam, em tanto que oposição, o que agora não cumprem en tanto que situação! Enfim é vender seu voto pelo bolsa família e usar o dinheiro para pagar o dízimo aos charlatães…

  47. Daisy Penido disse:

    Acho que não se deve confudir o problema, pedofilia, desvio de dinheiro , e falta de decoro religioso com política. Não sou partidária do PT mas, acho que não em nada a ver.Acho sim, que a obra desse padre, se olharmos bem, ela pega os desabrigados, crianças, aqueles que não têm uma referência, e usa o magnetismo de uma religião para seu próprio uso. De onde vinha esse dinheiro?Mas,a culpa não é da igreja, em seu todo, os participantes desse corpo é que deturpam a finalidade da religião, que é fazer o bem.

  48. teodoro disse:

    Observando as diversas opiniões sobre esse assunto, que vira e mexe retorna a mídia com outros personagens (falo de pedofília), desejo sinceramente que seja aberta uma discussão entre os fieis do mostro que se tornou o catolicísmo. A igreja Católica hoje recebe dízimos outrora tratados como extorsão, canta músicas de autores evangélicos antes considerados hereges, permite sincretismo religioso na Bahia, enfim está disposta ao que for para resgatar os que aderiram ao novo exodo relígioso….por que então resistir as contradições já discutidas e políticas desde a idade média e não rever sacramentos como o celibato e expurgar de vez a tão frequente vergonha da pedofilia que faz ausente a virgindade de seu clero . Talvez uma reforma, ao contrario de se auto considerar infalível enquanto comete erros dessa dimensão, fosse o verdadeiro impulso qua igreja milenar precise, enquanto isso seus átrios esvaziaram dos inteligentes e se encheram de fanáticos.

  49. Odilo disse:

    Até que prove o contrário, o Padre é inocente.

  50. Marcelo Castro disse:

    Acho que tudo deve ser apurado e deve-se viver a realidade das pessoas, dos fatos e muito mais do padre, antes de qualquer comentário. Suborno, dinheiro, envolvem de tudo no mundo atual, sabe-se lá se isso foi feito em defesa ou inocência premeditada? Digo que a quem cabe julgar, cabe também vivenciar de perto o caso ou os fatos e até mesmo as pessoas envolvidas.

  51. Existem controversias sobre o que a senhora tenta justificar.

    a senhora diz: “A Igreja Católica é grande, é verdadeira e é construida sobre a rocha, que é Jesus Cristo.”

    Resp.: O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Atos dos Apóstolos 17:24

    Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9 – Deus não habita em lugar imundo!

    a senhora diz: “Não nascemos como seitas, que vem do latim SECTA, que significa divisão mas da vida de Cristo aqui na terra. ela nos pede fé, amor e caridade. Onde há homens, há erros. ”

    Resp.: “Não nascemos como seitas” será? Será que adoram “apenas” a Jesus Cristo em Espírito e verdade? Vejamos:

    Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que farei juízo sobre as suas imagens de escultura; e gemerão os feridos em toda a sua terra. Jeremias 51:52

    Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Isaías 42:8

    Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses. Salmos 97:7

    E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos. Miquéias 5:13

    ATENÇÃO! Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 , portanto, Deus não precisa de INTERCESSÃO de NINGUÉM ! Isso quer dizer, se você precisa de uma cura e um milagre em sua vida, é por meio de Jesus Cristo, que deve pedir e não a “santos” esculpidos por mãos de homens e nem santificado por homens, pois o único SANTO é Jesus Cristo que morreu por nós e para nos dar a Salvação!

    a senhora diz: “Temos padres pedófilos sim! Mas é só isto? Não falta fé o suficiente para que sejamos realmente cristão e orarmos mais pelos padres que são homens comuns, com todos os órgãos genitais. Precisamos orar, orar, orar e orar a fim de que sejamos também mais santos!Precisamos orar, orar, orar e orar a fim de que sejamos também mais santos!”

    em resposta.: Costumam dizer que os padres e papas são homens Santos. Como pode um ser imperfeito, seja ele quem for, ser Santo? Então a Palavra de Deus esta errada?

    diz.: Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. 1 Samuel 2:2

    Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao SENHOR. 1 Crônicas 16:10

    As coisas vão de mal a pior porque não vivem a palavra, já pensou o papa falar ao povo sobre o que a Bíblia fala sobre o uso de imagens e de intercessor entre o homem e Deus, é Jesus Cristo (apenas) e que não há outro?

    Papa, Pastor, Padre e etc… são instrumentos para nos ensinar a luz da Bíblia (A Palavra de Deus), a termos a luz da Palavra a Salvação, por meio do arrependimento e o batismo em águas, assim como Jesus Cristo fez e deixou como exemplo para o mundo. Como pode um bebe inocente se arrepender se não cometeu pecados? É por isso, que muitos crescem e morrem e não fazem o que Jesus Cristo ordenou que fizessemos, se arrepender e declarar isso publicamente pelo batismo. Ficam só neste batismo que não tem efeito!

    Jesus Cristo não preceisava ser batizado, pois Ele não tinha pecados. Se liga nisso!!!

    Abram os olhos para a verdade e fujam sim, das “seitas, que vem do latim SECTA” e não perca a sua salvação, por não exercer o seu liver arbítrio de forma correta!

    Se liga POVO!

  52. Gustavo disse:

    O tempo que vocês perderam condenando o padre, ou defendendo ele ou metendo o pau na religião do outro religião não salva nimguem quem salva e deus, perderam um tempão condenando a religião a crença dos irmãos
    vamos dar gloria a deus invez de ficar a i defendendo religião ta parecendo uma partida de futebol.

  53. Ju Lisboa disse:

    Sabemos que existem cmoisas erradas na igreja católica, no entatanto nem todos agem de tal maneira e até que se prove ao contrário acredito nas boas inteções do Padre julio Lancelotti, pois não faz muito tempo o padre leo Comissari fazia um belo trabalho com jovens de favelas de São Bernardo do Campo e assasinaram-o cruelmente, assim como com a Religiosa Doroty, deste martires da nossa atualidade o caso não repercute tão fortemente. Claro é mais julgar mau a pessoa do que ver as obras boas que esta prestou no decorrer da vida.

  54. Carlos Alberto disse:

    Primeiramente, “deus” em letra minúscula refere-se a outros deuses e não a Deus. Dei honra a quem merece honra!

    Não estamos perdendo tempo nenhum, até porque estamos estarnando nossas opiniões, em um lugar que assim requer tais atitude.

    Gustavo….. Religião Salva Sim as pessoas, além de Jesus é claro, se vc esta numa religião que te ensina a você adorar ídolos e santos inventados por homens, ao invés de Deus, que requer adoração esclusiva a Ele, e nisso Ele tem ciúmes e com razão, conforme mostrei a cima os textos da Bíblia (A Palavra de Deus) onde nos ensina adorar apenas a Deus, esta levando o Povo a condenação eterna ou não esta?

    Se o Batismo em água por imersão, a qual Jesus foi Batizado não por ter pecados, mas como exemplo a todos os seus seguidores deveriam fazer como forma de arrependimento dos seus pecados e em público, como pode um bebê que nasceu e não tem pecados ser batizado dos seus pecados? Com isso, ele não irá fazer o que Jesus ordenou, pois já se tem como batizado.

    Concordo que devemos dar Gloria a Deus, ma fazendo a sua vontade e de forma correta, por conhecer a Deus da forma como Ele quer e se faz conhecer.

    O caso de PEDOFELIA na Igreja Católica, é uma retórica, O Papa a tempos atrás foi a USA pagar 5 Bilões de dolares de indenizações as famílias e pedir desculpas aos Americanos, como isso fosse apagar o que foi feito as famílias e as crianças abusadas, e milhares de pessoas se concentram para saudar o Papa em uma festa, pode isso? A Igreja Católica esteve presente nas grandes guerras e do lado dos poderes políticos, assim como esteve ao lado do grande homicida Hitler.

    Não estou criticando, apenas estou comentando fatos da história e acontecimentos que estão nos Jornais e TV.

    Para concluír, a Bíblia nos diz: Conhecerei a boa árvore pelos o seus bons frutos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: