Chantagem, corrupção, intrigas, muita polêmica e censura.

A vinheta promocional do novo livro ” Lula é minha anta” do polêmico colunista Diogo Mainardi foi retirada do ar sem maiores explicações das televisões dos aeroportos adminstrados pela estatal INFRAERO. Confira na íntegra a coluna publicada na edição 2037 de revista Veja.

Entre no YouTube. Digite: Lula É Minha Anta. Vai aparecer uma vinheta de catorze segundos anunciando meu livro. Ela foi encomendada por minha editora. É tudo muito simples e direto. Da esquerda para a direita, uma anta vem trotando estupidamente. Ela é uma imagem do passado, regressiva, arcaica – foi desenhada por um naturalista francês do século XVII. Surge na tela um letreiro grandiloqüente: “Chantagem, corrupção, intrigas e muita polêmica”. A essa altura, meu livro cai do céu, como as Tábuas da Lei no Monte Sinai. O letreiro diz: “Os escândalos que sacudiram o país pela ótica de Diogo Mainardi. Já nas livrarias e nas listas dos mais vendidos”. Fim.

Entre 15 e 19 de novembro, a vinheta foi exibida nas TVs dos aeroportos. Depois, inesperadamente, puf. Retiraram-na do ar. Tentei descobrir o motivo. Estou intrigado até agora. A empresa que administra a publicidade em Congonhas alegou que a Infraero proíbe qualquer tipo de propaganda de cunho político. Como é que é? Cunho político? No meu caso, trata-se simplesmente de propaganda de uma antologia de crônicas publicadas na maior revista do país. Não sou candidato a vereador. Não estamos em período eleitoral. Se a vinheta tivesse sido recusada logo de cara, quando foi apresentada pela primeira vez, me pareceria apenas um sinal de obtusidade. Um dos muitos sinais de obtusidade com os quais nos defrontamos todos os dias. Mas, sem querer espernear demais, o que aconteceu com meu livro foi bem pior: tem um cheirinho azedo de censura. Afinal, a vinheta foi veiculada regularmente por cinco dias. Até alguém tomar a iniciativa de proibi-la. Até alguém mandar cassá-la.

Quem? A empresa que administra a publicidade nos aeroportos assumiu a culpa por veicular a propaganda “proibida”. Falta saber de onde partiu a ordem para retirá-la do ar. Talvez de um funcionário da Infraero. Talvez de um membro de quinto escalão do governo. Isso eu nunca vou conseguir descobrir. Só posso fazer conjecturas, todas elas levemente persecutórias.

O Brasil não é a Venezuela. Não estamos à beira de um golpe de estado. Em particular, Lula não é Hugo Chávez. Em vez de reprimir, como o saltimbanco bolivariano, Lula se especializou no conchavo, na barganha, na compra e venda. Além disso, de um ponto de vista puramente comercial, mais mesquinho, duvido que a ausência de publicidade nos aeroportos prejudique o desempenho do meu livro. Mas o episódio da vinheta publicitária tem um aspecto alarmante: é com esse tipo de mentalidade abrutalhada que se forma uma sociedade autoritária. O arbítrio não se manifesta apenas através dos gestos de seus tiranetes iletrados ou de seus pelegos rapinadores. Ele se manifesta também através da selvageria censória de seus sabujos e de seus peões. A liberdade, de um dia para o outro, pode fazer puf.”

29 Responses to Chantagem, corrupção, intrigas, muita polêmica e censura.

  1. Regiane disse:

    Senhor autor: Sentiu-se ofendido com a censura?! Imagine então a pessoa que você quis atingir com isso…………………….Não sou política, nem quero ser. Apenas acredito que aquilo que não queremos para nós não devemos fazer aos outros.

  2. Carlos d´Arce disse:

    O Lula não é apenas ANTA. É o desrespeito maior à cultura, seja ela acadêmica ou de povo. O crime do Lula não é ser burro administrativamente, é ser corrupto e sábio no manuseio dos calhordas do ccongresso nacional. Parabens. Apenas acho que a ANTA propriamente dita (o animal) merecia uma cocmparação com alguem melhor. carlos

  3. Iizabo disse:

    O Mainardi está cada vez menos vagabundo. Até há algum tempo eu gostava do quer ele falava deste governo mas, o pior de tudo é que ele tem razão em algumas de críticas.
    Mas pergunto a todos: do que o Mainardi vai viver quando o Lula sair da presidência?

  4. David disse:

    só para esclarecer sobre o titulo do livro: a pobre anta não merecia tamanha comparação mesmo pq ela não é “burra”, é espertissima; O titulo se refere a anta como caça, como presa, não como sinonimo de “burrice” ou algo parecido.

  5. VALTER LUCIANO disse:

    MAINARDI É UM IMBECIL. QUERO MAIS RESPEITO COM NOSSO PRESIDENTE, É FACIL CRITICAR QUEM ESTA TENTANDO MELHORAR NOSSO PAÍS, LEVANTE A BUNDA DE SUA CADEIRA E AJUDE-NOS A MELHORAR NOSSA NAÇÃO!!!

  6. Ras Adauto disse:

    Esse tal de Mainardi no fundo no fundo sente uma inveja atroz do Lula. Ele queria é estar no lugar do Lula. Como disse alguem aí em cima: quando o governo Lula acabar, esse Mainardi vai viver de que??? O que esse Mainardi já fez até agora pelo país, além de criticar, criticar, criticar… É o famoso “bicho tiririca”…

  7. Geraldo Marinho disse:

    Parabéns !!!!
    Em primeiro lugar rendo milhões de graças ao profissional da área de comunição que é o Sr. Mainard pelo brilhante trabalho encrustado nessa preciosa jóia à posteridade;
    Em segundo lugar, acredito eu que vivemos numa democracia que é marcada pela livre manifestação do pensamento e outros atibutos do ser humano, mas entendo mais ainda que na democracia é preciso que haja um jogo limpo e claro, pois o título do livro já dá uma idéia do que ele é, a autoria é conhecida bem como sua editora. Por isso é que pergunto, porque suspender sua propaganda ???? quem é o autor dessa autorizaçao ? quem editou essa idéia ?….. O governo desso Sr. Lula é um engodo de democracia e muito menos ainda de ética e inovação.

  8. Esquece o Mainardi, ele está trabalhando para um país que sofreu longos anos nas mãos de gente que deveria estar na cadeia.
    Porque ele não fala nas privatizações ?
    Ele é igual ao Arnaldo Jabour, fala demais, é um quebrado, que anos passados, deu calote financeiro, fazendo filmes de sexo, ou de coisas muitos estranhas para a nossa cultura.
    E o Fernando Henrique, nada fez, nem comprar avião para servir ao Presidente do Brasil, não comprou…
    É até vergonhoso, um presidente do Brasil, não poder descer no aeroporto de París…
    porque o seu avião, não tínha segurança.
    Em 1998, ele decharou moratória do País…
    Ele tem muita iniciativa e nenhuma acabativa…
    No caso da Cia Vale do Rio Doce…CST, CSN, que coisa feia, se as autoridades pudessem e quizessem, ele e sua quadrilha teria sido novamente expulsos do país…

  9. Valdir disse:

    O incrível é que tem gente que realmente acredita que o país está melhor com Lula e o PT.

  10. Marco disse:

    Com o pai que teve, Mainardi só podia dar no que deu…Análise nele!

  11. edivania disse:

    isto e´uma vergonha o Brasil sendo um país livre chegar a este punto de retirar um livro por levar um nome que alguem nao gostou isto e horrivel porque isto nao pasa aqui na europa ao contrario o governo e critica muitas vezes ate com palavra muitisimo mas dura que esta

  12. Célio Teles Guerra disse:

    Quem fala de chantagem,corrupção,intrígas,muita polêmica e censura é porque vive ou já viveu este trinômio de coisas ruím que domína ainda nossa política e nosso povo já por anos a fio por consequncia de um passado negro.Quanto ao título do livro simplismente é de pessímo mau gosto é uma falta de respeito muito grande , sendo o Presidente da República bom ou ruím, êle não deve esquecer que ele foi eleito pela maioria do povo Brasileiro.Onde que estava Diogo Mainardi quando FHC desgovernou o Brasil ,num período de oito anos nós quebramos três veses,daría para o caro conterrâneo fazer vários best-selers com o nome de toda a fauna brasileira existente e em extinção. O que quero dizer é que não adianta nós brasileiros letrados e não letrados sentarmos no rabo e ficar atirando farpas,nos Vereadores,nos Prefeitos,nos Deputados Estaduais e Federais,nos Senadores,no Presidente,nos Juízes e etc..,temos é que agirmos a altura que o caso requer e não usando nossa sabedoria escrevendo livros com coisas que já se tornaram corriqueiras para o nosso povo,nós só alcançaremos nossos objetivos com informações e instruções de alto nível,estou aqui a disposição mão na massa por que somos um povo inteligente só que ainda não sabemos usá-la em sua plenitude.

  13. Célio Teles Guerra disse:

    Não entendí,porque o meu comentário está esperando moderação? quer dizer que isto também é uma Censura,vocês sabem que não falei nada demais.obrigado pela oportunidade.

  14. Júlia disse:

    Caros,
    O Diogo Mainardi sonha com a volta da ditadura. Explico o meu raciocínio. Ele quer fazer crer aos demais que o livro dele foi censurado. Como? Por que? Não será uma jogada de marketing para vender livros e muitos livros para estes pobres leitores de Veja, o equivalente ideológico da Rede Globo, no campo editorial?! Sim, porque a Globo e a Veja SÃO A PASTEURIZAÇÃO. Necessitam de telespectadores e leitores acríticos, conformados, medianos, típicos de um país que pouco valor dá à cultura dos livros, humanística, né Diogo, o garotinho que diferente de nosotros teve como preceptor o ilustre jornalista Ivan Lessa (Não é aristocrático, meio eu tenho uma fräulein). Aonde? Veneza. Venice. Que chique. Companhia? Gore Vidal. Aristocrático. Homossexual assumido. Louco por garotos. O jovem Diogo segundo Diogo, visto por ele (Gore): genial. Parece Mann, aquele do garoto imberbe que enlouquece um velho aristocrata. Acho que não é preciso dizer mais nada, somente aceitar que por razões do cosmos as duas histórias, a de Mann e a de Diogo ocorrem em Veneza, mesmo cenário deste jovem escritor nacional. Diogo é herdeiro da Jovem Pan? Como conseguiu ficar até os 37 anos sem trabalhar? E por que o Dioguito não lutou contra a Ditadura no auge da Ditadura quando esta fazia sucesso entre o empresariado paulista (ver René Dreifuss). Oh, caros, este burguesinho que tem cara do astro de cinema, o Chucky, sim aquele bonequinho com cara de poucos amigos, e que assombra nas telinhas e telonas às sextas-feiras (um dia antes da Veja) só faz sucesso aqui porque a nossa classe média não lê e quando lê perde tempo com o Código Da Vinci, com a Maria Madalena e outras grandes descobertas teogenéticas do besteirol universal. A Veja só existe porque a quantidade de desinformados é muito grande, então claro, o nosso Pulitzer daqui dos trópicos, tira vantagem dessa ignorância coletiva e com o propósito de sanar-lhes a fome de idéias, dá as mesmas idéias comuns embaladas em escândalos, escatologias e encarnações tardias de Carlos Lacerda, um jornalista atrasado politicamente que usava da profissão para conseguir notoriedade e que pertencia a UDN (o equivalente a Arena, vejam só!). A propósito da perseguição da verdade como objeto de sua vida. Não é o Mainardi que é contra os que se locupletam do poder? Pois é, o jornalista que ele admira é o Samuel Wainer. Vá entender. O Mainardi é também desinformado. O Samuel Wainer era o dileto do pequeno ditador Getúlio Vargas que odiava jornalista. Este Vargas deu ao Samuel o Última Hora, uma potência editorial. Qual o motivo para que o ditador tenha dado tal presente? Simples: ele queria uma imprensa favorável a sua…Dita…Não, quero dizer, Governo. Concluindo: o saudosismo e anacronismo do Diogo Mainardi não deve nos contaminar. Ele foi rico e gastou a fortuna dada em vida pelo papai em orgias regadas a vinho nacional (italiano) às margens de Veneza sob o luar italiano. Enquanto nós, herdeiros de todas as mazelas do País, lutávamos para depor os que com o exército e os latidos da direita se aboletaram na cadeira do poder. O dinheiro que eu acredito que o Mainardi herdou foi gerado neste período romântico quando houve um idílio entre o capital paulista e os horrores da caserna. Então se ele está sendo anacrônico vendo pelo seu viés de classe deposta (por incompetência perdulária pessoal) a situação como de censura, que nós não banquemos os bobos e acreditemos neste farsante. Ele quer que acreditemos que Veja fala a verdade. Fala sim. A verdade das vendas, dos anúncios, do jogo ideológico, da pressão, para que nós, o povo, sejamos iludidos pelas suas intenções veladas. Diogo, Veja e Globo só existem do jeito que atuam porque não temos cultura. Não somos críticos. Recebemos tudo com: É isso mesmo! Amém! Já está na hora de mudarmos. É anacrônico se pensar nos dias de hoje em Ditadura, mesmo que seja para vender os livros do Diogo. Temos que pensar em riqueza, cultura, humanismo, democracia, distribuição e não nesta conversa tão retrógrada.

  15. Júlia disse:

    Estou aguardando o moderador? É um retórico. ‘Xá comigo. Eu traço.

  16. Caros não posso sair de uma verdade, a caravana passa e os cães ladram.

  17. Luciana disse:

    Não me venha falar de ditadura…. oq eu vc fez na ditadura…não me venha com essa…se fosse uma ditadura mesmo, aposto que vc estava do lado do governo. Vamos aprender a conhecer mais, para não ficar caindo nessas historinhas.

  18. Cláudio Manuel disse:

    Eu não estou conseguindo entender o que disse esta senhora, a Luciana. Que nível de interlocução, não há idéia clara. É possível ser mais clara, senhora? E por favor, digite melhor, senão vão pensar que a senhora não sabe se expressar e mal e mal fala o português. Não fica bem para o nosso anfitrião, o Diogo Mainardi, ter convidados tão despreparados para defendê-lo. Assim vai ficar parecendo que nós que lemos Veja somos ovelhinhas de presépio. Não leve a mal. É só para elevar o nível do debate.

  19. paulo cesar areas coelho disse:

    Quer vender livro, escreva coisas que preste.
    O nosso pais é um dos poucos do mundo, que avacalha o lider de uma nação que chegou ao poder pelo voto da maioria do povo que não aguentava mais gente como este “escritor” .
    Vá arrumar o que fazer.

  20. El Carmo disse:

    O Mainardi é realmente muito inteligente, mas é preconceituoso, racista e corrupto. Ou você acredita que ele está fazendo estas críticas de graça? É um mauricinho que vive com medo de perder os privilégios de sua classe. Um puxa-saco do cultura judaico-cristã. Ele é um daqueles que tem nojo do Brasil. Que acha nosso povo fedorento. Que nos acha um povo marrom e sem educação, mas esquece que seus peidos são tão azedos quanto os das demais pessoas. Não devemos cagar para ele. El Carmo. http://el.carmo.blog.uol.com.br

  21. Eduardo Braga disse:

    Cada vez fico mais pasmo com o que ouço a respeito do Diogo Mainardi. Ele que prima pela liberdade de expressão, e não de imprensa, pois não é jornalista, impede que internautas postem mensagens em seu blog. Gozado, eu achei que ele era contra os que são contra a liberdade de expressão. Então não é nada disso. Claro, ele é filho do publicitário Enio Mainardi, o amigo que emprestou uma arma ao jornalista do Estado de São Paulo, Pimenta, que despossuído de razão matou a jornalista e namorada Sandra Gomide. Dizem que ele não matava nem uma mosca. Mas sabe como é, com uma arma na mão…Dizem também que ninguém compra bicicleta para não usar. Pergunto: se não tivesse esta arma seria que a Sandra não estaria com a família dela neste Natal? E o Pimenta não teria partido para outra. É o que os mais velhos dizem: Diz-me com quem anda que te direi quem és. Aliás li na internet que o Enio, pai do Diogo era briguento, andava armado (ele que fez a propaganda de defesa do uso da arma durante o plebiscito). Pois é, quem puxa aos seus não degenera. O Diogo Mainardi tem torpedos na boca, age com uma virulência própria de quem precisa se defender, precisa imitar o pai. Pobre coitado. É um burguês falido. Mora no endereço mais caro do Rio e não tem dinheiro nem para pegar um táxi, apesar disso ele odeia os brasileiros. Por que? Porque somos pobres e feios e como o Diogo não temos dinheiro para pegar táxi. Mas que diferente dele apostamos no sucesso do Brasil porque nós vivemos nele, precisamos trabalhar nele, criar nossos filhos nele. E diferente do Diogo não temos lembrança de Veneza, não moramos na Vieira Souto como ele e nunca tivemos um pai para nos sustentar. Ó Digo cai na real. Você é tão pobre e feio como nós. Desça da Vieira Souto e vá morar onde você possa pagar, como todo mundo. Quem sabe a sua falta de humor esteja aí.

  22. LEO disse:

    Parece que alguns colunistas de revistas rurais, essas destinadas a vaquinhas de presépio e a aves do pantanal, tem seu fetiche no lula, não podem viver sem ele. Alguns de olhares melosos e lacrimejantes que não tem coragem de sair do armário e que se masturbam com a própria caneta, não tem coragem de admitir sua vontade de dormir com alguém poderoso, Freud talvez explique.

    Júlia (14 dezembro, 2007 em 3:20 pm), parabéns pelo texto sobre esse senhor agora travestido de profeta da moral e da ética. Diante do que você expôs e de outros esclarecimentos aqui do fórum, esse colunista deveria no mínimo respeitar a inteligência dos brasileiros, naturalmente menos a dos que lêem a coluna dele, esses coitados continuarão a balançar cabeça, como a vaquinha do presépio.

  23. Artur disse:

    se diogo mainardi fosse realmente inteligente, nao estaria na VEJA, nem estaria destilando todo esse ressentimento, essa pobreza de argumentos contra a figura pública e pessoal do Lula. Quem será ou seria a tal ANTA?????/

  24. Gerson disse:

    Os petistas não apreendem e nunca vão apreender que a entrega da administração (?) aos “cumpanheiros”, o abandono do mérito, vão levar o BRASIL à falência.

    Porque esse pessoal que sonha com a “DEMOCRACIA” de Cuba , queria no começo do 1º mandato de LULLA implantar o Conselho Federal de Jornalismo; para impor a censura aos orgãos de imprensa, já se precavendo, para que a rapinagem do PT ( Partido da Trapaça ) no mensalão não fosse exposta nos noticiários.

  25. marcos cavaliere de almeida disse:

    Essa coisa velha de censura vai demorar a acabar. O poder é ótimo para quem esta nele e ERA CONTRA. Agora o senhor LULANÓQUIO esta por cima, e não interessa a que ele irá atingir. Já está com a sua aposentadoria garantida e o resto que se lixe para la. Bom mesmo é tirar dinheiro dos cofres públicos e dar levianamente para os bolsista de tudo. Tem gente aí dando pulo de alegria recebendo sem trabalhar. Fora as ONGS, que todo brasileiro que não quer trabalhar e ganhar dinheiro do governo facil abre uma. Não é senhor FHCINCO. Será que a CPI das ONGS vai virar pizza como a CPI do futebol virou? Aja cargos para o senhor TUDO PODE E NADA FAZ entregar. Censura na gente, nós merecemos.

  26. ex romano disse:

    o sr. Diogo deveria cuidar mais da sua Veja que, se arrancadas as suas paginas de anuncios ,muito pouco sobra pra se ver .Onde esta a profecia (do profeta sem barba diogo), de que se o LULA fosse reeleito seria cassado?E a inveja que ele tem de quem esta no poder? olha; vamos trabalhar mais e criticar menos ,que este Brasil precisa de menos conversa fiada e mais trabalho.Inclusive trabalho bom da imprensa,pra divulgar o que o governo fez pra nós que trabalhamos duro!

  27. Claudionor disse:

    Caro escritor vc usou o nome do Presidente da Republica, para publicar seu livro, isso é proibido pela lei, vc nao pode fazer isso, o Presidente tem que ser respeitado, mesmo que o conteudo nao corresponda a capa mas a primeira imagem é que fica, ok.

  28. zoroastro m. almeida disse:

    eu acho que Diogo Mainardi quer ser o Paulo Francis atual. Só faltam duas coisas: ir pra rede globo (que é o lugar dessa gente) e se entupir de cocaína.

  29. Eu mesma! disse:

    Para quem nasceu de um partido liberal, defensor da democracia e blá, blá, blá… o uniforme da ditadura lhe cai muito bem.
    E por falar em democracia, o maior crime que se pode extrair do governo de Lula, Anta sim! é “legalizar” o descaramento e a depreciação da cultura e dos valores.
    Uma sociedade necessita de certas regras, não p/ domá-la mas p/ incitar o respeito e o limite. Se um cidadão em fase de formação de sua personalidade e escolhas não tiver algo que o norteie decentemente, estamos fadados a suportar as arbitrariedades abjetas. E isso, ninguem merece!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: