Igreja Universal é obrigada a devolver doação de fiel.

iurd.jpg

Esta notícia publicada na Revista Consultor Jurídico pode abrir uma jurisprudência perigosa para a contabilidade das igrejas evangélicas.

A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a pagar indenização por danos morais e a devolver o carro de uma fiel que, fragilizada com a perda do marido e com o pedido da filha, fez a doação à igreja. A determinação é do juiz Jeová Sardinha de Moraes, da 7ª Vara Cível de Goiânia.

Confira o texto publicado na íntegra e comente.

Cabe recurso. Na ação, a autora alegou que sofreu pressão de representantes do templo que freqüentava e sua filha a convenceu a doar o carro com a promessa de receber em dobro. Ao perceber o erro e tentar reaver o veículo, a viúva foi maltratada, agredida fisicamente e exposta à humilhação por integrantes da igreja.

De acordo com a autora, seu marido morreu em janeiro de 2005, fato que causou depressão na sua filha. Fragilizada, a filha começou a freqüentar a Universal, onde passou a ser pressionada a fazer doações exarcebadas à instituição.

Na decisão, o juiz determinou que o veículo lhe fosse restituído imediatamente e que sejam pagos valores referentes a lucros cessantes, depreciação e desgates do carro bem como reparação de R$ 10 mil por danos morais.

Para ele, o que ocorreu com a viúva é conhecido juridicamente como “erro substancial”, que aplicado ao caso, evidencia-se no ato de ela ter imaginado estar vendendo seu veículo quando, na verdade, fez uma doação.

“A igreja agiu através da filha, a qual disse em juízo, com todas as letras que, vencida pela pressão pastoral, convenceu sua mãe a assinar o documento de transferência do veículo (DUT), sob o argumento de que o estava vendendo. Apesar da condição de filha da viúva, a filha não foi contestada por nenhuma outra prova nos autos, aliás, nem mesmo contraditada, em suas declarações, pelos representantes da igreja”, observou o juiz na decisão.

Com relação aos danos morais, Jeová Sardinha entendeu que ficou comprovado, por meio de farta prova testemunhal, que a viúva tentou reaver o veículo com a igreja e, na ocasião, foi extremamente maltratada e agredida. “A potencialidade da ofensa se eleva mais ainda ao concluir que ocorreu no interior de um templo religioso, onde, objetivamente, espera-se reinar a paz espiritual”, finalizou o juiz.

Revista Consultor Jurídico, 2 de dezembro de 2007

142 Responses to Igreja Universal é obrigada a devolver doação de fiel.

  1. O grande problema de fazer uma doação é não avaliar com frieza e cuidado a pessoa ou entidade beneficiária.

    Ao fazer uma doação, acredito que devamos ser mais lógicos e, principalmente não acreditar que dando um grande bem, receberá um bem maior em troca. Para esse tipo de negociação existem lojas especializadas como, por exemplo: concessionárias (mas, dificilmente alguém entregará um Fiat 147 e receberá uma Ferrari de volta, salvo se for uma miniatura de brinquedo, mesmo assim… com um Fiat 147 ???).

    Mas o caso da vítima em questão passou do limite da compreensão! Acredito que o grande problema foi sentir a presença de um carimbo no meio da testa com a seguinte inscrição: “Tola !”.

    Afinal de contas, o bem maior parece não ter vindo, talvez se isso realmente tivesse acontecido, a vítima entregaria esse “bem maior” para conseguir outro bem maior ainda! O ser humano tende a colocar a vida em uma roleta de jogos, lembra-nos a obra de Carl Off – Carmina Burana.

    Uma maneira para minimizar os prejuízos e evitar que julguemos sem termos o direito disso, é sempre pedir um RECIBO. Sim! RECIBO !!!

    O recibo fornecido por qualquer entidade sem fins lucrativos poderá ser deduzido em seu Imposto de Renda. Caso o benemérito doador seja vítima de alguma fraude, no ato do pedido do recibo, a “entidade” responsável pela fraude se negará a emitir tal recibo. Esse será um indicador de que não deve fazer a doação. Porém se o assédio por parte da entidade for muito forte, utilizando de argumentos sentimentais como no caso da viuvez da vítima, antes de fazer a doação, consulte um delegado de polícia ou um advogado que não tenham ligação com a entidade, para garantir que não esteja na mira de uma extorsão.

    Devemos lembrar que existem muitas entidades sociais e religiosas que mantêm obras sérias e que necessitam de doações, por isso a necessidade de averiguar para onde a doação seguirá e o pedido do recibo é importante.

    Se depois de pesquisado o destino da doação, fizer a doação e sentir-se enganado(a), faça como a viúva: DENUNCIE!

  2. nilson disse:

    Finalmente! Quem sabe algumas pessoas abram os olhos para o fato de que a grana doada só serve pra encher os bolsos de algumas pessoas.
    Receber em dobro: no caso, só serviu para a parte ruim que, além de perder o marido, essa senhora recebeu o dobro de aborrecimentos.

    Seria muito bom que isso abra uma jurisprudência e acabe a impunidade e que, de fato, os templos, independente de religião, tornem-se casas de oração e não centros de arrecadaçãoa e enriquecimento de alguns.

  3. Henrique disse:

    Isso é um absurdo, como pode alguem doar alguma coisa e depois entrar em juizo pra pedir de volta? Isso é irracional, se vc dá alguma coisa, esqueça, isso não é seu, pois vc deu o direito do bem a outra pessoa ou instituição. É como uma contribuiçao social a uma instituição, esta que administra as contribuiçoes, é responsavel por elas, e ninguem pode pedir novamente os valores que lhe foram doados (Ex: Casa de Recuperação de Drogados ou de Apoio as Crianças). Com relação a igreja, é mais complicado ainda, porque se vc der seu dizimo ou oferta, seja ela qual for, como vc pedirá novamente? Não existe um talão ou bloqueto bancario para isso, é algo que vc dá de acordo com sua vontade e ninguem fica sabendo quanto vc deu. E com relação à vida Cristã, você pode ver o resultado através dos frutos. Estes mostrarão a consequencia de tudo o que Deus fez na vida da pessoa que é fiel. DEUS os abençoara de acordo com a sua fé, e estas consequencias serão vistas por todos. Assim como é minha vida, a partir do momento em que rejeitei a satanás e seus demonios e aceitei a Jesus como meu SENHOR, e o Salvador da minha vida, Deus me transformou e hoje, graças a ELE, tenho um vida completamente abençoada.

    Acredite, assim como Deus mudou e transformou a minha vida, pode abençoar vc.

    Henrique – Comunidade Cristã ABBA – Curitiba – PR.

  4. Vera disse:

    O que ocorre é que as pessoas confundem as coisas. Não sabem separar as coisas espirituais das materiais.
    Deus não é Deus de fazer barganhas com ninguém. Infelizmente existem pessoas que se aproveitam da fraqueza humana de pessoas que estão passando por fases muitos difícies. As levam para as igrejas na condição de que se elas se entregarem a Deus, obteram tudo o que perdeu de volta.
    Deus não precisa de dinheiro, ele quer que reconheçamos o que Ele fez por nós, que aprendamos e ensinemos Seus mandamentos, que sejamos testemunhas de Jesus, e que possamos continuar a obra que Jesus Seu filho iniciou. É claro, que necessitamos de dinheiro para nos mantermos, pois no momento essa é a lei da sobrevivência, pagar com dinheiro as coisas que necessitamos na área secular.
    Mas gostaria de deixar bem claro, Deus não pede e nem tão pouco exige que doemos tudo que temos para as igrejas em troca de conseguirmos paz, felicidade e benção financeira.
    Deus não exige nada, Ele pede sim: Amor em nossos corações, compaixão pelas pessoas que sofrem, termos vida consagrada à Ele, testemunhar através de nossas vidas tudo o que Ele tem feito por nós.
    Que nós possamos fazer a nossa parte e com certeza Deus fará a dele em nossas vidas.

  5. vitor disse:

    Deborah e Nilson, fiquei feliz ao ler as mensagens de vocês. Sou protestante e me deparo sempre com comentários preconceituosos, piadas e etc, quando os temas dinheiro e igreja evangélica estão interligados seja por fraude, denúncia, calúnia, verdade, e tudo mais, visto estarmos em um país ainda com maioria católica.
    O comentário de vocês foi imparcial. Analisaram a questão como deve ser analisada. Até por que existem milhares de igrejas evangélicas idôneas que pregam a doutrina pura, bem como em outras religiões que também possuem instituições idôneas.
    A justiça também precisará analisar estas questões de uma forma imparcial e dentro da lei.
    No entanto, se for aberta realmente a chamada jurisprudência, que ela seja estendida à igreja católica, aos centros espíritas, todas as seitas e todas as entidades sem fins lucrativos que recebem milhões de reais todos os anos em doações, independente da forma como a mensagem é pregada. Isto sim seria uma jurisprudência.
    Concordo com você Deborah. Se a pessoa quer doar, está no direito ela. Que peça recibo. Eu sempre recebo e guardo os meus.
    E se é pra investigar, que investiguem todas!!!! E que prendam todos os pilantras!!! E que a justiça tenha coragem para enfrentar também a maior instituição religiosa e organizada do mundo que consegue abafar, com sua influência política, todos os seus podres.
    Se a lei é para todos, não pode existir favorecimento.

  6. celina abreu disse:

    Esse é um dos inúmeros casos que existe dentro daquela igreja que se sabe .Os pastores pedem todo final de semana pratos e mais pratos de comidas que eles escolhem para as bestas levarem e eles se deliciarem após o culto por tras dos bastidores,enquanto as mesmas ficam a ver navios indo para casa em pleno jejum…

  7. Yharmanaya disse:

    É de fato, lamentavel que haja pessoas agindo de má fé em nome de Deus, mas igualmente as pessoas que se permitem ser iludidas acreditando que terão o reino do céu. De alguma forma o que falta na vida dessas pessoas é uma religião paa todos os momentos da vida e não apenas nas horas de dor. Por mais que o mundo estaja facil materialmente falando, somos espiritos e o que nos fará plenos e nos re ligarmos com nossa essencia divina, então não haverá mais enganos.

    Sou umbandista , e acredito que crescimento vem atraves de estudo,informação, clareza a respeito da vida espiritual. Só há o agressor por que há quem permita ser agredido.

    obrigada pela oportunidade.

    Yharmanaya

  8. Cara, olha só a licença poética, o juiz que fez a condenação é o Jeová! É piada pronta!

  9. Alexandre disse:

    é… igreja é obrigado devolver uma doação, é homosexual querendo prender quem o xingá-lo, diz que é preconceito, homofobia… o brasil tá virando de cabeça pra baixo.

  10. Luciana disse:

    O que eu acho é que nós temos que doar de coração e não sermos coagidos a faze-lo, porque o que mais vemos hoje em dia é que muita gente ruim se aproveita de nossa fé para se dar bem e assim tira de quem realmente precisa dessa doação.

  11. Guardião disse:

    Realmente, o Dízimo é Bíblico. Cabe a qualquer um se aderir, pois sabemos que Deus nã olha o valor, mas a intenção. e Ele abençoa a quem O pede.

    No caso desta mulher, com certeza ela foi persuadida antes da doação e depois para receber outro carro melhor ou reaver o antigo. Todavia, ela teve todo este constrangimento porque duvidou do poder de Deus que estaja agindo. Deus não abençoa pelas metades e nem faz negócio com as pessoas. Ele abençoa quem Ele quer e quando o faz, Ele olha para o coração da pessoa, se sua intenção está aprovada. Sendo aprovada diante de Deus, com certeza, esta mulher teria o melhor Dele, não importando para a igreja no qual ela estava.

    No caso da igreja, realmente, muitos conceitos devem ser revisto e reparados.
    Pois sabemos que Deus não espera uma igreja perfeita, fato impossível enquanto estivermos aqui. Deus espera que alcancemos o entendimento cujo ELE espera que tenhamos.

    Não podemos crucificar ninguém, pois Jesus Cristo já foi crucificado em nosso lugar.
    E se um dia alguém descobre que é filho de um rei, logo ele será um príncipe. e se ele torna um príncipe, logo sua vida muda para melhor. Fato que acontece em algumas igrejas que alcançaram este ENTENDIMENTO.

    E se coisas estranhas acontecem com relação ao Dízimo, o dedo do inimigo de nossas almas, acusador, está por traz de tais eventos. Sabemos que este demônio chamado de Mamon não quer que nos tornemos “Príncipes de Deus”, por isso, ele mete seus dedo sujo para deturpar as obras de Deus e os Mandamentos que ELE deixou. E nada fica em oculto que não seja revelado.
    Se o SENHOR JESUS CRISTO revelou este fato, significa que ELE não quer que agimos de tal forma. ELE quer corrigir para ter direito de nos abençoar.

    Reflita!!!!

  12. Cláudia disse:

    Concordo com alguns…,mas o Dízimo ele é bíblico desde a criação do mundo e começou a partir de abraão e melquisedeque, qdo ele resolveu dá ao sumo sacerdote a 10º parte de tudo que havia conseguido, mas fez isso sem querer receber algo em troca…mas a palavra de Deus fala que o Justo ele viverá da FÉ, sem Fé é impossivel agradar a DEUS, agora se as pessoas que tomam essas atitudes, com fé nos homens, esperando receber algo do homem, meu querido, ai não dá…e Deus fala que do dar-mos algo para seu reino e sua obra, para dar-mos com alegria e não pela necessidade e tristeza. Agora vai de cada um…não estou aqui para defender e muito menos atacar nenhuma placa de Igreja, pois julgar, somente um que é JUIZ. então que façam isso com a igreja católica tb. que estao falando de dizimo e ofertas…se é lei tem que ser para todos, pq só os evangelicos são perseguidos nestes assuntos?

  13. Olá Vitor, muito obrigada pelo seu comentário!

    Também gostei de seu posicionamento, pois a questão não é julgar se uma instituição está certa, seja ela religiosa ou não. Como também não cabe a nós avaliarmos a fé espiritual de cada pessoa, afinal, segredos, mistérios e milagres existem! (Na minha humilde opinião e convicção.)

    Acredito que a grande “sacada” de cristãos e até não-cristãos, para casos parecidos, esteja em cumprir um ensinamento de Cristo:

    “Dai à César o que é de César!”

    Se cada pessoa ao fazer uma doação ou contribuir em forma de dízimo com igrejas e outras instituições sem fins lucrativos pedir um recibo, evitaria muitos problemas. Tanto para a própria pessoa como para a instituição favorecida.

    Deus é uma pessoa extremamente HONESTA e não tem medo de dar recibos!

    O recibo garante dedução em IR ao contribuinte.

    O recibo garante que a instituição recebedora tenha credibilidade junto aos órgãos governamentais e a própria população.

    O recibo garante que houve recebimento – não garante prêmios e nem bênçãos, isso depende da fé de cada pessoa.

    O recibo não tem impostos à recolher, portanto TODA entidade sem fins lucrativos pode fornecer e ganhar tranqüilidade em possíveis investigações de fundos.

    Viu? Ser realmente imparcial faz a nossa Lei funcionar!!!

    Boa sorte a todos e continuem contribuindo para que haja um número menor de pessoas passando fome neste Natal.

  14. Atefah disse:

    Pq só os evangélicos são perseguidos? isso foi piada??? Serve dizer que é pq fazem essas tramóias na cara de pau? E serve dizer tbm que exploram as pessoas se utilizando de táticas psicológicas? Isso é extorção! É diferente, de estar havendo problemas pq está em guerra ou qualquer outra coisa. Só evangélicos são perseguidos…quanta hipocrisia!!! Muçulmanos estão sendo mortos no iraque, minha cara, pq causa simplesmente de estarem em cima de um lençol de petroléo. Invadiram o Iraque com argumentos de busca de armas nucleares em potencial, e já se passaram 4 anos e nada foi provado para ONU. Agora, eles são terroristas? Não deixa de ser um país evangélico, usurpando uma terra. Mais uma vez um grave crime de extorção,roubo e morte!

  15. Ronaldo disse:

    Os evangélicos não são perseguidos, mas sim os que fazem mal uso da fé alheia em proveito próprio. A Multinacional do Reino acumula fortunas desse modo, não é a primeira vez que seu nome é envolvido em escândalos desse gênero e acredito que não será a última. E não é a única “igreja” a se envolver em sujeira com relação às doações dos fiéis, ou já se esqueceram do “ministério atrás das grades” americanas por não declararem dólares? Mas esse é outro assunto… né não?

  16. Marcio disse:

    Não é a primeira vez que isso acontece com a universal, aqui em São Paulo ela sofreu uma ação para devolver uma casa, que um fiel doou após uma intensa e bem sucedida lavagem cerebral, a propria biblia diz: cuidado com os falsos profetas, o Brasil esta cheio deles em todas as religiões.

  17. vitor disse:

    Olá mais uma vez pessoal,
    Peço gentilmente que, para que alguns de vocês não continuem achando que o que escrevi é piada, leiam novamente o meu texto e percebam que em nenhum momento eu declarei que somente os evangélicos são perseguidos. É só o ler o texto.
    E a perseguição de mulçumanos que foi comentada, inclusive, é uma coisa totalmente diferente do tema deste post. Pode ser discutida em outra situação.
    Eu me referi ao fato de que se a justiça criar a jurisprudência, que terá que ser aplicada para todos, inclusive e na mesma medida para evangélicos.
    Áté porque basta viver neste mundo para verificar que tramóias na cara de pau e táticas psicológicas são utilizadas por um monte de pilantras em tudo quanto é religião, mas este tipo de notícia quase nunca aparece na mídia.

  18. freakcode disse:

    Deus não é um agiota, e o céu não é uma casa de penhor. Doação é um ato benemérito, e não como nessas outras igrejas, onde a “doação” é na verdade um investimento na bolsa de alto risco, onde te prometem altos ganhos e você não pode reaver o seu bem investido.

    Dõe os seus bens para a minha igreja, pelo menos na minha igreja você só doa para se sentir bem com isso, e eu não te prometo nada em troca. O que evita inclusive futuras complicações legais.

    Henrique – Igreja Cristã Loucuras de meu Deus

  19. Yharmanaya disse:

    Boa tarde amigos!!!

    Percebi alguns textos se acalorando, acredito que o intuito é termos conhecimento do que acontece neste vasto Universo e de uma forma sadia falarmos a respeito… então não vamos brigar ok!!! Entendo que a igreja referida é apenas pauta de uma conversa, afinal sabemos que em todas as areas de nossas vidas as coisas acontecem de forma que faz feliz alguns e desagradam outros. Se trouxermos esse acontecimento para nossas vidas veremos que por muitas vezes tambem procedemos de forma duvidosa as vezes nas minimas coisas ou será que ainda não nos atentamos a isso? Continuo acreditando que só há o agressor por haver que se permite ser agredido.
    até mais.

  20. Valdir disse:

    Li a maioria dos comentários. Sem dúvida os comentaristas em sua maioria estão misturando as coisas. Fazer uma doação para qualquer instiuição religiosa ou mesmo secular é direito de qualquer um. E visto pelo lado religioso é uma obrigação do cristão. Isso em se tratando de uma doação livre e espontânea.
    No caso da “fiel” (coloquei fiel entre aspas por que há que se distinguir entre fiel e simples frequentador ou simpatinzante), pelo que se lê ela foi induzida a fazer a doação com a promessa de que receberia em dobro. E ai reside o erro e a diferença: uma coisa é doar livre e espontaneamente de acordo com o que seu coração e suas condições econômicas ditarem. Outra coisa é ser induzido a doar sob o argumento de que rceberá em dobro, utilizando, para isso, o nome de Deus. Como bem disseram alguns comentaristas Deus não faz barganha. E a “fiel” só agiu daquela forma, pela pressão e promessa do “representante de Deus (ou neste caso deveria escrever deus com letra minúscola?)” de que ela receberia o valor em dobro. Ora na situação fragilizada em que se encontrava, primeiro pela perda do mariod e depois pela pressão da filha, também extremamente fragilizada, não viu outro caminho senão aceitar a sedutora proposta. E aí realmente ouve a prática de um ato ilícito por parte de quem induziu aquela senhora a esse erro. E sendo assim está corretíssima a sentença do magistrado, mormente pela forma como a “fiel” foi tratada depois que se arrependeu.
    Essa é minha opinião.

  21. mihelle disse:

    fale lembrar que ela foi enganada pela filha a assinar uma procuração como se estivesse vendendo o carro,ela não deu nada,por issso pediu de volta.

  22. Ivo Cardoso disse:

    Tempos confusos são estes. Igrejas não vivem de brisa, mas nem por isso seus representantes devem utilizar seu poder de influência para forçar doações. Houve tempo em que a Igreja Católica, com a venda de indulgências – perdão antecipado dos pecados a serem cometidos! – usou e abusou de seu poder incontestável (até a chegada do monge Lutero, que pôs a roubalheira à mostra e se insurgiu contra o poder espúrio da igreja).
    Hoje, esses mesmos pseudo-protestantes que enchem a boca levantando os podres da Madre Igreja, utilizam os mesmos expedientes para encherem as burras e utilizarem esse dinheiro precioso e sofrido para criar um império onde não faltam sequer meios de comunicação para tornar a lavagem cerebral mais eficiente.
    Só mesmo a fragilidade e a temporária perda do bom senso pode levar uma pessoa a entregar a outrem seus bens de mão beijada, como excessiva recompensa ao conforto de uma prece e palavras estudadamente amigas.
    O que revolta é a capacidade de abusar da fé e em nome de deus – assim mesmo é que se escreve esse deus que os apóia -, velho e cego, mas matreiro para entrar no bolso alheio e retirar sem qualquer escrúpulos, os últimos centavos.
    A decisão do juiz está mais do que acertada: o poder público precisa fazer a defesa dos fragilizados que, enganados, caem nas garras dos lobos ferozes que afastam a carapuça de cordeiros e não poupam o rebanho.

  23. Ana disse:

    Essa tal de Igreja Universal realmente é uma farsa. Isso o que eles fazem é roubo. Agridem fisicamente as pessoas quando essas não dão o que eles querem… Francamente, estamos perdidos com tantos pilantras soltos por aí e se dizendo homens de Deus! Credo !

  24. sidney bulcão disse:

    CAROS AMIGOS, O QUE PRECISAMOS SÃO TRES COISAS

    EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO,EDUCAÇÃO E MAIS EDUCAÇÃO QUANTO MAIS
    EDUCAÇÃO MELHOR. NINGUEM VAI ENTENDER AS SAGRADAS ESCRITURAS,
    ‘QUE NÃO TEM NADA HAVER COM RELIGIÃO’ SEM EDUCAÇÃO E CULTUR

    ABRAÇOS E FELIZ NATAL PRA TODOS

    evangelicos ,catolicos ,espiritas ,umbandista ,budista ,candoble e todos os ismo por ai a fora

  25. […] – CLIQUE AQUI […]

  26. Sergio disse:

    Está certo a viuva de intimidar esses VAGABUNDOS, através da lei. Veja o exemplo de outros dois VAGABUNDOS que estão presos em Miami. Já se interaram do patrimônio desses ESTELIONATÁRIOS, conseguido às custas de um monte de IDIOTAS? Mas eles são muito criativos: “vendem” a fé para pagamento em dinheiro. E fazem de tudo para conseguir. Alguém sabe qual a comissão que o pastor tem direito, em relação às doações feitas pelos ENERGÚMINOS? Não? Pois saibam que chega a 30%. Não é a toa que a cúpula pastoral está cada vez mais rica. Engraçado que as MÚMIAS PARALÍTICAS, não se apercebem da estupidez que estão fazendo em encher o rabo desses VAGABUNDOS. Mr. Estelionatário Estevão Hernandes, Ms. Vadia Bispa Sônia, Mr. safado R.R. Soares, Mr. Canalha Enganador Edir Macedo 3e tantos outros não menos SEM-VERGONHAS, quero tirar o chapéu para vocês: Como podem enganar e fazer-lhes acreditar tantos MEDÍOCRES pelo país. Vocês merecem estar no Guiness Book. Recordistas em VADIAGEM REMUNERADA. Ah, povinho sem cultura, tenham piedade e acabem com esses DESGRAÇADOS PARASITAS.

  27. Raimundo Morais disse:

    Dizem que o dízimo é de deus ,prá que ele que dinheiro é que padres e pastores não dizem.E cristo falava que a igreja dos cristãos não deveria ser de pau e pedra,mas dentro do seus corações.Como falou o Sidney ,falta cultura

  28. Rita de Cássia disse:

    Lamentavelmente a falta de conhecimento da Palavra de Deus, leva muitos ao erro tornando-as presas fáceis nas mãos de predadores e oportunistas. Na Bíblia, o próprio Jesus fala; “erreis por não conhecer as escrituras”. Infelizmente pessoas como essa Senhora, que´compreensivelmente tomou uma decisão equivocada, levada por sua filha que também se deixou convencer, se tornam presas fáceis aos propósitos anti-cristão.
    A Bíblia apenas fala em Dízimo e oferta e estes tem que ser dado voluntáriamente e não induzindo a faze-lo para que Deus de em dobro. Sinto tristeza que haja pessoas que usam a fé e o nome de Deus para lesar pessoas fragilizadas e incautas.
    A justiça tem que de fato interferir todas as vezes que a boa-fé de pessoas como essa venha ser lesadas vergonhosamente em nome de Deus.

  29. FM disse:

    Não é de hoje que esta suposta “religião”, goage e se apropia de bens de pessoas fragilizadas ou não. Trata-se na realidade de um empresa com finalidade de lucro com qualquer uma, só que em busca deste intuito, não existem escrupulos de nenhuma espácie. O presidente da empresa, Edir Macedo já foi flagrado ensinando com meter a mão no bolso das pessoas. O lema é o seguinte, pague em dobro por sua salvação. Se você quer ter umacasa propria, tem que pagar para consegui-la. Os bens tomados dos incautos são repassados a pastores, como premio de sua atuação (arrecadação). Todo pastor tem que atingir uma cota de doações, cada vez maior. Os que não atingem a cota são destituidos, substituidos por outros que alcancem. Quanto a dizimo, citar que é biblico é uma ofensa a qualquer religião. Sempre que se fala emdizimo, vem alguém com esta baboseira. Já que citam isso e “estudam” a Biblia, porque não citam os vendilhões do templo? Aí sim se encaixaria melhor. Quanto a generalização em relação as ditas igrejas evangelicas referente a gula dos dizimos, todas aplicam a mesma tática, concordo que em menor grau que esta seite chamada “Igreja Universal”, que nada mais é do que um antro de um antro de sanguessugas do povo mais carente. Deviam estar presos, todos, sem exceção. Mas como tem o apoio de deputadores, senadores, politicos enfim que foram comprados descaradamente por eles, estão livres, enriquecendo cada vez mais e debochando nas reuniões internas do povão trouxa que os sustentam. As outras religiões evangelicas são no minimo omissas, não querem chamar a atenção para este rios de dinheiro que correm para o bolso dos espertalhões. Pena de morte para eles seria pouco…

  30. marisa disse:

    Quantos pessoas q estao,nesta igeja universal,claro q tem em outras tb.Mas nesta conheco,muito bem,pessoas q estao fragilizadas emocionalmente e sao coagidas a dar o q tem e o q nao tem!!!
    ALIAS SAO TANTOS OS ESCANDALOS,DESDE DE SEUS PASTORES Q ESTAO NA POLITICA…OLHA OS PAIS PASTORES EM ALGUMAS IGREJAS,SAO DUROS,QDO O ASSUNTO E DINHEIRO!!
    EU ESTAVA NUMA REUNIAO,ONDE O PASTOR FALOU Q DEUS NAO QUERIA MISERIA,QUEM DESSE MISERIA RECEBERIA MISERIA,ENTAO DEVERIAMOS DAR DE 50 REAIS P CIMA….E QUE ELE NEM TOCARIA NO DINHEIRO SUJO!!!!SO Q DEPOIS,POUCOS TINHAM 50 REAIS P DAR!!!ELE PEDIU Q TODOS DESSEM QUALQUER VALOR,Q UNIDOS….ATE VALE TRANSPORTES…..
    NAO CONSIGO ENTENDER COMO AINDA CONSEGUE FIEIS!!!!

  31. Ale disse:

    É muito difícil e discutir religião, pra mim o que vale é que sei que Deus está dentro de cada um de nós e o que devemos fazer é ajudar nos uns aos outros nos momentos difíceis e não aproveitar da fragilidade das pessoas como são feitos e alguns templos. Um certo momento de minha vida frequentei a Igreja Universal e ele tem o dom de as pessoas fracas e com problemas pessoais deixem tudo o que tem para eles. Sei que no final dos cultos o pastor é escoltado por vários seguranças, pois seus carros vão lotados de dinheiro. Pena que os fiéis demoram para acordar e ver a realidade, dízimo é uma coisa deixar todo eu dinheiro na igreja é outro, e é isso que acontece na Igreja Univeral. Porque a riqueza dos donos? De onde será que vem tanto dinheiro para compra e contrução de templos gigantescos? Será que é da emissora de televisão?? São perguntas sem respostas.

  32. Jose Coelho disse:

    Bom sou evangelico e isso muito me entristece , pois a igreja universal e a do JR TAMBEM A RENASCER , so pensam naquilo ($$$$$$$$$$$$$$), envergonhando o evangelho de cristo , aliais desculpem me igreja não pra mim essas denominaçoes ai são seitas que usam o nome de Deus para arrecadar mundo de dinheiro, eles parecem não ter fe nenhuma, ficam pois sabemos que o mesmo Deus que hoje nos sustenta sera o mesmo que nos sustentara amanha , então pra que peir tanto . Bom JR UNIVERSAL E RENASCER ESTÃO PISANDO NA BOLA.

  33. Maudencio Melo disse:

    É, dízimo era no tempo que existia como imposto unico, hoje temos o governo cobrando e algumas igrejas (ceitas) querendo em nome da bíblia sacrificar o povo. Os pastores pagam dizimo tambem??? a quem??

  34. silvia disse:

    sou evangelica a algum tempo na minha opiniao nao existe ninguem roubando o dinheiro $$$$$$ de ninguem aigreja do senhor jesus tem que ser adunciada porque o proprio jesus disse ide por todo o mundo e pregai o evangelio quem crer e for batisado sera salvo e esses sinais seguiram somente os que crer de todo o coracao vinde e anuciai o evangelio podemos dizer que existe muita gente sofrendo por nao conhecer jesus sua soberania deus e soberano a igreja do senhor jesus presiza de verdadeiros fies para que a sua palavra seja proclamada mas para isso acontecer temos que ter pessoas sincera com a verdade ele e a verdade eu ja estive em varias igrejas evangelicas louvando al senhor e eu nunca vi ninguem obrigando ninguem a nada cada um faz aquilo que sente no coracao deus ele nao presisa de dinheiro de ninguem porque ele e dono tanto do ouro quanto da prata a ele pertence existe no mundo de hoje muitas pessoas sofrendo pessoas nas ruas de sao paulo morandos em baixos de viadutos pessoas na prostituicao nos vicios no roubo no engano chegam na igreja totalmente no fundo do posso destruidas na misseria rejeitadas ate pela sociedade peesoas emfermas desegadas pela medicina sem esperaca de vida jesus vem trasforma a vida dessa pessoa cura suas dores liberta salva restaura puifica e lava suas feridas da um novo emprego coloca ela por cima e nao por baixo agora voce me pergunta porque porque viu o seu sofrimento suas lagrimas deus levantou e abencou se pegarmos os testenunhos de pessos destroidas no fundo do posso veremos que as coisas nao sao bem po ai para fal ar temos que realmente conhecer nao criticar e sim ajudar as pessoas o brasil e um pais que tem oseu desenvolvimento economico mas voce pode perguntar se eles estao procupado em ajudas as pessoas eu ja vi muitas das obras que a igreja universal do reino de deus tem feito como por exemplo cortar o cabelos dos mendigo e moradores de rua como dar um prato de comida para os moradores de rua se voce chegar a ver essas pessoas comendo com tanta fome voce chorra junto com eles ve se existe no mundo de hoje pesoa procupada em fazer o bem al proximo se os politicos desse mundo tem feito alguma coisa para mellhorar a vida dessas pessoas quantas peesoas vivem sendo enganadas o brasil tem que mudar a politica desse pais tem que mudar so promesas e mais promesa e o povo sofrendo sea igreja e oque e por que deus levantou uma grande nacao que e os dizimista casa do senhor o aluguel seja pago a luz e a agua poque se depende do povo dos politicos de todos aquele que de ves ajudas atrapalla a irejas evangelicas do nosso pais nao existiria sou evangelica e dou gracas a deus porque a ireja univercal existe montrado sua forca asua gara nesse mundo tenebroso coisas que os politicos desse pais nao fazem

  35. Vaine disse:

    O vídeo em que o Sr. Edir Macedo aparece ZOMBANDO da Bíblia e ensinado aos seus “discípulos” a pedir dinheiro está no Youtube para quem quiser ver. Não digo isso por preconceito, mas o que vejo são pastores cada vez mais ricos, com casas, viagens e carros do ano e seus fiéis cada dia mais pobres. Está aí a verdade!!! E aguardem que virão mais e mais revelações.

  36. SAMPA disse:

    Pessoal, vou poupar o tempo de vocês. Eu estava lá. Jeová pessoalmente me disse: a Universal tá cobrando TRINTA POR CENTO!, logo vai passar o Governo Lula que cobra 38(TRINTA E OITO) POR CENTO!. Vou fazer voltar a MONARQUIA, que cobrava apenas VINTE POR CENTO

  37. Antonio Carlos disse:

    Vamos deixar claro uma coisa importante: de Igreja, a Universal só tem o nome. Trata-se de um grupo de picaretas que se vale da ingenuidade das pessoas mais simplórias, ou então de um momento de fragilidade de outras, como foi o caso em tela, para transferir o patrimônio de muitos para ums poucos. Ou vocês não sabem de onde vem o dinheiro que possibilita a compra de emissoras de TV, jornais e a construção de uma exorbitante mansão em Campos do Jordão?

  38. jr disse:

    Pessoal, não compensa nem ficar gastando tempo querendo defender a igreja universal, é melhor acessar o endereço aí em baixo que vocês verão como funciona tudo!

    Obs.: Reportagem feita pela Globo com o auxílio de um Ex-Pastor que era a mão direita da Igreja.
    Não é preciso falar mais nada!

  39. Marcos disse:

    Sou evangélico e preciso afirma uma coisa:

    A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NÃO É EVANGÉLICA HÁ MUITO TEMPO.

    AS PRÁTICAS QUE ELA APLICA NÃO ESTÃO EM NENHUM RELATO DA BIBLIA.

    A IGREJA QUE TEM A BIBLIA COMO FONTE DE FÉ E DOUTRINA É QUE É CONSIDERADA EVANGÉLICA.

    CULTOS COM VALE DO SAL GROSSO, FOGUEIRA SANTA QUE PARA PARTICIPAR PRECISA DE UM VALOR X PARA AGRADAR A DEUS, ROUPA COM NÓ, FITAS, ROSAS BRANCAS, ÓLEO UNGIDO, ETC, ETC, TEM MAIS HAVER COM FEITIÇARIA E MACUMBA.

    PROMESSA DE QUE DEUS DARÁ EM DOBRO, QUE A RIQUEZA FARÁ PARTE DA VIDA, QUE EMPREGOS EM ABUNDÂNCIA ACONTECEM, TAMBÉM NÃO ESTÃO NA BÍBLIA.

  40. DAniela Andressa disse:

    Bom dia!

    Concordo plenamente com o Sidney Bucão!!!
    Que tal nos educarmos para defender as palavras da Biblia sagrada, há pessoas que
    falam, falam e nem se quer lêem a Biblia e sabe o que ela nos diz dobre determinados
    assuntos.
    Acho que a educação é a melhor saída.
    Um bom dia a todos.
    Feliz Natal e próspero Ano Novo

  41. CARLOS ALBERTO SCAFF disse:

    GRAÇAS À DEUS ESTA CORJA ESTA SENDO OBRIGADA A DEVOLVER O DINHEIRO DA SRA LESADA, ESTES PULHAS, SALAFRARIOS DA IURD, USAM EM VÃO O NOME DEDEUS, E USURPAM OS BENS ALHEIOS, ISTO É PIOR QUE ASSALTO A MÃO ARMADA, UM ASSALTANTE TEM MAIS DIGNIDADE DO QUE OS PASTORES DA UNIVERSAL, POIS ELES IMPUNHAM UMA ARMA E ELES UTILIZAM A FÉ SORDIDAMENTE PARA ROUBAREM OS INCAUTOS…….

  42. Divino Eterno da Silva disse:

    Todos nos somos livres, para tomar decisoes, inclusive para ofertar. Toda oferta devera ser dada consientemente e sem pressao. ninguem deveria ofertar a Deus esperando receber algo em troca. Oferta nao e uma barganha com Deus, esto ato deve ser livre e pessoal.

  43. Alves disse:

    Bom!! E simples, ninguem e’ obrigado a nada,mesmo a pessoa estando em “depresao” ou fragilizada por algo. Pois qualquer um tem o poder de decidir o que fazer! O mais interessante ‘e que ela foi bem intelingente para recorrer a justica!
    Ai! nao teve depresao certa!!

  44. LONGE DA VERDADE disse:

    BÍBLIA = JUNÇÃO DE TODAS AS VERDADES, A IGREJA NUMA MANOBRA POLÍTICA REDIGIU POR VÁRIAS VEZES A TAL “ESCRITURA SAGRADA” PARA OS SEUS INTERESSES, PRINCIPALMENTE NA IDADE MÉDIA. E HOJE HÁ AINDA PESSOAS Q PESQUISAM SE APROFUNDAM E SE INTERPRETAM DELA ACHANDO Q SEJA UMA COISA ESCRITA POR DEUS. TODA RELIGIÃO TEVE UMA MANOBRA POLÍTICA CONTRA SEUS OPRESSORES.
    JESUS FOI ANUNCIADO PREVIAMENTE E ESCOLHIDO COMO FILHO DE DEUS POIS OS JUDEUS PRECISSAVAM (DESDE O EGITO ISSO) AMENDRONTAR (LIBERTAR O POVO) OS ROMANOS, (SEM ARMAS) SÓ PODERIAM FAZER ISSO COM O SOBRENATURAL E DIZER Q ELES ESTAVAM CONTRA O FILHO DE DEUS E ASSIM SERIAM CONDENADOS.
    ISSO ESTÁ BEM CLARO!! PRQ JESUS VIVEU POBRE E NOS DEU UMA LIÇÃO DE AMOR E A IGREJA SE VIVE DE RIQUEZAS E COBRA PARA DAR A PALAVRA DE CONSOLO OS DESESPERADOS? JESUS NUNCA PRECISOU DE TEMPLO, DÍZIMO OU QUALQUER OUTRO BENEFÍCIO. AS PESSOAS PRECISAM DE JESUS, MAS ELE ESTÁ LONGE DAS IGREJAS.
    A IGREJA EXPLORA A IGNORÂNCIA E A CARÊNCIA AFETIVA DAS PESSOAS, MAS AS PESSOAS TAMBÉM SE CONFORTAM NA SUA IGNORÂNCIA E SE ASSUJEITAM PRQ GOSTAM DE SE FAZER DE VÍTIMAS E IDIOTAS. ACREDITEM MESMO Q O PASTOR OU BISPO OU SEI LÁ O Q SÃO PESSOAS Q TE QUEREM E Q SÓ ELES É Q SABEM INTERPRETAR A BÍBLIA. INTERPRETAM PARA EXPLORAR SUA CARÊNCIA E TIRAR LUCRO DISSO.
    VC’S ACHAM Q A CAMPANHA CONTRA FUMO E BEBIDA SÃO PREOCUPAÇÕES FRANCAS Q O GOVERNO ESTEJA TENDO COM SEU BEM ESTAR. NÃO É NÃO. ESSAS CAMPANHAS VISAM O LUCRO DAS PESSOAS NÃO SE ADOENTAREM E NÃO EXIGIREM SEUS DIREITOS DO SERVIÇO PÚBLICO DA SAÚDE, POIS SE NÃO FUMAM, NÃO TEM TOSSE, OU NÃO TEM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, SE NÃO TEM DOENÇA, NÃO PRECISAM DE IR AO MÉDICO, COM ISSO MENOS MÉDICO, MENOS REMÉDIO A SER DISTRIBUÍDO E ASSIM A PREVENÇÃO DE FUMO E BEBIDA É MAIS LUCRATIVA. O PIOR CEGO É O Q NÃO ABRE OS OLHOS.

  45. antonio ribeiro disse:

    se a policia federal fizesse um cerco a estes falsos pregadores, agiotas da fé alheia, não haveria espaço nas cadeias do mundo todo, para preder tanta gente desonesta.
    Existe na maioria sim igrejas seríssimas, comprometidas com a parte espiritual das pessoas, mas existe também estas aberrações que só controi templos faraonicos como nos tempos de Cristo.
    Você acredita nisto tudo ?
    òtimo,… o livre arbitrio é seu o julgamento de de Deus.

  46. rosa disse:

    A igreja universal envergonha os evangelicos, que na sua maioria são pessoas de bem,diferentemente desta igreja – acho que o nome desta deveria ser: REINO UNIVERSAL DO DOLAR.
    Tenho uma vizinha que também fragilizada procurou por esta igreja (infelizmente muitas pessoas só procuram igrejas nos momentos difíceis, mal sabem elas que Deus está no nosso coração, no nosso agir, principalmente AGIR, falar até papagaio fala, quero ver FAZER e SER), e após algum tempo desabafou: parei de ir na igreja universal porque todo o dia o pastor pedia $$$$, eu viúva e cheia de contas em farmácia para pagar e desempregada nunca podia doar $$$, doava flores que colhia na minha casa e ajudava na limpeza da igreja; um dia no meio do culto o pastor pediu as doações para a igreja e quando todos terminaram suas doações e como sempre eu não pude contribuir ele então falou para os outros fieis: senhores vcs não tem nenhuma moedinha e 1 centavo para doar para essa senhora? Ela está todos os dias na igreja e nunca pode doar nada.
    Quanta ganacia, onde estava Deus nesse momento… no coração desse pastor com certeza absoluta jamais Deus esteve presente, porque Deus não humilha e esse pastor a humilhou ao invés de ajudá-la.
    São tantas histórias dessa igreja, que dá pena ver seus fieis alienados dessa forma.

  47. acm disse:

    O nome do juiz é jeová sardinha, isso é piada pronta. Jeová é um dos nomes de DEUS na bíblia e peixe é o símbolo mundial do cristianismo, só que o referido juiz é sardinha.rsrsrsrsrsrsrsrs.

  48. Michele disse:

    Gente, sinceramente antes eu ficava revoltada de ver como esses que se dizem evangélicos ( sou católica porém respeito muitas igrejam evangélicas que são sérias em seus ensinamentos ) iludirem tantas pessoas e prometerem mundos e fundos… esses programas de televisão são vitrines… parece que são vendedores expondo seus produtos… dá nojo…. só que hj eu falo… bemmmm feito pra quem cai nessa conversa e dá tudo ou o pouco que tem,,,, assim essas pessoas aprendem a serem menos gananciosas e percebem a ilusão que é querer o mundo em dinheiro. Será que na biblia deles não existe as passagens em que são condenados o apego ao dinheiro, aos bens materiais??? Jesus recusou todos os tipos de riqueza quando foi tentado no deserto por amor a nós pecadores e oq estamos fazendo em troca? estamos trocando seus ensinamentos por…. riqueza!!!! só não se esqueçam que a terra que vai te cobrir no cemitério é a mesma que vai cubrir o pedreiro, o andarilho…..

  49. fabiula disse:

    Essa igreja, se podemos dizer que e uma igreja, aproveita-se da fragilidade das pessoas para ganhar dinheiro!!!!
    Deus fez tudo para nos e nunca pediu nada em troca, agora vem esses pastores falando um monte e dizendo que para recebermos graças devemos fazer doaçoes, isso e um absurdo!!!!
    Essa Universal nao devia nem existir…

  50. Ógui Costa disse:

    Na minha opinião, nesse caso, um quer ser mais esperto do que o outro, sabe aquela lei do Gerson, isso é coisa de Brasileiro espertinho

  51. Alyne disse:

    Pelo amor de Deus!! Desde quando alguém é forçado a fazer alguma coisa? Não me venha com essa de “fui pressionada”. Ridículo isso. Pela idade da senhora, que diga-se de passagem, já é viúva e mãe, faltou um pouco de bom-senso na hora de se fazer uma doação. Agora dizer que foi “pressioanada” já é demais!!! Sorte dela que realmente esta questão coube dentro do erro substancial.

  52. Juliana Alves Ribeiro disse:

    Em mina opinião, esta mulher que doou o carro se arrependeu e quiz voltar atrás….
    na tentativa de reaver o carro a igreja se mostrou oq realmente é….
    eu sou evangélica, e desaprovo totalmente qualquer tipo de pressão que as ALGUMAS igrejas colocam nos pobres e iludidos fiéis…
    com esse caso ai, só o que acontece é que a religião vai ficando manchada por acontecimentos infelizes…..
    NADA MAIS A COMENTAR…..

  53. Lili disse:

    Eu frequentei a Igreja Universal durante seis anos.
    Nunca fui obrigada a doar nada.
    O que aconteceu com essa senhora, e com tantas outras pessoas que ficam fanaticas e depois querem culpar os pastores da igreja.
    As pessoa verdadeiramente necessitam de ponderacao nas suas acoes.
    Muitas vezes as pessoas querem fazer barganha com Deus. E no reino de Deus nao e assim que acontece. A fe move montanha e Deus abencoa as pessoas que O buscam verdadeiramente.
    Num pais catolico como o Brasil e muito facil culpar a minoria.
    Hoje frequento outro denominacao evangelica e tambem nao sou obriagada a comtribuir. E verdade que e pregado o 10% do salario que esta na biblia. Mas se eu nao der o problema e meu e se eu der e problema meu tambem.
    Como eu disse as vezes as pessoas querem fazer barganha com Deus. te dou o meu barraco pra receber uma mansao. Deus nao e magico.
    Deus e amor mas tambem e justica.
    Quem sabe se essa senhora tambem nao agiu de ma fe???!!!

  54. Ringo Stein disse:

    Já era tempo de alguem acabar com essa máquina de fazer dinhiero que a Igreja Universal. Tudo que eles fazem é em torno de dinheiro e mais nada vejam só: FogueiraSanta de Israel, dinheiro para ser salvo . enfim tudo é pago. O dízimo é biblico sim e uma obrigação nossa de devolver um pouco para Deus de tudo que ELE nos dá de graça. Porem sempre de nossa disponibilidade e não entreegfar casa, carro e outros pertences valiosos. Eu quero ver esta igreja ficar com seus fiéis que não tem condição de pagar nada. em pouco tempo este fiel estará proibido de entrar na igreja. Finalizando eu pergunto:: Alguem conhece um pastor dono de alguma igreja evangélica que seja pobre? Que more em casa humilde? que seus filhos estudem em colégio do governo? Que não tenha um carro? Portanto daí tirem suas conclusões.

  55. Mario Santiago disse:

    A solicitação de doações de casas, terrenos, carros e qualquer outro bem é feita na Igreja Universal em épocas de fogueiras santas, quando a pressão sobre os endividados e miseráveis cresce de uma forma alarmante. As pessoas que desconhecem a Palavra de Deus, mesmo dentro de igrejas, tendem a ficar reféns nas mãos de pessoas que agem de má fé. A Palavra de Deus deixa claro: dízimo é 10% sobre qualquer ganho e oferta é fruto de um coração generoso, sem patamar de valores pré-estabelecido. Ninguém deve se curvar ante cobranças absurdas que fazem dentro de igrejas. Cumpram com o que Deus pede (mas, para isso é preciso conhecer a sua Palavra) e levem uma vida reta diante do Senhor e pronto. Essa é a fórmula simples para viver sob a vontade do Senhor. E, claro, crendo em Deus através do único caminho: o Senhor Jesus!!!

  56. Celito disse:

    É preciso saber até quando igrejas ditas cristãs iram explorar a fé do povo,baseando-se em pedidos de dízimos e outras coisas mais,vendendo a estas pessoas um DEUS financeiro que só serve para enriquecer seus proprietários(dessas igrejas),além de manipularem as mentes desses pobres cidadões.E ainda há gente que concorde com essas manipulações religiosas,o verdadeiro DEUS não pede nada além de nossa fé e atos que provem sermos seres humanos fraternos,solidários e não otários,por isso casamentos são desfeitos,familias destruidas,pessoas passam a ver em seus templos,devido a manipulação,a única razão de suas vidas,mulheres deixam seus filhos e maridos que não concordem com essas manipulações em casa por vários dias,achando que estão procurando o ¨DEUS¨que lhe impõe,e quando cansados de ficarem sós,acabam até mesmo por abandonar suas familias,essas mulheres dizem que foi coisa do ¨DEMO¨como lhe dizem os falsos ¨pastores¨cada vez mais ricos.Disse mulheres, mas serve para ambos os sexos,gente vivam e acreditem no DEUS maior,aquele que temos dentro de nossos corações,que nos fortalece,que nos orienta,que realmente nos ama,e não em pastores que usam seu nome para manipular mentes,enriquecerem,comprarem mansões no exterior,carros de luxo,e quando com seus comparsas sósinhos em seu conforto riem dos otários que os sustentam.

  57. MOACIR PEREIRA disse:

    ”AINDA Q EU FALASSE A LINGUA DOS HOMENS… AINDA Q EU FALASSE A LINGUA DOS ANJOS…”, GENTE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO PIADAS COM
    A IGNORANCIA DE OUTRAS PESSOAS. ONDE JÁ SE VIU PEDIR OU DOAR UM
    CARRO COMO DÍZIMO? SE DÍZIMO É 10 POR CENTO ENTÃO ELA DEVE TER GANHO MUITO MAIS QUE O CARRO. (QUANTA PRESSÃO). COLOQUEMOS O
    AMOR E A CARIDADE EM NOSSOS CORAÇÕES, SÓ ASSIM ESTAREMOS REAL-MENTE MAIS PRÓXIMOS DE DEUS.

  58. ANDRELINA ALVES disse:

    ELA DEU O CARRO PORQUE QUIS,ELA SABIA QUE ESTAVA FAZENDO, NAO É UMA CRIANÇA, OS PRS. E NEM O BISPO MACEDO, OBRIGOU ELA DA O CARRO, ELA ESTA FAZENDO UMA CALUNIA DA IGREJA UNIVERSAL.

  59. Andrade disse:

    POVO SEM CULTURA ACREDITA EM QUALQUE COISA.A CARA DE PAU DOS PASTORES DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E INCRIVEL,IGREJA FUNCIONA 24 HORAS COM SEGURANÇAS NA PORTA.A CADA DIA INVENTA,FOGUEIRA SANTA, OLEO SANTO CRIATIVIDADE TEM DE SOBRA.( CADEIA PARA EDIR MACEDO .)

  60. ismaaaa disse:

    A propria Biblia diz “…nada sob compulsão pois Deus ama o dador animado”. Se aproveitar de um estado emocional para agariar “dizimo” é pior que roubar banco aos olhos de Deus. A biblia é um instrumento de consolo para as pessoas, que mostra uma esperança para os mortos, uma esperança para os problemas da humanidade. As “Igrejas”, pelo contrário, são um peso para seus fiéis, cobrando dízimos pesados e mostrando niveis hierarquicos para quem tem mais posse de bens. Será que Deus se agrada da conduta dessas pessoas? E antes de fanáticos defenderem a tal igreja citada, deveriam ler mais a biblia ao invéz de escutarem a voz dos pastores e ver se o que eles dizem e fazem está de acordo com a vontade de Deus.

  61. Rosa disse:

    Porque será q eu não estou surpresa com esta notícia?? Ouço barbaridades de pessoas próximas a mim sobre o q acontece na I Universal; fiéis doam objetos de valor e ficam impossibilitados de comprar outros! Isso é sim, enganar pessoas que estão passando por maus momentos na vida e q buscam na fé solução para os seus problemas. A solução virá a seu tempo e de acordo com o merecimento de cada um.
    É uma vergonha se aproveitar da fragilidade e da fé das pessoas.
    Como disseram alguns aqui, Deus está presente dentro de cada um e fazer o bem é a unica forma de receber o bem; amar ao próximo é a unica doação que Jesus ensinou aos homens qdo esteve entre nós! Vamos acordar, gente!!!! Muita paz!

  62. miss.Soeli disse:

    “Dai de graça , o que de graça recebeis”. Eu tenho muita pena ,dessas pessoas que são enganadas de maneira sórdida , por esses falços profetas, que Deus continue fazendo a sua justiça plena desmascarando os enviados de Satanás.

  63. Angela Maria disse:

    Se não fôsse a IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, eu e minha família, estaríamos no fundo do inferno; por isso o que é falado no altar pelos fiéis BISPOS e PASTORES, creia que na hora de DEUS você será recompensado é bíblico.

  64. Leão Caio disse:

    Pastores,bispos e toda essa curiola de safados, fazendo lavagem cerebral ludibriando pessoas de boa fé que estão fragilizadas por problemas, lesando seu patrimônio, com promessas miraculosas. Deus não faz barganhas e não precisa de dinheiro. Aqui em minha cidade , um pastor safado conclamava as velhinhas pensionistas a doarem todo seu dinheiro, pois era dia de passe livre nos ônibus e assim não justificava nem deixarem o dinheiro da passagem. Isso é 171 (estelionato). Prisão a essea vagabundos ainda é pouco. M uitos tem carros importados e saem com belas mulheres.

  65. Michel disse:

    Esse negócio (literalmente) de Igreja Universal do Reino de Deus deveria ser extinta, ou ser retirada do grupo de Organização Religiosa, e sim Organização Capitalista… pois esse é o resultado preterido por seus “pastores”, digo, gestores. É tudo farsa! Se aproveitam da fragilidade emocional das pessoas e exploram-lhe o bolso, conheço gente que fica sem comer em casa junto com seus filhos para “doar” seu pequeno salário a estes senhores que se julgam portadores da palavra de Deus.
    Acabem com isso!!!

  66. Etiene disse:

    Sabe o que é está Garota ou moçã está apenas querendo ganhar dinheiro em sima da Igreja Universal,visiteivarias vezes a Igreja Universal e nunca nunca me forsaram a nada. essa de dar carro pra mim e nova….Apenas armação e as pessoas acreditam…
    Sou de Umbanda masi tebho pesrsonalidade propria não caio em armadilhas isso foi apenas alguma armadilha da imprensa para ganhar aldiencia e dinheiro rs rs

    Acordem se a Igreja Universal estivece errada o Bispo já estaria preso a nmuito tempo, mais eles não tem provas pra deixar o bispo na prizão. e a Igreja universal continua cresendo pelo mundo a fora.

    atensiozamente

    Etyene

  67. Milton disse:

    Eu também já estive na igreja universal por mais de um ano, voce sabe quando voce é garoto e está no meio da turma alguem lança um desafio, e voce para não ficar para tras acaba cometendo coisas que depois vais e arrepender, porque foi desafiado, Na igreja universal é montado todos os dias um teatro para que os fieis incitados, desafiados, acabam dando o que tem e o que não tem, Não concordo, porque o dinheiro é usado para dar luxo aos pastores e bispos, Podem olhar na biblia no tempo de Jesus as doaçoes eram feitas, para que fosse distribuidas aos pobres, mas no nosso tempo o dinheiro, é usado para demonstrar poder e ostentação. So posso Dizer uma coisa na Igreja Universal odo dia Acontecem milagres, mas só pro lado deles, o dinheiro salta do bolso dos fiéis para o bolso da cúpula, para bancar o TV Record, que vive doida para desbancar a Rede Globo. E por ai Vai. O desafio para botar a mão na grana é tão grande que so vendo o esforço que é feito todos os dias, nos milhares de templos Brasil a fora. Os apstores com a pressão dos Bispos e assim caminha a coisa.

  68. alba disse:

    e acho qe as coisa de DEUS estão sendo comercializadas,não es´~ao dando respeito as coisa santas,se uma pessoa está depressiva,ela não tem consciencia do que faz.e se pessoas usadas de má fé age dessa forma,fiko ate pasma e reconheço estamos nos fins dos tempos,como pode usar DEUS pra tirar algo dde algum que está fragilizado isso é um absurdo.Eu sei que filhos do diabo estão se infiltrando na igrejas pra denegrir a FÈ,pois está escrito na palavra de DEUS.Sabe eu um dia fui de UNIVERSAL,acreditei em JESUS ali,mas nunca em mnha trajetória lá fiz algo pra denegri a plavra de DEUS,e nem vi algo semelhante.Sai de lá por problemas de ordem particulares meus,não quero mas nem pensar em voltar pra lá,mas porque realmente encontri JESUS dentro do meu coração,e na igreja em congrego hoje,sinto muto em ver que as coisa de DEUS estão sendo denegrida desta forma.Orarei por esse povo,tando da vitimas como o do outro lado,pois JESUs morreu por todos,não fo s´para os bons fazer oque?Fikem na paz de JESUS.

  69. Marcão disse:

    ESSA DESGRAÇA DE IGREJA UNIVERSAL TEM QUE IR PRO INFERNO, JUNTO COM ESSE FILHO DA PULGA DO EDIR MACEDO. MORTE EDIR ! MORTE EDIR !

  70. Marcão disse:

    E ESSA ETIENE QUE ESCREVE LOGO ACIMA, VAI APRENDER A ESCREVER SUA ANALFABETA, É POR ISSO QUE VOCÊ FREQUENTA ESSA PORCARIA DE IGREJA, E É FACILMENTE ENGANADA, IDIOTA, IGUAL AO EDIR MACEDO.
    OLHA OS ERROS:

    em cima da igreja

    nunca me forsaram

    ganhar aldiencia (essa foi foda)

    estivece…
    puts …

    QUE ISSO

  71. dayse/mcz disse:

    Ñ concordo nem um pouco c/esses sacrifícios da igreja universal.
    Tenho certeza q DEUS tb ñ.
    Dá o dízimo sim,este é biblico.

  72. Atefah disse:

    Olá, Vitor!!

    O que eu disse não foi em resposta ao seu texto. Seu texto mostra muita imparcialidade.Parabéns!
    Eu escrevi meu comentário baseando-se na leitura de comentários anteriores.
    Eu sou muçulmana, Vitor.
    Eu sofro muita agressão aqui no Brasil. Agum evangélico aqui já foi “apedrejado”? rsrs
    Não, pelo contrário. Isso aconteceu quando eu passava em frente a uma igreja da Assembléia de Deus.E voltando ao tema “IURD”, ela se espalha pelos continentes asiático e africano. Estão querendo “colonizar” indiretamente as terras do islam.Muitos quando param para conversar comigo mostram evidente uma preocupação se muçulmanos podem abandonar o islam, se existe muçulmanos se tornando cristãos em terras de forte presença muçulmana. Agora é a pergunta chave; Porq tanto interesse que os muçulmanos das terras do Oriente, Magreb… se tornem cristãos? Será que é para “colonizarem” sutilmente? Alguma coisa está errada. E não querem admitir.

  73. Sibenon Munduruca de Almeida disse:

    Os nossos governantes ou melhor o congresso nacional deveria tomar providência nesse sentido de abolir a isenção dos templos religiosos existente na Constituição pois permite esse tipo de abuso.
    os religiosos estão apresentando DEUS como esmoler. é pedido de doação de todo tipo.

  74. PAULO GIL disse:

    A religião, qualquer que seja, existe por todo mundo.
    As pessoas tem liberdade para crer como quiserem, desde de que sua fé não ofenda a liberdade e o direito alheio.
    O Estado é LAICO (significa não-religioso). O Estado não tem obrigação de defender nenhuma religião em particular.
    A forma correta de se resolverem disputas graves, é atraves do Judiciário.
    Qualquer pessoa que se sinta ofendida em seus direitos deve e, pode, levar seu pleito ao Judiciário, para ser julgado com imparcialidade, atraves da técnica jurídica contratando um advogado competente segundo sua livre escolha.
    Este é o melhor caminho para a resolução de qualquer disputa, que fatalmente ocorre em uma sociedade pluralista como a nossa.

    De um ponto de vista puramente legal, qualquer pessoa pode se arrepender de um negócio jurídico qualquer, inclusive de uma doação religiosa.
    Se aquela senhora resolveu discutir a questão, fez a coisa certa procurando o Judiciário que tem condição de analisar a questão de uma forma não emocional, o que certamente não tem ocorrido aqui neste forum.
    Quem não tem educação deixa apenas um rastro de palavrões atraz de si!
    Qualquer pessoa física ou jurídica tem direitos e deveres, e ninguem se exime de responder por seus atos diante da lei , no orgão correto para isto, que é o Judiciário.
    Parabenizo aquela senhora, que não atacou ninguem pessoalmente, que buscou a solução de seu caso por uma via decente, com argumentação legal na via correta.
    Discussão religiosa é uma perda de tempo, pois o ser humano é totalmente livre, inclusive para fazer tolices, sabendo ou não que todo ato tem consequências!

  75. Marcio Santos disse:

    Não compreendi? Eu e minha familia frequenta a Igreja Universal e em muitos anos nunca vi ninguem ser obrigado a doar nada, sempre foi de livre e expontanea vontade, quanto ao ato de doar é o que nós cremos, engraçado qualquer outra denominação ou religião vive das ofertas de seus membros. Alguem ja ouviu falar de técnico de futebol recebendo de volta o dinheiro investido em centro de macumba, igraja catolica, templo islamico …
    Enquanto pessoas acreditam em bobagens como esta a IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS cresce de forma tremenda. Amigos um dia ja fiz como vcs ja falei mau, xinguei comentava de algo que não conhecia. ..

  76. ricardo disse:

    tem que acabar com a patifaria desses vagabundos sejam evagelicos , catolicos, e outros, a fé virou um empreendimento comercial como o pcc é hoje, empresa, um quadrilha , não servem para nada , assim como o senado, ja pensou se juntar tudo????pelo q sabermos Deus não é surdo e nem precisa de dinheiro……

  77. UMBANDISTA COM ORGULHO disse:

    SOU LIDER ESPIRITUAL UMBANDISTA E ESTOU COMEMORANDO ESTA NOTICIA COM MEUS FILHOS DE SANTO, AFINAL ESSAS IGREJAS EVANGÉLICAS Q TANTO CALUNIAM E DIFAMAM A MINHA RELIGIÃO ESTÃO COMEÇANDO A SER DESMASCARADAS, ESSES LADRÕES TEM Q SER PRESOS, FICAM ROUBANDO DINHEIRO DE INOCENTES E INCITANDO O ´~´ODIO E A INTOLERANCIA CONTRA AS OUTRAS RELIGIÕES. MEUS PARABÉNS A ESSE JUIZ E Q IANSÃ ABENÇOE MUITIO A ELE. O Q ESTÁ FALTANDO AGORA É OS REPRESENTANTES DAS RELIGIÕES AFRO SE UNIREM PARA ACABAR COM A CAMPANHA DIFAMATÓRIA Q ESSAS IGREJAS FAZEM CONTRA NÓS. JÁ FUI HUMILHADA EM PUBLICO POR EVANGÉLICOS, POR SER MÃE DE SANTO, ISSO É CRIME !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!IGREJAS EVANGÉLICAS, DEIXEM OS CULTOS AFRO EM PAZ ! AXÉ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  78. UMBANDISTA COM ORGULHO disse:

    MUITO ME IMPRESSIONA VER ATEFAH DIZER Q SÓ OS EVANGÉLICOS SÃO PERSEGUIDOS, QUANDO NA VERDADE OS EVANGÉLICOS SÃO OS MAIORES PERSEGUIDORES…
    PERSEGUIDOS SOMOS NÓS, UMBANDISTAS E CANDOMBLECISTAS, Q PARA ASSUMIRMOS NOSSA RELIGIOSIDADE TEMOS Q OUVIR UMA PORÇÃO DE BABOSEIRAS E ENFRENTAR OLHARES PRECONCEITUOSOS. JA FUI XINGADA E AGREDIDA POR EVANGÉLICOS POR ESTAR NA RUA COM MINHA ROUPA BRANCA E GUIAS NO PESCOÇO… É MUITA CARA DE PAU UM EVANGELICO SE DIZER PERSEGUIDO, PELO AMOR DE OXALÁ…RSRSRS

  79. MARIO D disse:

    O grande dificuldade das pessoas em estado de depressão é encontrar conforto através de pessoas que estejam dispostas a ouvi-las e ao mesmo tempo transmitir carinho e compreenção, a fim de recuperar a pessoa debilidada. Neste momento é preciso muito cuidado, pois existem os espertalhões de plantão que não estão nem um pouco preocupados com a dor alheia, e o piór falam sempre em nome de DEUS.

  80. marjorie disse:

    isso q essa senhora fez tah muito errado. TENHO CERTEZA MAIS QUE ABSOLUTA PELOS ANOS QUE TENHO NA IURD QUE ELA NAO FOI OBRIGADA A DAR NADA. DEU PQ QUIS.EU TBM NUNCA FUI EXPLORADA, MUITO PELO PONTRARIO.SE HOJE SOU FELIZ EH GRAÇAS A JESUS, NO MINISTERIO DA UNIVERSAL.DEUS ABENÇOE

  81. marjorie disse:

    SO VAO ACABAR COM A IURD QUANDO MATAREM JESUS DE NOVO, OU SEJA NUUUNNNCCCAAA.NAO CRITICAMOS RELIGIAO NENHUMA, SO NAO TEMOS MEDO DE FALAR A VERDADE.PREGAMOS UM DEUS VIVO QUE MUDA A VIDA DAS PESSOAS,E NAO SAO SO PESSOAS INCULTAS,NAO,MEU FILHO.EU NAO SOU NADA INCULTA E ME HONRA MUITO DIZER: SIRVO O DEUS DA UNIVERSAL, O DEUS QUE ME MANTEM VIVA E ME FAZ FELIZ .QUE DEUS TIRE A VENDA QUE ESCONDE OS OLHOS DA MAIORIA DE VEREM A VERDADE. DEUS ABENÇOE. E MAIS: SE VC SE ENCONTRA SOFRENDO NA FAMILIA, DESENGANADO, ENFIM, SE DE ALGUMA FORMA VC NAO É FELIZ CORRE PARA DEUS Q DA TEMPO.NAO QUEREMOS SEU DINHEIRO, SE VC VER, A MAIORIA DAS PESSOAS Q CHEGARAM À IGREJA NAO TINHAM NADA, E HOJE SAO BEM SUCEDIDOS…DEIXE O PRECONCEITO E VENHA SER FELIZ . DEUS ABENÇOE ABUNDANTEMENTE EM O NOME DO SENHOR JESUS

  82. Tânia disse:

    Eu sei de casos absurdos sobre pessoas que são “induzidas” a doar bens pessoais em troca do suposto “reino dos céus”. Uma pobre coitada, não tinha o que comer, não tinha bens para doar, arrancou portas e janelas da sua casa e entregou para a Igreja. E pasmem! A Igreja aceitou. Este caso do carro é apenas mais um, que sirva de exemplo para todas as pessoas….

  83. Gustavo Moreno disse:

    É com pessoas como esta, que COMERCIANTES DA FÉ como o Macedo, o Crivella, e muitos outros ficam cada dia mais ricos, valendo-se da fragilidade e necessidade dos fracos que acreditam fielmente na lábia dos estelionatários e doam até o dinheiro que seria destinado ao pagamento das contas e do sustento da sua família, acreditando que recebirão em dobro………BEM FEITO!!……enquanto existem entidades filantrópicas sérias como a SUIPA do R.J, abrigos para crianças e idosos carentes, cada dia mais no vermelho e necessitando realmente de doações e com certeza D-us está vendo o que esses corações caridosos fariam sem pedir nada em troca e certamente retribuirá, se não nesta vida, em vidas futuras.
    Agora se quiserem, continuem dando dinheiro para os pseudo-pastores ou aliás: “OS BEM CHAMADOS PASTORES, ENRIQUECEREM COM A CARNE, A LÃ O LEITE E O COURO DAS INCAUTAS OVELHAS”

  84. UMBANDISTA COM ORGULHO disse:

    EM RESPOSTA A VC MARJORIE, DIGO TB Q A IURD NUUUUUUUUUUNA VAI ACABAR COM A UMBANDA E O CANDOMBLÉ, POIS TB NÃO É POSSIVEL ” MATAR “X OS ORIXÁS, Q ALIÁS ESTIVERAM NA TERRA MUITO ANTES DE JESUS CRISTO. sOBRE VCS NÃO TEREM MEDO DE FALAR A VERDADE EU PERGUNTIO, COMO VCS PODEM TER A PREPOTENCIA DE DIZER Q SÃO OS DONOS DA VERDADE ? VCS SÃO DIGNOS DE PENA… FICAM ENRIQUECENDO PASTORES EM TROCA DE MILAGRES FAJUTOS. DEIXE VC O PRECONMCEITO E CONHEÇA A UMBANDA !

  85. carlos disse:

    Brincadeira, ainda tem gente defendendo a UNIVERSAL, bem acredito que a UNIVERSAO É UMA ÓTIMA EMPRESA E GOSTO MUITO DELA SABE, MAS A UNIVERSAL QUE PRODUZ FILMES E NÃO A QUE ROUBA DAS PESSOAS SEU DINHEIRO, SABIA QUE OS PASTORES FAZEM CURSO SE PNL, PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA, PRA APRENDER COMO INDUZIR INCONSCIENTEMENTE AS PESSOAS A FAZEREM O QUE ELAS QUEREM, SABIA QUE ALGUNS PASTORES MUITAS VEZES NÃO PASSAM DE 6 ANOS NA IGREJA POIS ADOECEM, SABIA QUE MUITOS PASTORES VÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS SE PROFISSIONALIZAR COM OS MELHORES PROFESSORES DE PNL PARA COMANDAR AS IGREJAS AQUI NO BRASIL, HE HE, TEM TANTA COISA, SÓ AGORA UM FILHO DE DEUS TEVE A CORAGEM E A DIGNIDADE DE COLOCAR ISSO PRA FRENTE, MAS VAMOS VER NO QUE VAI DAR

  86. Demostenes disse:

    É Marcos realmente ñ queremos ser rotulados de evangelicos , por isso ñ leva a nada .. Quantos ñ saõ os evangelicos , que tem vivido uma vida de escravo …E é por que vivem pela doutrina ..É ou ñ é Marcos?
    Marcos a IURD é a igreja evangelica que mais cresce no Brasil. E quanto as patricas realizadas dentro da IURD estãosim todas baseadas na Biblia , é por talvez vc nao conheça a biblia ,ou seja vc talvez seja um daqueles crentes , oba oba , que concorda c/ tudo que os outrs falam , vc já foi na IURD algum dia ? conhece o trabalho da igreja? sabe o que realmente aconteceu c/ esse caso (Da oferta dada por essa Senhora) Para vc que nao sabe marcos a fogueira santa é maior espresao de fé dos fieis da Iurd , e nessa campanha que os maiores milagres acontecem COMO É O CASO DE U SENHOR QUE CHEGOU NA IGREJA SEM DINHEIRO NEM SE QUER P/ COMPRAR FRALDA P/ SEU FILHO E GRACAS A UMA CAMPANHA DA FOGUEIRA SANTA HOJÉ ELE É SIMPLESMENTE DONO DE GRANDE FABRICA DE FRALDA E PROPIETARIO DE UMA BELA AERONAVE , NA SUA IGREJA TEM UM TESTEMUNHO DESSE PORTE MARCOS? TALVEZ SEJA POR ISSO QUE VC TEM PENSANDO TÃO PEQUENO realmente o nome FOGUEIRA SANTA Ñ SE ENCONTRA NA BIBLIA .. MAS A PALAVRA SACRIFICIO ESTÁ PRESENTE EM VARIOS LIVROS DA BIBLIA , É O QUE GIDEÃO , ABRAÃO , DAVI , SALOMÃO, ISAQUE E O PROPIO SENHOR JESUSseja inteligente Marcos e leia mais a bilbia , vc sabe o que aconteceu com as aguas de um rio em Israel quando um homem de Deus usou sua fé e chogou sal nas aguas … A bilbia fala que as aguas que eram amargas se tornaram dosse até os dias de hojé.
    Marcos que Deus te abençoe e abra sua visão p/ coisas grandes.

  87. Demostenes disse:

    A vc umbandista como que vcs falam de dinheiro se vcs propios pedem tanto aos que chegam até vcs , pedem até sacrificio de seres humanos , pessoas essas que chegam voltam a iurd desesperadas e com suas vidas dstruidas .. isso um dia vai acabar, umbandista pode ter certeza. olha de todo coração espero que quando esse dia chegar vc esteja livre desse engano… Que Deus te ilumibe mesmo.

  88. Demostenes disse:

    Avc Tania essa pobre coitada como vc fala hojé é dona de uma bela mãção , é um dos mais belos testemunhos da Iurd … vc tem mação ?

  89. Cândido disse:

    È desse jeito essas casas de esplorações de bens materiais pedindo em nome de DEUS, será que eles não tem medo do dia do juizo final,será que eles pensam que vão ficar impunes.
    E o Edir Mecêdo enrricando cada vez mais, as custas de otários

  90. jose valcir disse:

    Acho o Edir Macedo o Homem mais inteligente do Planeta. Como consegue enganar tantos fiéis e sair riquíssimo e por incrível que pareça, de forma legal. Eu queria ter está lábia que Ele tem. Depois que o edir foi filmado na praia falando para os pastores que era para estorquir os fiéis ao máximo, tirar deles o máximo de grana. PAssou no jornal Nacional para todo mundo ver, achei que a igreja ia afundar, mas para surpresa minha aumento o número de fiéis. Acho que o povo gosta do que não presta, acostumou ser roubado por polítcos.

  91. UMBANDISTA COM ORGULHO disse:

    Demótenes, infelizmente na Umbanda e no candomblé há sim os exploradores e os marmoteiros, mas também há gente séria como eu, q trabalha para ajudar o seu semelhante sem cobrar nem um centavo. Sobre sacrifício de seres humanos, meu Deus, de onde vc tirou isso ? só pode ser mais uma dessas calunias q essas igrejas cretinas pregam. Já recebi em meu terreiro pessoas desesperadas q além de nada alcançarem nessas igrejas, ainda perderam bens materiais e dinheiros… e quando nada mais tinham a ofertar para a IURD foram humilhadas em público. Eu não vivo da religião, tenho o meu trabalho, não preciso ficar explorando nem enganando ninguém, graças a Oxalá. Também não faço trabalhos para o mal e nem sacrifício de animais. Visite o meu blog – http://www.oyalode.blogspot.com. Axé !!!!!!!!!!!!!!!!

  92. paz e amor disse:

    Não, meus caros… a umbanda não vai acabar nunca, e vcs sabem disso… q peninha de vcs… querem acabar com a umbanda para enriquecer por conta disoo… hahaahahah

  93. filha de Oyá disse:

    Que é isso, Demostenes, ameaça ????????????? Não temos medo não viu meu bem ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  94. filha de Oyá disse:

    IURD paga os bobos para fazerem testemunhos de fé estrambólicos kkkkkkkkkkkk eu ja conheci gente q doou mansão pra iurd e se ferrou… agora gente que conseguiu mansão depois q entrou para iurd q piada ! kkkkkkkkkkkkkkk
    Esses testemunhos são todos de mentirinha eu já fui paga pra isso tá ganhei duzentinhos viu ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e falaran ainda q se eu metesse o pau em macumba ganhava quinhentinhos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o povo q frequenta essas igrejas é tudo tapado mal sabem coitados heheeheh

  95. omulu disse:

    OH DEMÓSTENES COMO TU É BURRO RAPÁ NÃO VE TELEVISÃO NAUM ? ACHEI MÓ BARATO O EDIR MACEDO ENSINANDO OS OUTROS PASTORES A ROUBAR DINHEIRO DO POVO…HUAHUAHUASHHUA

  96. omulu disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESSA DA FABRICA DE FRALDA FOI MUITO BOA, CARA TU É UM GRANDE PIADISTA, PODE ATÉ FAZER UMA PONTA NO ZORRA TOTAL…KKKKKKKKK MENTIRA DA GROSSA KKKKKKKKKKK

  97. Mônica - candomblecista disse:

    Antes de começar, gostaria de salientar que pela matéria exibida aqui, na realidade não houve consentimento por parte da autora da ação. Ela como muitos foi ludibriada. Gente uma coisa é certa! Temos que tirar o chapéu para Edir Macedo e Cia… eles fazem um ótimo trabalho no que se propõe. As pessoas, mesmo com tantas provas claras, não enxergam um palmo na frente do nariz! Todos sabem muito bem que esse dinheiro ofertado na realidade promove a ambição (obs: pecado) de pastores e cia, porém nem se preocupam porque realmente acreditam que estão fazendo algum bem, e o que levanta essas pessoas do fundo do posso (em alguns casos, já que também existe o pagamento em troca de testemunhos falsos) é o seu próprio psicológico, ou seja, eles acreditam tanto que mesmo não sendo verdade eles crêem que é. Demóstenes, felizmente você está totalmente equivocado, porque o candomblé cultua forças da natureza e jamais faria sacrifício humano. Aqui vai um alerta para os de plantão: se um dia, alguém dizendo ser umbandista ou candomblecista fizer uma proposta absurda como o Demóstenes diz que ouviu, procure imediatamente as autoridades, porque essa pessoa é doente mental, mais um psicopata a solta!!! Digo que se eu tivesse menos escrúpulos faria questão de me juntar ao Edir… quem não gosta do luxo?! Ele é o exemplo de empresário (totalmente capitalista) que deu muito certo, a começar pela igreja que fundou! Reflitam comigo: quantos pais e mães de santo vcs vêem com casa luxuosa e carro do ano na garagem? Agora… quantos pastores? Por fim, concordo com alguém que disse não adiantar discutir religião, e afirmo que só postei minha opinião por ver aqui relatada uma calúnia tão ofensiva e grave! Por favor!!! Esse papo de sacrifício humano dentro do candomblé é coisa de gente pouco esclarecida!!! Poupem-me!!!

  98. LEO disse:

    Outro dia um fanático religioso entrou em uma igreja católica e quebrou a estatua da santa, gostaria de perguntar a esses fanáticos se eles permitiriam que entrássemos em suas igrejas e déssemos um chute na bunda do pastor?

    Minha vizinha freqüentava a igreja universal e deixou de ir depois que o pastor a ridicularizou em publico, por não ter dinheiro para o dizimo. Muito feio, sem falar que essas igrejas proliferam tal qual boteco, e donos de botecos que fecham para abrir mais uma igreja, tornam-se pastores rapidamente e viram bispos dependendo da arrecadação da igreja, e alguns já estão se autodenominando profetas.

    Os padres levam anos estudando em seminários, fazem faculdades, pós-graduação, mestrado e doutorado, falam latim, italiano e outras línguas, e só assim viram padres e depois de décadas, dependendo do seu conhecimento e trabalho viram bispos.

    Não fiz esses comentários querendo comparar, só acho que todos devem se respeitar, não atacar as religiões e seitas que não são nossas e que não conhecemos. Um pouco de humildade e amor ao próximo, como pregava Jesus cristo, não fará mal a ninguém.

  99. naldo disse:

    meus amigos, na igreja universal do reino de deus ningguem agride ninguem, essas
    pessoas que falam que foram agredidas é tudo mentira, falam poq nao conhecem.

    ninguem coloca uma faca no pescoço de ninguem e obriga a dar coisas materiais se ela deu o carro eu garanto que deu poq quis e deu sem sem fé pq se desse com fé com certeza deus a restituiria. por exemplo conquistei muitas coisas pela minha fe e ninguem me obrigou a nada deus sabe da fé de cada um ki tem nocoraçao , ele sabe se vc ta dando com fé ou nao. tem muita gente na igeja que doam pq acha o pastor bonito, ou se deixa levar por uma cançao bonita etc,etc,etc nem todos ki estao na igreja meus amigos sao convertidos de coraçao nós nao podemos julga sem ki saibamos realment o ki acontece .todo mundo mete o pau nessa igreja mais ninguem fala das obras sociais ki ela realiza. se a igreja ki fala ki é de deus e nao sofre persseguiçao pode começar a orar a deus pq tem algo errado o povo ki é de deus sempre sofrerá persseguiçoes até a volta do senhor jesus cristo. ki deus abençoe a todos.

  100. Hélio Pinheiro disse:

    Já estava na hora de aparecer alguem de bom senso, haja vista que dezenas de casos como esse ocorrem pelo Brasil afora todos os dias e ninguem interfere na ação desses escroques que vivem a abusar da boa fé das pessoas fragilizadas.
    Parabéns Jeová Sardinha de Moraes

  101. Robson disse:

    Para sermos felizes, basta seguirmos os mandamentos de Deus, e não importa a religião, claro que tem pessoas que dependem da opinião dos outros para se afirmar, mas se estas confiarem em Deus e seguirem Teus mandamentos estará seguindo todas as leis de qualquer país, e com certeza será uma pessoa feliz, que ama e recebera as recompensas de Deus.
    Mas o que acontesse é que grande parte das pessoas procuram a igrejas com a intenção de ganhar, e as bençãos que procuram é recuperar, receber mais dinheiro e para isso elas fazem doações, mas não com a intenção de ajudar a obra de Deus, mas com a intenção de ter um retorno ainda maior (claro que não são todos), e como alguns pastores, também não trabalham de acordo com a Palavra de Deus, falam o que estas pessoas querem ouvir e não o que precisam ouvir, induzindo-as a fazerem as doações que também lhes interessam.
    Que Deus tenham compaixão de nós, e toque o coração de todos nós, e nos dê a paz de que tanto necessitamos.

  102. veroca disse:

    Queridos ,em todos os lugares temos que buscar a Deus.O homem é falho.
    Falar diretamente com Deus,foi o que a Renascer me ensinou. E saio fortalecida da palavra,porque eles pregam a palavra e tenho vários testemunho vivos .Nunca doei algo que não estava ao meu alcance.E fui salva por assistir de madrugada culto com a Bispa Sônia.Temos o propósito.de vida.Tudo que estiver errado Deus vai acabar.
    Agora os jovens que vão para o Carnafacul(carnaval fora de época) e ficam drogados,
    e bêbados que da mêdo isto nenhum pai reclama.De chegar o carnaval e ficar exposta
    para todos passarem a mão.Ou moças grávidas sem saber quem são os pais,isto
    fingem que não vêem.Sabe o que falta AMOR,AMOR de VERDADE,O RESPEITO
    De as pessoas se unirem ,não para o fim próprio e sim para melhorar a juventude BRASILEIRA. DEUS sabe de tudo .E ninguem deve julgar.

  103. Angela Maria disse:

    Quem da recebe; quem planta colhe.

  104. carlos mamone disse:

    e sempre impressionante, quando o assunto e religiao, uma legiao de pessoas tem o desejo de participar com seus comentarios pessoais. eu tambem tenho minha opiniao a respeito, e gostaria que analizassem com bastante inteligencia. – Deus nos deu o livre arbitrio, e se assim foi feito, ele jamais obrigaria em dar-mos o dizimo, e em exodo consta que foram dados em partilha ao senhor sete virgens, animais , ouros e outras coisas sacadas dos povos apos uma guerra. – tambem disse com relacao ao dinheiro, dar a cesar oque e de cesar,tambem dizia aos apostulos, para nao levarem dinheiro quando fossem levar a palavra, pois seria perigoso em serem assaltado, e que os fieis providenciariam pouso e alimento, pois o trabalhador e digno de seu salario.- jesus disse:-muitos curarao em meu nome, mas nao sao meus, e quem seriam este tipo de pessoas, a nao ser religiosos, goostaria de me estender um pouco mais e dar um exemplo:- Uma pessoa nasce em uma familia catolica, e quando alguem lhe pergunta se e frequentador da igreja, ele responde que nao simpresmente. quero frizar que este cidadao tem uma vida normal, trabalha, prratica esportes, vai ao cinema, a praia, usa roupas da moda enfim goza de todos prazeres deste mundo, e e uma pessoa comum, ate que um dia e convidado a frequentar uma igreja(evangelica) a partir deste dia ee deixa de ser uma pessoa que nunca teve preconceito por ninguem, ele passa a julgar seu proximo, achando uns serem fumantes, pecadores usao roupas estravegante vao a bailes, contam os cabelos, enfim este cidadao ou cidada ,passa a cometer o maior pecado- Julgando o proximo- e deixando de ama-lo, e na minha idade, dou um conselho a todos, dizendo:_ Nunca fazes nada de errado nesta vida, pois corre o grande perigo de virar um crente, pois tudo que nao presta, viram crente, e o pior virao lobos com pele de cordeiris, e o grande julgamento ja comecou e acredito que Jesus ao dizer:- muitos curarao em meu nome ,mas nao sao meus, estes sao sem duvida nenhuma estes crentes que nos olha com olhares de julgamento, e Jesus adivertiu:- nao julgues para nao serem julgados. ate uma proxima volta se alguem quiser que eu diga mais a respeito da vida crista e nao do fanatismo religioso.

  105. denize disse:

    O BRASILEIRO DEVERIA POR OBRIGAÇÃO E NA DESOBEDIENCIA PAGAR MULTA SE NÃO ANDAR COM UMA FAIXA ¨”IMBECIL” NA TESTA DEPOIS QUE FILMARAM EDIR MARCEDO TOMANDO WISQUE EM UMA ILHA CERCADO DE GAROTAS DE PROGRAMA E FALANDO QUE A RECEITA PARA FICAR RICO É EXPLORAR OS TROXAS, AINDA HÁ “FIEIS” QUE FREQUENTAM E FAZEM A SUA CONTRIBUIÇÃO OBRIGATORIA MENSAL, NÃO CORTAM CABELO, NÃO ARRUMAM A UNHA NÃO COMPRAM UMA ROUPA DECENTE, DEIXA O FILHO COM VONTADE DE COMER AQUELE BISCOITO RECHEADO QUE NO CONCEITO DELE É CARO DEMAIS, PARA DOAR PARA ESTE MONTE DE PICARETA BANDO DE LADRÕES, OPORTUNISTAS.
    ISTO SIM DEVERIA SER PECADO…

  106. marcelo disse:

    Eu fui uma vez, visitar a igreja universal e o que aconteceu comigo me deixou indignado.
    O pastor começou a pedir oferta quem pode dar R$ 1.000,00, foram alguns fieis, quem pode dar R$ 500,00 foram mais alguns, quem pode dar R$ 100,00 foram outros, quem pode dar R$ 50,00 mais um punhado, quem pode dar R$ 10,00 quase metada da igreja, quem pode dar R$ 5,00 praticamente o restante dos fieis, até ai tudo bem mas depois que foi o constrangimento o pastor pediu para que as pessoas que tivesse visto que o irmao ao lado nao tinha doado (que era meu caso) para que eles dessem dinheiro para que essa pessoa levasse a te a frente, posso dizer uma coisa foi humilhante, e o pior o que vai acontecer a proxima vez que a pessoa for a igreja vai ter que levar pelo menos R$ 5,00 ou R$ 1,00 que seja mas nao pode ir de bolso vazio para nao ser humilhado. Infelizmente é isso que acontece.

  107. Julia Moscardinne disse:

    Incrivél como ainda existem falsos profetas Messiânicos, que usam da fragilidade emotiva de seus fiés para grandezas de si mesmos …
    Fizera mais do que certo, o dito juiz. Até porque não fora apenas uma, mas inúmeras as vitimas do fanatismo presente em certas instituições religiosas ( no caso IGREJA UNIVERSAL ),entenda como intituição FINANCEIRA; que na integra deveria ser mencionada nada mais nada menos como a CASA DA MOEDA !!!!

  108. Luciana disse:

    Acredito muito na boa fé do ser do bem. Mas compartilhar tudo o que tenho com uma “Empresa Religiosa” como a Universal se caracteriza é burrice! O que ganho com isso? Promessas?`É o que parece! Participação nos lucros Divinos? Só Deus sabe.

  109. Gilcimar disse:

    Realmente ela irá receber em dobro sim..

  110. Diana disse:

    Como será que está a vida dessa mulher hoje???
    com certeza esta pior…

  111. Diana disse:

    Denise, vc poderia me dizer onde esta esse video do bispo Macedo??
    Gostaria muito de ve-lo!!!
    obrigada!!

  112. veroca disse:

    A Carlos Mamone

    A igreja que estou RENASCER não tem nada disto.O que é abuso não é bom para vc.
    Vc começa a usar senso do ridiculo.Fumar faz bem? Usar roupas extravagantes para
    monstrar o quê?Deus não disse nada disto.Ser apostolico é viver,amar,ter a certeza
    que o caminho de DEUS é bom perfeito e agradavel.Lá vc pode ser assim ou assado,
    o cabelo de pé ou deitado.Roupa passada ou de pijama.O que importa é o encontro
    seu com DEUS.Vc já participou de um culto da Renascer?Então vá.
    Já frizei,eu não vou pelo homem,e sim pela palavra.Eu aprendi a orar e entender a
    Bíblia

  113. KARLA AZAMOR disse:

    BOM DIA A TODOS OLHA SOU DA IGREJA UNIVERSAL , ESTOU AQUI PRA DIZER PRA TODOS QUE DOA QUEM QUER POIS EU NAO DOU UMA AGULHA SE NAO SINTO VONTADE , ELES NAO SAIAM COM A SACOLA E COM UM REVOLVER NA CABEÇA DE NINGUEM ….TEM UMAS PESSOAS QUE FAZEM DOAÇOES PRA SE ACHAREM O TAL SE EXIBIREM , NAO QUERO DEFENDER A IGREJA POR QUE VAI NA IGREJA TMB QUEM QUER .

  114. paulo roberto disse:

    erro das duas partes , da igreja que forca a pessoa a ofertar , e da pessoa que pensa estar comprando uma bencao , vejo isto como os contos do bilhete premiado onde os que sao vitimas na verdade sao tao culpados quanto os golpistas , pois na verdade estao querendo receber algo sem fazer nenhum esforco , a ganancia das pessoas leva elas a ficarem cegas quando surge a falsa oportunidade de se ganhar algum facilmente e no caso dessa pessoa nao e diferente , Deus e espirito e portanto nao nescessita de dinheiro , agora se ela doou o carro pensando em fazer troca com Deus pior ainda porque Deus nao seria burro em trocar um carro de um certo valor e ter que lhe dar uma quantia muito maior em troca

  115. É VERDADE! Na igreja deveria reinar a harmonia e a paz, além da partilha, pois, como ensinou cristo todos somos iguais. Penso que deveriam investigar a fundo os recursos dessa “igreja Universal”, não me convencem os seus “bispos” que todo recurso arrecadado vem de doações, como querem fazer crer a sociedade e o estado brasileiro. Par mim, que vejo outras igrejas serem ajudadas com dízimos etc. não consigo compreender que somente lá na “universal” os fieis sejam capazes de ajudar a erguer os templos suntuosos que são a marca dessa verdadeira empresa. Há muito lobo passando pó nas patas e colocando por baixo da porta para se passar de mãe das ovelinhas. é preciso, a meu ver, analizar o pó das patas do lobo.

  116. Anônimo disse:

    Pessoas são enganadas todos os dias de tudo quanto é lado…A filha pode ter pedido para ela doar, mas ela poderia muito não ter feito, pois ela não tem vontade própria não, uma mulher adulta ficar fazendo coisas que os outros mandam…

    Falta de personalidade isso sim, pois a igreja não tem nada a ver com isso.

  117. Celino Faria Vilela disse:

    Se os “fieis” doadores atentassem para o fato de que dinheiro para Deus não tem qualquer valor. Se percebessem que era baixissimo o patrimonio das Igrejas a cerca de 30 anos atrás e hoje, prIncipalmente a UNIVERSAL, possuem patrimonio equvalente ao da Igreja Católica, que o amealha a centenas de anos, não seriam enganadas. Infelizmente as nossas Leis não protegem estas incautas pessoas dando total proteção para as igrejas culminando com o absurdo da insenção fiscal. NO PAIS DOS IMOPOSTOS.

  118. Cicero Augusto disse:

    Considero incoerente os que defendem o dizimo se dizerem cristãos, citarem Jesus Cristo e insistirem que o dizimo é biblico. Cristo mandou dar a Cézar o que é de Cézar e não deixava seus apóstolos ficarem com o dinheiro doado, era imediatamente entregue aos pobres, aqueles que necessitam e não para a compra e templos e de emissoras de rádio e televisão. Pior ainda são aqueles que ocupam espaço no rádio pagando a emissora para tirarem dinheiro em nome de Deus e pagarem fortunas pelo espaço e encherem seus bolsos de dinheiro e dos donos de emissoras. É vergonho ver fundações como a Casper Libero vendendo espaço a Igreja Universal para que o Edir Macedo possa pagar altos salários sem ter o retorno real, usando fogueira santa e outras formulas para tirar dinheiro de pessoas desesperadas como esta que acabou entregando o carro de sua mãe…A lei precisa ser aplicada, dinheiro de doação não pode servir para comprar televisão e pagar espaço desempregando profissionais de rádio e televisão, veiculos que devem gerar empregos e não podem ser arrendados para a exploração da fé…

  119. iziul disse:

    A turma tem que abrir os olhos,e mandar essa turma da Universal trabalhar,porque, eu em toda a minha vida vi comercio mais promissor do que esse,,abra os pessoal,vista bem,coma bem,passeie com a família,faça alguma coisa de bom,manda essa turma da universal ir trabalhar gente.sem comentários.

  120. Ojuara disse:

    Abra os olhos pessoal,o Edir,e um vivaldino,o RRSoares, e tem muitos outrospor aí,te seduzindo para vç dar não sei o que, o carro a fazenda, o sitio, 10 po cento pra eles navegar no dinheiro, ter lancha no caribe, estudar o filho o sobrinho e o neto não sei a onde, e comer o que eles quizerem, e vç aí comento arroz com feijão e mísera salada de tomate, fica esperto, meu irmão. dá dê dinheiro pra tua familia pra teu filho pro teu vizinho menos pra esse vivaldinos espertinhos, e com certeza vai queimar no inferno quando morrer.agora se vç der mais dinheiro pra eles vç ainda vai perecer e vai pro inferno tambem( o
    Edir que estou falando,é esse da universal,que montou essa fábrica de dinheiro,atravez de vç trouxa. pelo amor de DEUS fique esperto.

  121. OSCAR DE LIMA RAMOS disse:

    Sinceramente, não sei se choro ou se me acabo em sorrisos!!!!
    EU NÃO ENTENDO COMO ESTES VAGABUNDOS CONSEGUEM DOMINAR A CABEÇA DE TANTA GENTE!!!!!

    Conheço várias igrejas evangélicas, católicas e templos de umbanda e de Alan Kardec. Portanto, posso falar com toda a convicção!!!!

    Será que é falta de cultura? Não, não pode ser…… Acho que não precisa ter muito entendimento para perceber que a grande maioria dos “Pastores”, Padres e outros “dirigentes espiriturais” SÃO ESTELIONATÁRIOS!!!
    Gostaria muito de entender, o porque as pessoas se entregam tão facilmente a chamada destes ESTELIONATÁRIOS.
    Interessante é que, quando o governo ou qualquer orgão público promove um curso ou uma palestra, com objetivos de ensinar algo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, poucas pessoas comparecem.
    Quando aparece qualquer pessoa – mesmo que seja desconhecida -, aluga um salão comercial, escreve na porta o nome da igreja, por exemplo, “SÓ O SEU DINHEIRO É MEU”, já basta: em pouco tempo, a “casa” está cheia de gente com a cara de auto-piedade, demonstrando que já fez muita coisa errada.
    Acho que é isto mesmo: basta o “Pastor” ser bom de oratória e muito esperto, ou seja, falar daqueles pequenos erros que cometemos todos os dias e dizer que Jesus vai punir com a miséria, com a morte, etc….etc…..
    Conheço muitos, mas muitos evangélicos que comparecem todos os dias na sua igreja, paga o dízimo certinho e andam certinho perante as pessoas……. porém, dentro de suas casas são pilantras, safados, piores que muitas pessoas denominadas de ateu!
    Se alguem quiser me contestar, pois sei que, a grande maioria dos evangélicos sofreram a LAVAGEM CEREBRAL feita pela “Igreja”, e adoram uma discussão, respondam-me:

    JESUS PRECISA DE DINHEIRO PARA QUE?
    VOCÊ JÁ VIU A CONTABILIDADE OU A CONTA BANCÁRIA DO PASTOR OU DA IGREJA?
    PORQUE O PASTOR E ATÉ O PADRE PRECISAM DE ANDAR DE CARRO DO ANO?
    SE PREGAM A HUMILDADE, PORQUE A IGREJA TEM QUE SER TÃO IMPONENTE?
    PORQUE OS HOMENS TEM QUE IR DE TERNO PARA UM CULTO, SE DEUS É SUPREMO NO AMOR, NA HUMILDADE, NA SABEDORIA, ETC..ETC..ETC.
    QUE DEUS É ESTE QUE EXIGE QUE O COITADO QUE GANHA UM OU DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS É OBRIGADO A COMPRAR VÁRIOS TERNOS PARA FREQUENTAR A IGREJA A SEMANA INTEIRA ( porque se for somente com um, os “irmãos” vão começar a gozá-lo, claro né).
    QUAL A IGREJA ESTÁ CERTA?
    EM QUAL IGREJA JESUS SE ENCONTRA?
    SE EU FIZER MINHAS ORAÇÕES SOB UMA ÁRVORE, NO INTERIOR DA MINHA CASA OU EM QUALQUER LUGAR DESTE PLANETA OU ATÉ NA LUA, SERIA VÁLIDA? SERÁ QUE DEUS ATENDERIA MEUS APELOS?
    VOCÊ CONHECE OU JÁ VIU AS FOTOS DA CASA DO EDIR MACEDO?
    (antes de me responder, veja as fotos da casa dele)
    VOCÊ ACREDITA REALMENTE QUE EXIsTA CÉU E INFERNO?
    POR QUE ALGUMAS IGREJAS PRECISAM FAZER CULTOS, USANDO APARELHOS DE SOM COM O VOLUME DO SOM ACIMA DE 160 DECIBÉIS? SERÁ QUE OS PASTORES ACHAM QUE JESUS É SURDO?
    POR QUE OS PASTORES PREGAM TANTO O AMOR, A HUMILDADE, ETC..ETC… SE ELES NÃO RESPEITAM OS VIZINHOS DA IGREJA, AS PESSOAS QUE SÃO DE OUTRAS RELIGIÕES?

    Antes de me responder, pense bem e não venha com conversa de gente boba e ignorante, pois posso não ser muito educado.
    Além de morrer de dó, fico aborrecido com tanta gente que se deixa enrolar por pessoas que quer viver bem nas custas de pessoas inocentes e burras.
    VOCÊ CONHECE BEM A HISTÓRIA DA BÍBLIA? COMO FOI ESCRITA, QUEM ESCREVEU, AS MUDANÇAS QUE FORAM FEITAS MEDIANTE ORDENS DE ALGUNS REIS?
    VOCÊ SABE EM QUE ANO FORAM FEITAS AS ÚLTIMAS MUDANÇAS DOS TEXTOS DA BÍBLIA E QUEM MANDOU FAZER?
    Se você não sabe, por favor, nem me responda nada. Você é um INOCENTE ÚTIL E DEVE SER EXPLORADO PELOS ESTELIONATÁRIOS!
    Que Deus te abençoe!

    PS.: mesmo que você “pertença” a outra igreja, por favor, visite qualquer uma das igrejas da UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, localizadas no ABC PAULISTA. Preste atenção na localização estratégica, no tamnho do terreno, na cerca em volta da igreja, na postura dos 6 ou 8 seguranças (todos com mais de 1,80 m de altura e com curso de artes marciais) armados com pistola 765 e até de 9 mm, observe também, o modo de operação para a arrecadação do dinheiro dos trouxas. Observe que, de doutrina evangélica não tem nada, porém, de marketing para impressionar os bobos é o tempo inteiro.

  122. EDNA HOTH disse:

    GOSTARIA DE DEICHAR UM APELO A TODOS QUE FAZEM ISSO PARA DEUS E NÃO É PARA IGREJA QUE FAÇAM COM CONCIENCIUA E INTELIGENCIA !PORQUE A OBRA DE DEUS NÃO É BRINMCADEIRA É SÉRIO E ESTÁ ESCRITO

  123. EDNA HOTH disse:

    GOSTARIA DE FAZER UM APELO! PAREM DE FALAR MAL DAS OBRAS DE DEUS ,QUANTO MAIS EVENTAM PARA GANHAR DINHEIRO DAS PESSOAS FRACAS A OBRA ESTÁ CRESENDO!PORQUE NÃO AVMOS PREOCUPAR COM A AS CRIANÇAS QUE MORREM DE FOME EM SALVADOR NA BAHIA QUE SOBREVIVEM DE RESTO DE COMIDA!

  124. nivaldo nunes disse:

    Todos que falam mal da IURD, são derrotados, mal amados, e se for ver a vida particular deles é uma porcaria, não tem condiçoes nenhuma de falar da IURD, pois ate o casameto deles é uma droga, e se for ver são ate ladroes, pois falam que o Bispo é ladrao, mais no seu dia a dia rouba tambem pequenas coisas e ate se puder rouba coisas maiores. Ninguem neste Brasil tem autoridade moral pra falar mal da IURD. Ipocritas………………………………………

  125. Getúlio disse:

    Olá,
    Meu comentario é que nesse mundo existem pessoas voltada só para o mau, e que está nesse mundo para realmente confundir as pessoas. Digo mais uma Igreja séria tem como proposito pregar a palavra de Deus, quando um menbro dessa Igreja vem a ser batizado através do Espirito Santo de Deus, ela passou por uma classe de batismo e aprendeu muito bem o proposito da palavra e gostaria de salientar que o batismo não salva ninguém, e uma Igreja seria os candidatos ao batismo fica em média 04 messes em uma sala de aula com o pastor aprendendo o proposito das escrituras e continuando meu resumo, digo que uma Igreja seria tem tudo muito bem explicado em uma assembléia para tratar a parte administrativa e cada centavo tem o seu envio corretamente.Infelismente existe muitos picaretas com essas igrejinhas de homens dando esses maus testemunhos!!

  126. Enock Araújo disse:

    A Bíblia nos ensina a pagar o dízimo ( isto é, 10% e não 100% dos nossos bens ou vencimentos). Creio que os líderes religiosos deveriam ter a coerência e consciência evangélica para nessas situações orientar seus fiés a no máximo doarem 10%. Digo no máximo, pois é o preceito bíblico. E ainda assim deveriam esses líderes ver as necessidades das pessoas de suas famílias. caso contrário, é aproveitamento e uso inadequado dos bens alheios, má fé, estelionato. Em parte nenhuma da Bíblia há a promessa da devolução em dobro de bens materiais ( há de bens espirituais) e o ato de forçar psicologimente, se aproveitando da fragilidade emocional por que passam as pessoas em determinada fase de suas vidas.

  127. Donald disse:

    Creio que só as igrejas neopentescostais sao perseguidas, pois pregam o crscimento financeiro somente.lembrando que existem igrejas evangélicas sérias, tais como: presbiteriana, batista, congregaçao de deus, assembleia de deus, acredito tb que exista “perseguicao” pois as neopentescostais utilizam de momentos de maior fraqueza das pessoas para os iludirem com promessas que nao nao passam de estelionato simples e barato que pegam gente sem cultura e discernimento, fazem uma lavagem cerebral nessas pessoas para que essas doem o malfadado DIZIMO.
    Acho que o pior cego é aquele que nao vê o lobo vestido em pele de cordeiro. Boa coisa nao bate a porta da gente.
    Pra finalizar gostaria de fazer um apêlo à quem está se convertendo, reflita sobre a seguinte frase: “o que é bom nao precisa de propaganda”!
    O proselitismo das neo pentescostais é deplorável…

    OBS: lembre-se que a maioria da populaçao mundial nao crê em Jesus Cristo…Será que todos vao para o inferno como pregam os pastores?

    vamos pensar mais, chega de preguiça, é hora de estudarmos sozinhos o evangelho….

  128. Alexandre disse:

    Eu também era dizimista fiel, mas quando fui pedir apoio na Igreja Evangélica para me ajudarem com os custos de minha faculdade (Bolsa parcial ou Integral, Financiamento para eu devolver depois de formado) sabe o que eu ouvi, nada…….

    Se algum cristão de verdade que puder destinar sua ajuda para mim, agradeço. Preciso pagar minha faculdade e mue salário nãso comporta. $ 1.000,00 todo mês de mensalidade. Banco Itaú Agência 0273 Conta Corrente 56.000-3

    Se alguém quiser ajudar de verdade agradeço mesmo, meu email é: ales@oi.com.br

    Abraços
    Alexandre

  129. derlei disse:

    bom dia.
    eu concordo com o dizimos e as ofertas ,oq eu nao concorso e em estipular o valor de uma oferta ,colocar o nome dos ofertantes e endereços nos envelopes q eles entregam aos fieis.bom sobre a universal so quem ja frequentou a igreja q sabe como funciona a pressao piscologica q eles fazem nas pessoas eles tem uma forma muito interessante de conseguir persuadir as pessoase arrancar tudo oq tem se nao fosse assim com essa empresa seria tao grande como e ne.
    bom so pra encerrar igreja nao salva niguem oq a pessoa tem q realmente fazer e levar uma vida digna para no dia do julgamento nao ter nada pra se envergonhar.obrigado

  130. MONTTENEGRO disse:

    Vamo tentar entender. A bíblia nos ensina que o dízimo, é a importância que damos à DEUS por bens “adquiridos”. 10% de tudo que “já” conquistamos. Isso é promessa de DEUS
    Só que agora, estão lavando as mentes de fiéis e vendendo o que eles ainda não conseguiram, colocando DEUS como responsável por isso. Ex. vc me dá um carro e Deus vai te dar o dobro. Será que Deus faz isso mesmo? A palavra de DEUS, não diz nada sobre isso, somente vc dar o dízimo do que vc “GANHOU” e não do que nem sabe se vai ganhar. Pra vc ganhar, primriro tem que acreditar que o senhor almentará seu ganhos e isso almentará o seu dízimo automaticámente. Se ganhei 10 reias, 1 real será devolvido à DEUS, “DEVOLVIDO” Assim que Aprendi. Se almentar para 100, tenho que devolver 10 e assim por diante, nunca antes de ter ganhado.
    Oferta vc dá quando Senhor toca em seu coração e não quando te enganam com o papo que Deus te dará depois, isso é “CHARLATANISMO” e DEUS não tem nada a ver com isso. Em que área essa referida igreja ajuda alguém? Sinceramente, não conheço. Dinheiro lá só entra, nunca sai. Desafio a qualquer um ir até uma igreja universal e pedir qualquer coisa, até mesmo um prato de comida. Como uma istituição filantrópica, deveria-se ir até o tesoureiro da igreja e ele, lançar mão de uma quantia abençoar o nessecitado, certo? Mas o que fazem é ir até um membro ou até visitante e convence-lo a ajudar aquele nessecitado, ou seja, nunca sai da do cofre da igreja.
    Vc sabe aquel jornel que eles te dão, sabia que os membros da igreja são”OBRIGADOS” a comprar para te dar. Sabia que quem dá almoço para os pastores das igrejas , são os membros. Que a limpesa das igrejas são feitas pelos membros e não ganham nada por isso? ou seja, dos cofres da universal, não sai nada, tudo que els fazem, usam membros e fiés da igreja com mão de obra “GRATIS”
    Eles não ajuda ninguém, quem acaba pagando essa conta , são os fiés muito mau informado da verdadeira palavra.
    Dá igreja mesmo não sai nada, mas eles dizem que se tem que dar tudo que vc tem. Pra quem? A rede RECORD foi comprada com dinheiro da igreja e está no nome do “Macedo” e não da igreja, ou seja, as pessoas compraram e ele na maior cara de pau, “tomou” pois ele não tinha e nem tem dinheiro para isso. Ou então, “DE ONDE ELE TIROU ESSE DINHEIRO?”
    PAZ PARA TODOS

  131. Moacir disse:

    Fui catolico até na terça feira da semana passa pois tive a maior decepção de minha vida nesta mafia. A dez anos atras não pude batizar minha filha porque não era casado com a mãe da mesma. Então fui batiza-la pois acredito em DEUS numa igreja que fica amAis de 200 km de onde moro e olhe que eu contribuia para a mesma. Uma freira que moletava uma vizinha a minha dentro do mesmo terreno onde moro. Minha mulher foi contar a superiora da congregação ela pediu para esquecesse e o que ela tinha presenciado e não falar nada para ninguem. Outra vez estavamos em dificuldades e minha mulher foi pedir emprego em um colegio diocesano e foi escurraçada do colegio. Agora ampliaram a capela de meu bairro contarttarm uma empresa sem fazer concorrecia da mão de obra pois contrataram uma empresa que é de um deputado federal onde o dono é um testa de ferro. oS BANCOS DA IGREJA FORMA COMPRADOS POR R$ 7.500,00 DE UMA EMPRESA QUE NÃO É DO BAIRRO POIS O MARCINEIRO QUE TRABALHA A 20 METROS DA MESMA DEU UMA PROPOSTA DE R$ 5.500,00 AINDA ESPECIFICOU O TIPO DE MADEIRA
    ENTÃSO EU PERGUNTO A IGREJA CATOLICA DA PAROQUIA DE SÃO JOSE DEVE ESTAR NANDANDO EM DINHEIRO PARA COMPRAR UNS BANCOS COM VALORES SUPERFATURADOS. a AINDA HA OUTRA S QUE TENHO CONHECIMENTO, COMO POR EXEMPLO O TECLADO DA IGREJA É USADO POR UM CONJUNTO MUSICAL DO BAIRRO E A TESOUREIRA E DONA DA IGREJA POIS SOMNTE ELA QUEM DECIDE TUDO, SABE QUE VEM ACONTECENDO E NÃQO TOMA NENHUMA PROVIDENCIA ASSIM SENDO NÃO FAZEM MAIS FESTA S COM MEU DINHEIRO SUADO. VÃO TRABALHAR TURMA DE VAGABUNDOS.E AINDA PROTEGEM OS PEDOFILOS DA MESMA.

  132. Alexandre disse:

    È engraçado ver um dizimista que não se preocupa com o destino de seu dinheiro. Eu também era dizimista fiel, ofertante, mas quando precisei da Igreja para me ajudarem com minha faculdade (Bolsa ou financiamento) não obtive retorno, se isentaram. E para onde ia me dízimo, até hoje a igreja não dá informações, prestação de contas.

    Não vou desistir de minha faculdade, se tiver alguém cristão de verdade e possa me ajudar, eu aceito e agradeço, pois o custo de 1.000,00 da faculdade é alto e meu salário não comporta tal investimento.

    Banco Itaú agência 0273 conta corrente 56.000-3

    Dúvidas me escrevam: ales@oi.com.br

    Abraços

    Alexandre

  133. Deivid Quadros disse:

    Vejo que Deus agiu conforme o Pastor profetizou (que ela dando o carro receberia em dobro), o Juiz determinou que a Universal devolvesse o carro e ainda ordenou uma indenização de R$ 10.000,00, por danos morais e mais uma porçao pelo carro ter ficado em posse da Universal….
    nao sabemos as formas de Deus agir, neste caso foi bem inuzitado mas cumpriu a profecia do pastor……
    eita Deus Tremendo…..

  134. RBatista disse:

    Ah meu Deus se esse povo desse ouvido aos teus encinamentos, ou pelomenos ao primeiro mandamento do senhor. Ame ao teu proximo como a ti mesmo. ñ me interessa o q alguem deixou ou ñ de fazer ou de doar ou dá ou beber ou comer ouplantar ou colher.cada um dew nos irá colher o que plantou seija ele postor ,padrte unbandista,etc etc etc. eu afirmo q o Deus q mudou aminha vida pode mudar a sua tbm é so vc o aceitar de fato e de verdade, independente de igrejas. ame-o de verdade, torne-se para ele e ele vos tornará para vc. a paz do senhor do senhor jesus a tds.

  135. Beth Angelina disse:

    Em primeiro lugar, que Deus abençõe à todos
    .Alguma vez na vida pegaram no livro de História e leram a parte que fala do Renascimento e Reforma-Crítica ao Antigo Regime?
    Leiam mais e tirem as suas conclusões.Não é bom que vocês caminhem com as pernas das pessoas.
    Ninguém foi nem será obrigado à dar nada. Dar, se quiser e sentir no coração.
    Eu faço propósito com Deus e não com o homem, pois Deus fala na sua palavra, “Maldito o homem que confia no homem”
    As Igrejas Evangélicas levam as pessoas a utilizarem a sua fé e não a fé dos outros. Vocês sabem porque Jesus morreu na cruz?
    “Quem não tem pecado atire a primeira pedra”
    Sejam inteligentes,cuide da vida de vocês.Como está sua casa, sua familia, sua vida financeira, saúde, existe paz no seu lar?
    Existe amor, união, prosperidade, você é feliz ?
    Falo com você agora, criador desse espaço, não seja filhote da mídia, leia e amplie seus conhecimentos.
    Deixo essa para você- Porque que a MÌDIA não critica o Vaticano,Igreja Católica os Papas e etc., surge um escândalo e logo é abafado.
    Leia primeiro a História-Renascimento e Reforma, crítica ao antigo Regime
    Um abraço à todos, e que vocês tenham visão.

  136. Elmo Dórea disse:

    As pessoas “precisam” de todas essas babozeiras, patifarias e picaretagens das religiões em geral. Precisam de pessoas que pensem por elas; precisam de pessoas para conduzí-las, precisam acreditar em alguma coisa; precisam se prtoteger de si mesmas (é um assunto longo e complexo)… Mas já concluo dizendo o que li em algum lugar: “a pessoa precisa da religião como o peixe precisa da bicicleta”.

  137. Walter disse:

    existem varios depoimentos demilagres alcançados na IURD , gostaria de saber porque o bispo macedo usa oculos, será que ele não foi abençoado?

  138. Walter disse:

    existem varios depoimentos de milagres na IURD . porque o bispo usa oculos?

  139. Madeleine disse:

    Estamos em época de fogueira santa! Quem é da Iurd não é obrigado a doar nada! A senhora do carro agiu de má fé, segundo alguns aqui disseram! Os demais não vão doar, pois lá ninguém é obrigado a nada! Verdade? Seria o caso do bp Macedo doar a Record nesta fogueira, como exemplo, o que acham?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: