A Expectativa de vida dos cães no Brasil é de apenas 3 anos. No total, pouco mais de 5% morrem de velhice.

caes.jpg

Quanto tempo vive o melhor amigo do homem? Pelo senso comum, cachorro idoso é o que conseguiu chegar perto dos 12 anos. No meio veterinário, há relatos sobre animais que ultrapassaram a barreira dos 20. Em São Paulo, porém, a média de vida dos cães é de três anos.

A idade foi apontada por um levantamento feito na região metropolitana de São Paulo por pesquisadores de quatro universidades (USP, Unip, Unicsul e Metodista) e publicado na revista científica “Ciência Rural”.

Eles não esperavam esse resultado. “Ficamos chocados. Quase não acreditamos. Três anos… A idade é baixa demais”, diz o veterinário Henri Bentubo, um dos autores do estudo.

Cães de Primeiro Mundo são bem mais longevos. Pesquisas mostram que a sobrevivência média é de 9,9 anos nos EUA e de 11 na Inglaterra.

Para o estudo brasileiro, os pesquisadores se debruçaram sobre prontuários de clínicas veterinárias, canis particulares e um hospital universitário. Também ouviram pessoas que já tiveram cachorros. Coletaram informações sobre 2.011 cães que perderam a vida entre 1995 e 2005. Animais de rua não entraram nas contas.

Causa mortis

Houve, obviamente, animais que morreram com muito mais de três anos e outros que morreram com menos. A média foi puxada para baixo porque a principal causa de morte (35,11% dos casos) foram as doenças infecciosas, que afetam filhotes não-vacinados. As vítimas de infecção morreram, em média, com um ano de vida.

“As pessoas, na maioria, não sabem da importância das vacinas. Assim que adquirem o cachorro, querem sair para mostrá-lo. As chances de pegar uma doença são muito grandes. É preciso cuidar do filhotinho como se cuida do bebê”, diz a veterinária Maria Anete Lallo, que participou do estudo.

Após as doenças infecciosas, apareceram os tumores (13,28%) e os acidentes com traumatismo (13,08%). Morreram de velhice só 5,57%.

O estudo derrubou o mito de que vira-latas são mais resistentes –viveram tanto quanto os puros. Mas houve diferença entre os sexos. Os machos (com 2,4 anos em média) morreram antes das fêmeas (4 anos). Eles “abandonam suas residências em busca de acasalamentos”, afirma a pesquisa. Os castrados (9 anos) viveram mais que os não-castrados (3 anos).

Por Ricardo Westin da Folha de São Paulo

Veja mais:

Eleições SP: Quem deve abrir mão? Kassab, Alckimin ou nenhum? Vote na enquete!

Comercial da Semana no In Blog – Explicando o Brasil – Folha de São Paulo – W/Brasil

Identifique as fraudes na internet, divulgue e ajude a acabar com os golpes.

Vantagens In Blog:

Desconto Exclusivo In Blog! Lançamento Clube do Lar Purificador Latina Purifive 10% off!

Agora você tem desconto no mais bacana restaurante japonês de São Paulo

Ferro sem fio por apenas: R$ 79,00. Passe roupa com muito mais liberdade.

21 Responses to A Expectativa de vida dos cães no Brasil é de apenas 3 anos. No total, pouco mais de 5% morrem de velhice.

  1. Luiz disse:

    Qual a expectativa de vida de uma criança que nasce na favela? Alguém foi estudar?

  2. Paula disse:

    Luiz, porque voce que pelo jeito gosta muito de criança não vai fazer este estudo?
    Quem gosta de cachorro, faz estatística de cachorro!! e não fica como voce que
    gosta de criança esperando alguém fazer a tal estatística das crianças que moram
    na favela.

  3. Thais disse:

    Será que a causa de tantos tumores não está ligada a alimentação .Rações que são feitas sabe-se lá com o que?
    Na época em que não existiam tantas alimentações como estas os cães viviam de 10 `a 12 anos fácilmente.
    Me lembro de muitos na minha família que éram vacinados sim ,mas não comiam as tais racões que ao meu ver tem muito `a ver com os tumores e a pouca longividade dos melhores amigos do homem.

  4. LACERDA disse:

    UM CÃO QUANDO BEM CUIDADE PODE CHEGAR AOS 15 ANOS. ESTA FOI A IDADE QUE VIVEU BIONDINA,MINHA CADELINHA DE ESTIMAÇÃO,UMA PINCHER, QUANDO ERA ADOLESCENTE,E AGORA QUE SOU CASADO E TENHO UM FILHO DE 21,TEMOS O NOSSO MASCOTE -POMPOM- UM POODLE QUE JÁ ESTÁ COM 10 ANOS MUITO BEM VIVIDOS.A RAÇÃO AUMENTA A SOBREVIDA DOS MASCOTES,POIS SÃO BALANCEADAS E NÃO POSSUI CONDIMENTOS E ÓLEOS GORDUROSOS DA NOSSA ALIMENTAÇÃO. AXÉ PARA TODOS QUE AMAM SEUS MASCOTES OU FILHOS DE 4 PATAS.

  5. Julia disse:

    Vira-latas são mais resistentes,o que justifica a sua baixa longevidade é a falta de responsabilidade do dono,como sempre o animal paga pelos erros do humano.

  6. ANTONIO FRANCISCO GONZALEZ disse:

    Há pessoas que estão perguntando por que a pesquisa não foi feita com crianças das favelas. As crianças das favelas são filhas de humanos (há controversias) que presumidamente pensam, logo a responsabilidade é de quem a fez. Esse alguém que a fez votou em alguém, estudou (deveria), trabalha (e a vontade??) e por ai afora. Ora os animais não pensam e estão abandonados ( a maioria ) por culpa dos humanos que como disse presumidamente pensam. População que vive às custas de programas do governo, que espera bolsa família para sustentar sua casa, que pede tudo para os outros não merece nem pesquisa.

  7. Diandra disse:

    Estou chocada com este número. Eu acho que muitas pessoas que compram animais de estimação acham que eles são de pelúcia ou que se deve cuidar deles como tal. Só pode…

  8. Luiz disse:

    Eu em particular tive vários cachorros e 02 em especial porque um viveu em torno de 20 a 21 anos e o outro 16 anos e todos foram vacinados,e o que se vê hoje em dia é que as pessoas querem ter um cão más não sabem como cuidar;acham que é como um bichinho de pelúcia e o deixam viver por conta própria. A de se ter uma maior concientização quando for adquirir um animal e procurar saber mais sobre sua alimentação,vacinas,vitaminas,moradia etc.

  9. […] A Expectativa de vida dos cães no Brasil é de apenas 3 anos. No total, pouco mais de 5% morrem de… [image] Quanto tempo vive o melhor amigo do homem? Pelo senso comum, cachorro idoso é o que conseguiu chegar perto dos […] […]

  10. disse:

    Putz, essa expectativa me assustou muito? Será que a poluição não influencia tb?

  11. Carlos Matos disse:

    A expectativa dos donos poderia ser 3 anos…

    http://cudelontra.wordpress.com

  12. jorge luiz da silva matos disse:

    Discordo de algumas pessoas,porque eu tenho um pastor belga e já está com 12 anos e forte,somente está perdendo a visão, mais vou a praia com ele e brinca como se esti-vesse 2 anos de idade.Espero que viva mais uma cinco anos, ou mais

  13. Maria Angélica disse:

    Caro Luiz… compaixão não escolhe objeto. Quem tem compaixão, o tem por cães, crianças, idosos, e tudo o mais que mereça atenção. Compaixão significa sensibilidade e desprendimento. Ter compaixão por cães, não significa não te-lo por crianças, mas substituir a compaixão dos cães por crianças significa que você não a tem… é uma crítica vazia… demonstra falta de sensibilidade e de amor. Resta a pergunta que não será respondida: Qual é seu trabalho com crianças de favelas???

  14. Carol disse:

    Já tem muita gente fazendo pesquisas e projetos sobre as crianças nas favelas. Vemos isso diariamente. Acho que, devido a importância dos animais em nossas vidas, esse estudo é muito válido. E serve para conscientizar os donos de que os animais não são brinquedos. Requerem cuidados e muitos.

  15. Rayssa disse:

    Talvez os cachorros no aqui no Brasil morrem mais cedo justamente porque nao sao castrados pois saem de casa a procura de acasalamento e com isso contraem doencas. Nesses outros paizes como os estados unidos a maioria dos animais sao castrados talvez seja por isso que os animais vivem mais tempo. Alem disso a castracao muitas vezes previne que a cadela tenha um cancer de utero ou mama

  16. Elisabeth disse:

    A minha Juma vive u ate 17 anos.

  17. Paula Carvalho disse:

    Estou chocada, as pessoas pegam ou compram cachorros como bichos de pelúcia. Tenho uma cachorra que em abril fará 10 anos, espero que ela viva muito ainda, ela é castrada principalmente porque não tenho condições de ter mais cachorros por causa das despesas. Ela é realmente uma amiga fiel, que sabe quando não estou bem e me faz companhia. Quem tem animais tem limitações, por exemplo, se tenho uma viagem e não posso levá-la ou não tenho com quem deixá-la simplesmente não viajo, cuido de suas vacinas, vermicidas, anti-pulgas, etc, tudo isso é despesa, e o mais importante é a atenção que os animais precisam de nós, nosso carinho.

  18. amandia disse:

    eu estou com 32 anos e tive tres cachorro neste tempo. o primeiro durou 14 anos o 2° 11 anos e o ultimo tem ja 3 anos e so este é que tomou vacinas nos meses iniciais os outros so a da raiva. mas temos uma cachorra de 11 e um de 12 anos. todos os nossos animais morrem de velhice. mas confesso que achei estranho a reportagem. o que sera que esta acontecendo?

  19. Marinês disse:

    Eu acho engraçado, várias vezes qdo se faz pesquisas, ou algum tipo de campanha em favor dos animais, sempre vem alguém com esse tipo de comentário, como foi feito pelo amigo Luis, mas na verdade essas pessoas nada fazem para melhorarem a vidas dessas pessoas, muitas ao contrário querem distância, e tentam achincalhar quem gosta e se preocupa com os animais!

  20. Marcinha disse:

    Sr. Luiz, se você não gosta de cães, significa que também não gosta de gente. Quem faz maldade a um animal e capaz de fazer com gente.
    Pessoas que gostam e tratam bem de animais, com certeza são pessoas de coração puro e bom, não fazem mal nem á uma mosca.

  21. clara disse:

    Meu cachorro esta com pedras nos rins, levei-o ao veterinario e ele falou que so uma cirugia resolve, porem deixou claro que o cão pode nao resistir por causa da idade. Isso me deixou muito triste, vou sentir muito a falta dele… “Eu nao pensei que a expectativa de um cachorro fosse tão baixa.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: