Vale do Rio Doce plagiou Vitelli antes de virar “apenas” Vale?

plagio-logo-vale-vitelli.jpg

O novo logo da Vale do Rio Doce, que passou a se chamar apenas Vale, está tendo problemas por conta da semelhança com o logo da companhia de calçados Vitelli, situada na cidade de Franca, em São Paulo.

A diretora de comunicação institucional da Companhia Vale do Rio Doce, Olinta Cardoso, tentou explicar para o pessoal do Clubeonline sobre as semelhanças entre os logotipos da mineradora e da empresa de calçados.

De acordo com Olinta, a Vale trabalha com “símbolos universais” na composição da sua logomarca. “O símbolo, um triângulo virado, como uma letra ‘V’, é comum, assim como o nome ‘Vale’. Muitas empresas carregam esse nome. Muitas outras utilizam o símbolo”, admite a diretora. “Nós não procuramos por algo exclusivo, o ‘V’ é um sinal universal”, argumenta.

Segundo a executiva, o que diferencia a Vale não é o logotipo por si só, mas toda a personalidade da marca e o trabalho de gestão de branding desenvolvido. “O símbolo tem tudo a ver com a atitude da marca. A letra ‘V’, além de remeter à Vale, faz alusão ainda à ‘vitória’, ‘valor’, atributos que se identificam com a companhia”, justifica.

Olinta diz ainda que a logomarca traz um design global: lembra um coração verde-amarelo, para destacar a origem brasileira da companhia que tem atuação no mundo. “Além disso, o verde representa o setor de mineração, remete aos vales, e o amarelo, à riqueza. O desenho todo também faz referência à cava de mineração”, explica.

Por fim, a diretora conta que a parte superior da logomarca traz o símbolo do infinito, num sinal de que a Vale atua mirando o longuíssimo prazo, contando com pesquisas com foco no futuro.

Como a empresa de calçados Vitelli atua num segmento de mercado totalmente distinto do da Vale, não há impedimento legal para a utilização dos logotipos semelhantes.

E tudo isso por módicos US$ 50 milhões que serão investidos nos próximos quatro anos para alterar todos os logotipos e nomes da empresa ao redor do mundo.

A Vitelli acionará judicialmente a Vale. Dia 04/dez, a Vitelli Calçados completou 5 anos do pedido de registro da marca sob o número 825.079.721. O registro foi feito pela Vilage Marcas e Patentes.

Fonte: aletp


Veja mais:
Pirataria no Carnaval ???
Golaço da Volkswagen no lançamento do seu novo site na Inglaterra
Cristiano Ronaldo VS Bugatti Veyron
Papai amamentando? Chegou a hora de praticar esportesUma lição de solidariedade – Comercial Premiado
W/BRASIL divulga FNAC em ritmo de boa música.

4 Responses to Vale do Rio Doce plagiou Vitelli antes de virar “apenas” Vale?

  1. Valério Luchetti disse:

    Um tremendo descuido dos designers gráficos que fizeram o logotipo sem consultar os ja existentes . Outra hipótese teria sido a de ‘ eventos simultâneos ‘ se a Vitelli não tivesse registrado a cinco anos …
    Lamentável é ver que a diretora de comunicação institucional de uma companhia como a Vale do Rio Doce ( atual Vale ) desconheça princípios básicos sobre direitos autorais . As ‘ explicações ‘ oníricas sobre o logotipo são simplesmente hilárias . Um bom logo é objetivo e direto . Porque não assumir que é mesmo uma ponta de broca para escavações …
    Em tempo o ‘ infinito ‘ que ela vê no topo do logo é simplesmente a notação usada em desenho para a secção de um cilindro ou toro . Aparece quando se representa uma estaca ou uma broca em um desenho .
    Seria mais honesto admitir o descuido da empresa contratada para o desenvolvimento do logotipo que tentar dourar a pílula e minimizar o ‘ ato falho ‘ …
    Por outro lado ‘ ramos diferenciados ‘ de atuação nunca será justificativa para copiar o que quer que seja .

  2. Julia Maria disse:

    Eta falta de criatividade !!!!
    Tanto na criação quanto na desculpa. Toma vergonha gente e façam do erro uma oportunidade para mostrar como a Vale do Rio Doce é GRANDE e sabe reconhecer um erro. Rua para os criadores do logo, parece criação de fundo de quintal !

  3. margot disse:

    Por favor, alguém sabe o nome da música que está tocando no comercial da Vale?

    É liiiinda

  4. Henrique disse:

    Queria muito saber tbm !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: