Contratar outra pessoa para preencher IR exige cuidados

leao.jpg

Especialistas recomendam cuidado com serviços de desconhecidos.
Declarações mais complexas podem ser feitas por contadores.

Preencher uma declaração de Imposto de Renda é muitas vezes uma tarefa difícil para quem não possui formação na área de contabilidade ou direito tributário.

Por isso, alguns contribuintes preferem contratar os serviços de um profissional da área ou de algum “entendido” no assunto.

Mas há uma série de cuidados que a pessoa deve tomar ao decidir terceirizar a entrega da declaração.

A Receita Federal permite que qualquer pessoa preencha o formulário do IR. Ou seja, não é crime vender esse tipo serviço sem ter diploma na área. Mas o contribuinte deve lembrar que, para o Fisco, ele é o único responsável pelas informações entregues.

Em todos os casos, o contador Julio Linuesa Perez, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), recomenda que seja feito algum tipo de contrato para que o consumidor possa reclamar depois, caso haja problemas.

“Perante a Receita Federal, o único responsável pela declaração é o contribuinte”, diz. “Por isso, quando você contrata alguém, é importante que exista uma proposta de prestação de serviços, para você reclamar se o profissional cometer algum erro grave e técnico.

Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, conselheiro do CRC-SP, diz que também é preciso cuidado com pessoas que prometem conseguir “uma restituição maior”, que não esteja baseada em documentos verdadeiros.

“O contribuinte não pode se iludir com essas promessas. A lei é uma só para todos. Se tiver algum problema, a Receita vai em cima da pessoa e não quer saber quem fez a declaração”, diz.

A aposentada Nina Simões costuma fazer a declaração com um contador que já cuida do Imposto de Renda de toda a família há vários anos. “Comigo nunca deu problema, só com a minha mãe, que caiu uma vez na malha fina, porque estava faltando um documento”, diz Nina, que precisou resolver o problema pessoalmente na Receita.

Declarações complicadas

Entre as pessoas que costumam contratar os serviços de contador estão aquelas que precisam declarar herança, atividade rural ou que possuem muitos bens. Há também pequenos empresários que já trabalham com escritórios de contabilidade ou pessoas que possuem participações em empresas, que muitas vezes estão inativas, mas que continuam abertas no cadastro da Receita Federal.

“Hoje, a maioria das pequenas empresas utilizam os serviços de escritórios de contabilidade, que possuem um histórico do cliente e acompanham a sua situação fiscal durante vários anos”, diz Santos.

Não existe uma tabela para esse tipo de serviço, mesmo entre os contadores. Por isso, os preços podem variar de cerca de R$ 50 até R$ 4 mil. “O valor depende do porte da declaração e da complexidade”, diz.

Fonte: G1


Veja mais:
Bom salário e estabilidade no emprego. Veja aqui a lista com os melhores concursos públicos
Não perca dinheiro, saiba como gastar menos e falar mais no celular
Conheça as regras para declaração do IR 2008; entrega começa dia 3
Cartilha ajuda comprador de imóvel a escolher financiamento

2 Responses to Contratar outra pessoa para preencher IR exige cuidados

  1. […] Imposto de Renda Contratar outra pessoa para preencher IR exige cuidados […]

  2. Vicente Toledo disse:

    SOU UM CONTADOR E PELO QUE VEJO DE MUITA CONFIANÇA,INÚMERAS PESSOAS PAGAM PARA QUE EU FAÇA O PREENCHIMENTO DO IMPOSTO DE RENDA,TANTO DE PESSOA FÍSICA QUANTO DE PESSOA JURIDICA NO BRASIL ACONTECE O SEGUINTE MUITOS NÃO SABEM FAZER O IMPOSTO E ASSIM FAZEM INCORRETAMENTE CAINDO NA “MALHA FINA”DAS CENTENAS QUE FIZ ATÉ HOJE NENHUM CAIU NA MALHA FINA E TODOS RECEBERAM MAIS RESTITUIÇÃO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: