In Blog deu antes do Fantástico. Chegou a hora dos gordinhos, comilança liberada e regime nunca mais?

Quase um ano após a aprovação dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), começa a comercialização do rimonabanto no Brasil. O medicamento, que traz o nome comercial de Acomplia, já está em uso nos países da União Européia desde 2006.

Luís Fernando Correia é médico e apresentador do “Saúde em Foco”, da CBN; veja o site
O rimonabanto é o primeiro medicamento desenvolvido para atuar no sistema endocanabinóide, ligado ao balanço energético e ao acúmulo de gordura no corpo humano. No inicio dos anos 1960, cientistas descobriram um sistema de regulação orgânica que é capaz de interferir na quantidade de energia que é ingerida e gasta pelo corpo, agindo sobre o metabolismo da glicose das gorduras.

Os receptores desse sistema estão localizados no cérebro, tecido adiposo, fígado, músculos e tubo digestivo. O mecansimo de atuação dos receptores do sistema endocanabinóide é capaz de modular a entrada de glicose nas células, a produção de gordura no fígado e a sensação de saciedade no tubo digestivo.

Sinalizadores
A descoberta dos receptores nas células permitiu a identificação das substâncias químicas que sinalizam como deve funcionar o sistema. Elas são chamadas de agonistas para os receptores CB1 e CB2.

A partir daí, os cientistas começaram a imaginar que uma outra substância poderia bloquear a ação dos agonistas e, assim fazendo, modificaria o padrão de saciedade, diminuindo a ingestão de comida. Ela também atuaria sobre o metabolismo da glicose, ajudando o controle dos níveis de açúcar no sangue, cruciais para os diabéticos. E, além desses fatores, poderia melhorar o perfil de gorduras no sangue das pessoas.

O rimonabanto foi descoberto somente em 1994, e começaram o estudos para avaliar a segurança e eficácia de sua utilização. O objetivo foi comprovar se o bloqueio dos receptores do sistema endocanabinóide poderia melhorar os fatores de risco para doença cardiovascular e diabetes a partir de um melhor metabolismo do açúcar e equilibrando o balanço energético.

Estudos clínicos
Foram realizados até agora mais de 50 estudos clínicos, que envolveram mais de 16 mil pacientes. Os resultados do ponto de vista metabólico têm sido animadores. Os pacientes perdem peso, diminuem a circunferência abdominal e melhoram seu perfil de gorduras no sangue.

Esses estudos permitiram sua liberação na Europa, no Brasil e em outros países do mundo. Segundo a empresa fabricante, mais de meio milhão de pacientes já fez uso do remédio. O Brasil participou de vários desses estudos e de outros que estão em andamento, coordenados através de centros de pesquisa universitários.

Por ser um medicamento que também atua no cérebro, durante os estudos clínicos vários efeitos adversos psiquícos foram descritos, especialmente ansiedade e depressão, que cessavam após a parada do uso do medicamento. Além desses efeitos indesejáveis ocorreram naúseas e tonteiras.

Daí a preocupação dos pesquidadores brasileiros que participaram dos estudos em alertar a todos que o medicamento têm um público alvo e somente para esse público alvo o padrão de segurança se mostrou aceitável nas pesquisas. E quem são esses indivíduos?

Obesos
São pacientes que estão com índice de massa corporal igual ou maior a 30 ou pacientes que têm índice de massa corporal acima de 27, porém também apresentam fatores de risco como diabetes tipo 2 ou alterações dos niveis de gordura no sangue. O medicamento é contra-indicado para pacientes que estejam em depressão ou em tratamento com antidepressivos. Além deles, pessoas com histórico de doenças psiquiátricas devem evitar usar o remédio.

A comercialização do medicamento deverá seguir as normas da Anvisa e sua venda será controlada pelas autoridades através da utilização de receituário específico pelo médico. Outro alerta foi o de que não existe a possibilidade de que o remédio original seja vendido através de farmácias de manipulação. O custo estimado pelo fabricante deverá ficar em R$ 225 por uma caixa que serve para 28 dias de tratamento.

Diante da epidemia de obesidade e doença cardiovascular enfrentada pelo mundo ocidental, esse medicamento pode ser uma ferramenta importante para ajudar no controle dos fatores de risco, desde que aplicado aos pacientes com critério e somente nas indicações precisas. Não corra riscos, nunca utlize medicação sem orientação médica.

Veja mais:
Não compre mais CD´s!
Buena Vista Social Club dá muito mais ritmo em Clocks do Coldplay! E não é que ficou bom?
Música do mês no In Blog – Samba a dois / Los Hermanos
Pedra Letícia: Bom humor e irreverência direto de Goiânia
Amy Winehouse, voz de veludo com traços de diva do Soul e dá-lhe cachaça!

16 Responses to In Blog deu antes do Fantástico. Chegou a hora dos gordinhos, comilança liberada e regime nunca mais?

  1. ruth lage de sousa disse:

    gostaria de saber como posso falar desse remedio para meu medico e como posso comprar

  2. Cleusa disse:

    é uma lástima, que a sociedade menos previlégiada economicamente, não possa ter acesso a esse remedio. como sempre só terão esse previl´gio os que podem cultuar seus corpos, em spas , e cirurgiães carissímos.
    quem tem problemas de saude tem que continuar nas filas do SUS, mesmo;ou morrer devido as complicações que a

  3. Luiz A Franchini disse:

    Excelente! Finalmente um remédio que ataca algo muito mais próximo a causa ( ou uma das causas )da obesidade em vez de mais um que atua na já batida tecla de supressores de apetite, sendo que este – o excesso de – em inúmeros casos não é a causa da obesidade. Só espero que, desde que reconhecida como doença já há algum tempo, e ainda sendo reconhecido por vários países do mundo como epidemia, a obesidade possa contar com essa substância de forma que ela venha a frequentar rapidamente a lista de medicamentos, senão gratuitos, pelo menos subvencionados por nosso governo, pois a esse preço, com certeza, servirá apenas para os objetivos estéticos das classes mais favorecidas.

  4. osvaldo disse:

    como faço pra comprar esse remedio

  5. Maria Elisa Cappellano disse:

    Qual o nome do remédio e de seu principio ativo? Há como receitar ou não esse remédio no Brasil? Pode-se tomar em conjunto com um ansiolitico, como os remedios hoje existentes?

  6. JAIRO LUIZ SILVA disse:

    Excelente notícia e boa perspectiva para quem já usou outros remédios sem êxito.
    Gostaria de saber o nome do remédio para conversar com o meu médico.

    JAIRO LUIZ SILVA

  7. Renato Carvalho do Sacramento disse:

    Gostaria de saber como conseguir este remédio e o valor do mesmo.

  8. adalberto disse:

    Onde comprar e quanto custa

  9. virginia disse:

    qual o nome do remedio,onde comprar e se da insonia? caso dê insonia se pode tomar um anciolitico.quai s as capitais que já vendem?

  10. Rosane Moraes disse:

    Aonde posso comprar esse remedio?

  11. LUIZA disse:

    Até que enfim uma boa noticia, pois sou obesa, cardiaca e diabética…não por falta de cuidados…então…gostaria de saber o nome do medicamento, pra eu falar com minha endocrinologista, bem como onde encontrar e qual o valor…um abraço
    Luiza

  12. Maria Elisa Cappellano disse:

    Pelo visto, ninguém sabe o nome do remédio, onde comprar e como pedir ao seu médico. Pergunto: qual a origem desta matéria? É Fake? É muito chato lançar num blog uma notícia e depois ninguém saber dar mais detalhes.

  13. Lucas disse:

    Que pessoal preguiçoso, cara.
    O nome do remédio e o preço estão no texto.
    E também está escrito que ele está CHEGANDO AO BRASIL e provavelmente não será vendido por farmácias de manipulação.
    Deve ser algo controlado.

    LEIA BRASIL. LEIA!

  14. ola disse:

    Gostaria de saber onde posso encontrar este remedio maravilhoso aqui no brasil. Minha familia e toda obesa e nâo gostam de fazer dieta.favor me responder o mais urgente possivel

  15. Estrelinha disse:

    Gostaria que nos mantivesse informados sobre tudo que envolve a ingesta do remedio e mais detalhado sobre os efeitos colaterais que o medicamento pode acarretar.Digo, em uma linguagem intelegível para leigos citando exemplos para facilitar a compreenção
    Acredito que o povo acha que este medicamento faz milagres em qualquer um indiscriminadamente e pelo o que li…não é nada disso

  16. ALESSANDRO disse:

    É muito importante tudo que envolve saúde e bem-estar. Trabalho ajudando as pessoas a controlarem seu peso e a obterem mais saúde, de forma prazeirosa. Por isso, quanto mais informações tivermos melhor.

    januario_s@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: