Dica Responsável: Tetra Pak lança site para indicar ponto de coleta mais próximo de ambalagens longa vida.

A Tetra Pak acaba de lançar o site Rota da Reciclagem, com suporte do Google Maps, que mostra quais são as cooperativas, os pontos de entrega voluntária e os pontos comerciais que recebem embalagens de leite, sucos e molho de tomate, por exemplo. O legal é que o site abrange o Brasil todo e, caso o usuário conheça mais algum lugar que receba esse material e o destine para reciclagem, ele pode ser incorporado ao mapa.

“Essa é uma forma de disseminar o conceito da coleta seletiva e aumentar o volume de material pós-consumo reciclado”, diz Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak. O Google Maps pode ser utilizado para a prestação de serviços à comunidade. “Entendemos que a Rota da Reciclagem é um serviço à população e ao meio ambiente”, comenta Patrícia Pflaeging, diretora de marketing do Google Brasil.

A ferramenta é bem fácil de usar:

– digite seu endereço no campo indicado;
– escolha o tipo de local para onde você deseja enviar suas embalagens: cooperativas, comércio e entrega voluntária;
– o buscador localiza o seu endereço no mapa ( e o sinaliza com um bonequinho azul) e marca todos os locais (do tipo que você escolheu) próximos do seu endereço;
– clique sobre os ícones listados no mapa para obter mais informações sobre cada lugar.

Agora é só deixar de preguiça e levar suas embalagens até lá!

Está em dúvida sobre qual local escolher? É simples:

Entrega voluntária: em caso de lixo doméstico, que tem pouco volume, essa é a opção mais recomendada e tem a vantagem de existir em quase todas as cidades. Dali, o material é encaminhado para a reciclagem.
Cooperativas: normalmente é onde os catadores integrantes deixam o material que recolhem e para onde vai o lixo da coleta seletiva municipal. Trata-se de uma iniciativa social que faz o beneficiamento das embalagens, posteriormente vendidas aos recicladores.
Comércio: há empresas que compram embalagens em grande quantidade – muitas vezes das próprias cooperativas -, fazem o beneficiamento e vendem para as recicladoras.

Quer saber como se recicla uma embalagem com tantos elementos diferentes?

– Uma das opções é fazer a agitação das embalagens longa vida – com água e sem produtos químicos – nas fábricas de papel. Dessa forma, as fibras de papel se separam do restante e podem virar caixas de papelão, tubetes e material gráfico. A parte de plástico e alumínio vai para fábricas de processamento de plástico e se transforma em vassouras, cabos, lixeiras etc.

– A mistura plástico + alumínio também pode ser prensada a quente e se tornar uma chapa parecida com o compensado de madeira. A matéria prima é muito utilizada na construção civil e também para a confecção de pequenos objetos.

– Há ainda a possibilidade de se separar o alumínio do plástico em fornos de plasma, onde o material é aquecido a temperaturas bastante elevadas e sem oxigênio. O plástico vira parafina e o alumínio se derrete e pode ser usado na fabricação de novas embalagens longa vida. Essa tecnologia é nova e foi desenvolvida no Brasil.

Hoje, mais de 30 empresas reciclam a embalagem da Tetra Pak no país

Fonte: Planeta Sustentável

Leia mais:
Não faça feio em restaurante japonês
Direto do Urso! Por quê algumas mulheres não conseguem arrumar namorados de jeito nenhum?
Blog do Clube do Lar ensina fazer suas roupas durarem mais e tem muito mais dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: