Aquecimento global, faça sua parte.

Etanol é tema da 7ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa
Evento, organizado pela Câmara Municipal através do gabinete do vereador Gilberto Natalini, acontece em 21 de maio, das 8h às 16h, no Anhembi – grande auditório.

Em janeiro de 2008, a frota paulistana atingiu a alarmante marca de seis milhões de veículos. Como conseqüência, a emissão de poluentes atingirá níveis muito maiores do que os atuais – apenas de monóxido de carbono, são emitidas 70,6 mil toneladas anuais em São Paulo.

E, mais uma vez, vem à tona a questão do aquecimento global, exaustivamente discutida atualmente. Entretanto, muito precisa ser feito até que o assunto deixe a lista de emergências mundiais. A temperatura da Terra subiu 0,7ºC no último século – parece pouco, mas é preciso ressaltar: calcula-se que 150 mil pessoas morram todos os anos por fatores relacionados ao aquecimento global.

Os veículos são grandes vilões, que contribuem violentamente para agravar o aquecimento global. No mundo todo, a frota contabiliza cerca de 600 bilhões, e a maior parte deles usa derivados do petróleo como combustível – altamente poluidores.

É por isso que muito tem sido discutido sobre o etanol, fonte de energia renovável e menos poluidora. Obtido a partir da fermentação de vegetais, o álcool também é mais vantajoso na relação custo/benefício e tem participação importante na economia brasileira – um grande pólo produtor, graças à intensa atividade canavieira. Hoje no Brasil, a estimativa é de pouco mais de 40% de veículos sejam movidos a álcool – inclusive os “flex”.

No resto do mundo, o etanol também vem sendo pauta de muitas discussões. Os EUA – que também se destaca pela produção de álcool a partir do milho, mas que tem pouca expressividade no uso do álcool como combustível – pretendem substituir, até 2017, 20% da gasolina consumida na país. Na Europa (que, ao contrário dos EUA, não apresentaram obstáculos à ratificação do Protocolo de Kyoto), esse número é de 10%.

Considerando a alarmante situação do aquecimento global e a importância de discutir o uso dos biocombustíveis, a 7ª edição da Conferência Produção Mais Limpa tem como tema “O Etanol e a Cidade de SP: suas perspectivas e oportunidades”.

A ser realizado no dia 21 de maio, das 8h às 16h, o evento conta com a participação do prefeito Kassab, do governador Serra, do vereador Gilberto Natalini, de secretários municipais e uma série de especialistas para discutir as vertentes sociais, ambientais e econômicas do etanol.

7ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa

Data: 21 de maio de 2008
Local: Av Olavo Fontoura nº 1209 – grande auditório – Anhembi – portão 34
Horário – 8h00 às 16h00
Informações à imprensa: Jornalista José Cássio
Informações: (11) 3396-4405
Inscrições:
http://www.nalini.com.br
 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: