Coisas do Brasil. Gilberto Gil diz que Daime é patrimônio cultural

Gil defende chá de ayahuasca como patrimônio cultural

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, vai encaminhar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) processo para transformar o uso do chá de ayahuasca, feito a partir do cipó de mariri e das folhas de chacrona e que tem substâncias psicoativas, em patrimônio da cultura brasileira.

“Espero que nós possamos celebrar em breve o registro do ayahuasca como patrimônio cultural da nação brasileira”, disse o ministro em Rio Branco, capital do Acre, nesta quarta-feira (30). “Neste caso, específico, acrescenta-se o afeto em relação à outra dimensão importantísssima para a vida, que é a natureza”, acrescentou.

Gil endossou um pedido assinado por representantes de três troncos fundadores das doutrinas ayahuasqueiras: Alto Santo, Barquinha e União do Vegetal. O chá mais famoso feito do cipó e das folhas é usado em rituais do Santo Daime, uma corrente descendente do Alto Santo.

Apesar das propriedades alucinógenas, o uso do chá é permitido no Brasil para “ritos religiosos”. O uso causa, segundo estudos científicos, alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarréia. Ayahuasca é palavra indígena que tem duas traduções em português: “corda dos mortos” ou “vinho dos mortos”.

A proposta de reconhecer o chá tem apoio do governador do Acre, Binho Marques (PT), e da deputada Perpétua Almeira (PCdoB-AC).

A União do Vegetal promove, em Brasília, o II Congresso Internacional do Hoasca, entre 9 e 11 de maio. O objetivo é debater os últimos estudos realizados com o chá. O ministro da Cultura foi convidado para participar.

Blogs Amigos:
NAMONEURA Desabafos de uma namorada normal. Anormal são vocês!
PERGUNTE AO URSO Tudo aquilo que você não sabia para quem perguntar
CLUBE DO LAR Pensou em casa, já está nele
YAMAAI O melhor restaurante japonês da Vila Olímpia
TUCANOJOVEM Juventude do PSDB – Capital SP

 

11 Responses to Coisas do Brasil. Gilberto Gil diz que Daime é patrimônio cultural

  1. José Carlos disse:

    “Apesar das propriedades alucinógenas, o uso do chá é permitido no Brasil para “ritos religiosos”. O uso causa, segundo estudos científicos alucinações, hipertensão, taquicardia, náuseas, vômitos e diarréia. Ayahuasca é palavra indígena que tem duas traduções em português: “corda dos mortos” ou “vinho dos mortos”.

    Admiro muito um ministro solicitar algo que provoque nas pessoas tal mudanças.

    Fico me perguntando o que leva as pessoas a procurar por isso?

    Como seria para essas pessoas quando precisar desse “tratamento”, procurar um médico?

  2. Yuri disse:

    Tenho uma pessoa muito querida que freqüentou a União do Vegetal por dez anos, tomando o chá toda semana. Durante esse tempo, enfrentou um processo de sérios problemas psíquicos, desencadeado certamente pela ingestão do alucinógeno “natural”. Chegou a ser diagnosticada como esquizofrênica. Tem melhorado agora que está longe da seita religiosa. É possível que isso não aconteça com todos que consomem o chá, talvez apenas para quem tenha alguma tendência. Mas, pra mim, basta que o “patrimônio cultural” faça mal a uma só pessoa, ele não presta.

  3. maria disse:

    Eu tenho/tinha um amigo que abandonou tudo para entrar na União do Vegetral , ele , mulher e filhos. Vi-o algumas poucas vezes depois de seu ingresso, mas cada vez que nos encontrávamos, ele sempre estava com um aspecto pior fisico e emocionalemnte.
    Não sei até onde o chá contribuiu para sua crescente depressão, o fato é que ele acabou se matando… então considero que bem ele não podia estar.

  4. olhos disse:

    Maior cego aquele que não quer ver.
    Os mais leigos , sabem que o santo daime é parte de um ritual religioso satânico. se fosse algo bom , provavelemnete ja seria lícito e alguém ja teria patentiado a muitos séculos..
    A verdade é pura e única, nossa ministro vem de raizes afros, religião afro, passado psicodelico e nada normal para a epoca a qual viveu, usou de tudo e viveu p tudo. O que foi bom e é ainda para ele , pode ser que não seja para o resto do mundo.
    MASSSSSSSSs como ele chegou a um cargo de liderenca em nosso pais ele foi lá dar um rolê, viajou um pouco com o daime e agora quer virar historia e patrimonio p um país.
    Isso é ridiculo…………… que tal virar patrimonio historico e cultural do pais os meninos de ruas do centro de sao paulo cheirando cola e comendo o resto de comida dos lixos……….. isso tbem deixa doidao e é a realidade do nosso pais….

  5. Paulo andrade disse:

    Uma coisa é comentar baseado no que disseram, outra coisa é viver a experiência para poder opinar. Muitas pessoas ainda vivem cheios de preconceitos, pode ter certeza que quem é contra é por que acha que só a sua religião é a certinha.

  6. José Meireles disse:

    Já fazem 20 anos que frequento a Doutrina do Santo Daime, e também já conheci o belo trabalho da UDV, tenho esposa e filhos e todos tomam o Daime, e graças a êsse chá maravilhoso, gozamos de saúde e paz em nossas casas. Tenho 43 anos de idade e nunca fui ao Médico graças a Deus.

  7. Vidal disse:

    O debate é longo, sempre haver quem aceite ou nao a ‘patrimonializaçao’ do Santo Daime. Particularmente fiquei muito feliz com a idéia.

  8. Marco disse:

    Por que será que para algumas pessoas tudo é ligado ao ruim ao demonio… e por ai vai
    O mau está é dentro é de vcs mesmo. Procurem conhecer antes de omitir alguma opinião.

  9. Cleide Elizabeth disse:

    È lamentável o hábito que muitos ainda têm de criticar aquilo que não conhecem.
    Seria interessante pesquisar, conhecer antes de emitir qualquer juízo de valor.
    Tenho 38 nos de idade, há três na União do vegetal sito-me bem, com mais saúde e progresso na minha vida profissional. Só tenho a desejar a vcs Luz na Consciência, Paz na Vida e Amor no Coração.

  10. Tata Ferre disse:

    Conheci a doutrina do Santo Daime a pouco mais de um ano e o que tenho a dizer é que nunca me senti tão viva saudavel e feliz.
    Tenho 27 anos.Eu éra usuaria de drogas desde os 16/17 anos,nos ultimos 3 estava me drogando muito ,não via sentido na minha vida e sempre me vinha na cabeça a ideia de me matar .Não tinha perspectiva nenhuma a minha vida era cheirar cocaina ,beber muito ,fumar em demasia e usar outros tipos de drogas quimicas e alucinógenas…
    Hoje graças ao Daime estou curada de todos esses vicios.Não bebo ,não fumo não cheiro ,amo a minha vida que é a coisa mais preciosa que tenho .O Daime trouxe Jesus de volta à minha vida ,me mostrou Deus dentro de mim.
    Se isso não é do bem se não é de Deus então eu não sei o que pode ser pois estou limpa a 1 ano e a minha vida esta cada dia melhor estou a cada dia mais feliz e saudavel…
    Luz Amor Paz e Respeito a todos

  11. Emerson Mattia disse:

    Conheci o Daime a pouco tempo e toda minha familia mudou, mudamos em tudo.
    É preciso conhecer para expressar opinião sobre qualquer assunto.Já constatei onde frequento a cura de 5 pessoas que usavam as drogas mais pesadas hoje tomam o chá 1 vez por semana, suas vidas mudaram em tudo.O que é isso satanás? Será que ele é bonzinho?

Deixe um comentário

