Por que é tão difícil evitar o efeito sanfona depois da dieta?

O efeito sanfona e a dificuldade para manter o peso depois de uma dieta bem-sucedida podem ser explicados pelo número de células adiposas que é definido na infância. Um estudo publicado na revista científica britânica Nature indica que o número total de células de gordura no corpo é estável e a produção de outras novas é compensada pela destruição das que morrem.

Todos os anos, ocorre uma renovação de 10% dessas células. Assim, quando se perde peso na idade adulta, apenas a massa das células é reduzida. Não há diminuição no número de células adiposas. E quando o tecido é renovado, a tendência é readquirir a massa anterior à dieta. Isso explica, segundo os cientistas, “ao menos parcialmente, porque é tão difícil manter o peso alcançado depois de emagrecer”.

Os pesquisadores do Instituto Karolinska de Estocolmo (Suécia) estudaram tecidos procedentes de lipoaspirações e de reconstruções abdominais. Eles concluíram que, depois da infância, o número de células adiposas permanece constante. O estudo confirma as estatísticas que demonstram que a maior parte dos adultos obesos já o eram na infância. Só 10% das crianças com peso normal convertem-se em obesos. Mais de 75% das crianças obesas conservam esta condição na idade adulta.

Para os cientistas, estes dados tornam possível a definição de novas linhas de tratamento para a obesidade. Adotar medidas desde a infância para frear a renovação de células adiposas mortas podeser uma alternativa eficaz.

Fonte: Abril.com

Veja mais:
In Blog deu antes do Fantástico. Chegou a hora dos gordinhos, comilança liberada e regime nunca mais?

2 Responses to Por que é tão difícil evitar o efeito sanfona depois da dieta?

  1. Anaïs disse:

    Mas e a alimentação que as crianças têm nos dias atuais não conta? Grandes quantidades de Mac Donalds, salgadinhos, refrigerante, chocolates, batata frita e etc…a cada dia que passa o consumo de enlatados e congelados aumenta e diminui-se o de alimentos naturais ou simplesmente os feitos em casa….sem falar na pressa, na correria do dia a dia…acredito que tudo contribui p/ uma criança obesa e um futuro adulto obeso com problemas de saúde dos mais variados..

  2. Lídia disse:

    Não se pode esquecer o fato de que depois de uma dieta, principalmente uma dieta monótona e que restringe muitos alimentos que dão o prazer do ato de comer, o paciente se sente livre para comer todos os alimentos antes proibidos, voltando a comer muito. Isso leva o retorno dos kilos perdidos também. O ideal é aprender a reeducação alimentar, se pode comer de tudo um pouco, a parte psicológica de controle conta muito também nessas horas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: