Brasileiro entre os maiores do mundo na propaganda

O publicitário Nizan Guanaes comemorou seus 50 anos, completados na semana passada, com um presente especial: o grupo que comanda, o ABC de Comunicação, apareceu na 21ª posição no ranking dos maiores grupos globais de comunicação. O ranking é elaborado anualmente pela publicação americana Advertising Age. Essa é a melhor posição já alcançada por uma empresa brasileira no ranking. As agências DPZ, Talent e W/Brasil já apareceram nessa listagem, mas sempre com posições abaixo do 40º lugar.

Embalado pela divulgação do ranking – que atribui crescimento de 42,1%do Grupo ABC e receita auditada de US$ 228 milhões -, Guanaes também anunciou seu futuro substituto. Será o publicitário Sérgio Valente, que hoje preside a agência DM9DDB, que pertence ao ABC em sociedade com a rede americana DDB Worldwide. Valente deverá se desligar da atual posição até o final do ano. Em seu lugar assumirá Paulo Queiroz, atual vice-presidente de mídia.

Trabalhando com Nizan praticamente desde o começo de sua vida profissional, Valente é visto por alguns profissionais do meio publicitário como o sucessor natural para o cargo. Para outros, entretanto, o fato de ele ser guindado à posição significaria que o Grupo ABC não deve passar por grandes mudanças. Seria apenas uma forma de Nizan se afastar dos encargos operacionais do dia-a-dia, seguindo no comando estratégico do grupo. Valente prefere não fazer comentários. Nizan, por seu lado, garante que não tem problemas em delegar.

Nizan Guanaes garante que, agora que atingiu a 21ª posição no ranking da Advertising Age, sua meta é chegar entre os dez primeiros lugares em quatro anos. Para cumprir esse objetivo, a receita do grupo teria de dobrar nesse espaço de tempo. A forma de cumprir essa rota seria por meio de aquisições e abertura de novos negócios.

O publicitário diz ter dinheiro em caixa para fazer as duas coisas, pelo menos em um primeiro momento. A médio prazo, de acordo com ele, está de pé o plano de abertura de capital na Bolsa de Valores. A oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) está programada para o próximo ano.

Entre os projetos mais imediatos do Grupo ABC está a compra de uma agência de publicidade na Argentina, além da abertura de mais uma agência de consultoria e comunicação em São Paulo, que será batizada de Asia (sem acento, assim como já acontece com a agência Africa). “Os clientes estão aumentando e não posso mais abrigá-los na Africa”, diz.

Hoje, a Africa tem 14 clientes. Quando a abriu, Nizan dizia que nunca ultrapassaria os dez para não perder o atendimento no espírito taylor made (sob medida). “Ainda vou ter agências com nomes de todos os continentes no meu grupo”, diz.

OS ELEITOS

No ranking da AdAge, as sete primeiras posições são ocupadas por grupos que faturaram mais de US$ 2 bilhões. As cinco primeiras posições permanecem inalteradas: Omnicom Group, com sede em Nova York e receita de US$ 12,7 bilhões; WPP Group, de Londres e receita de US$ 12,4 bilhões; Interpublic Group, de Nova York, com receita de US$ 6,5 bilhões; Publicis Groupe, sediada em Paris e com receita de US$ 6,4 bilhões; e Dentsu, de Tóquio, com receita de US$ 2,9 bilhões.

Entre as 25 primeiras estão nove americanas, três inglesas, três australianas, três japonesas e duas francesas. Brasil, Alemanha, Coréia, Canadá e Suécia têm uma na lista.

AS MAIORES DO RANKING

1. Omnicom Group ( Nova York; receita de US$ 12,7 bilhões)

2. WPP Group (Londres; US$ 12,4 bilhões)

3. Interpublic Group of Cos. (Nova York; US$ 6,5 bilhões)

4. Publicis Groupe (Paris; US$ 6,4 bilhões)

5. Dentsu (Tóquio; US$ 2,9 bilhões)

6. Aegis Group (Londres; US$ 2,2 bilhões)

7. Havas (Suresne, França; US$ 2,1 bilhões)

8. Hakuhodo DY Holdings (Tóquio; US$ 1,4 bilhão)

9. MDC Partners (Toronto/Nova York; US$ 547 milhões)

10. Alliance Data System – Epsilon (Dallas; US$ 469 milhões)

11. Asatsu DK (Tóquio; US$ 454 milhões)

12. Media Consulta (Berlim; US$ 415 milhões)

Veja mais:
A estrela da Varig não brilha mais. A propaganda continua boa e musica não sai da cabeça.
Marido de Madonna dirige novo comercial da Nike
Outdoor para ajudar o PSIU
Honda vs. Smart
Conheça o mundo por suas bandeiras na visão de um brasileiro
Que Pelé que nada, brasileiro melhor que Maradona é o Biro-Biro
Será o fim do duopólio na aviação nacional?
Sagatiba, a história da cachaça brasileira tipo exportação

var keywords = “”;

One Response to Brasileiro entre os maiores do mundo na propaganda

  1. Parabéns pelas Informações, criação e desenvolvimento do Site!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: