Encontre aqui bons motivos para respeitar a Lei Seca.

Até mesmo durante a ressaca o bafômetro poderá registrar vestígios de álcool no corpo.
Médica da Abramet esclarece questões sobre a nova legislação de trânsito.

A nova Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, deve provocar uma mudança de hábitos da população brasileira. O consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja).

Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses.

Segundo Marcos Pantaleão, advogado da Comissão de Direito de Trânsito da OAB de São Paulo, o motorista que se recusar a fazer exames de bafômetros e de coleta de sangue para verificar a quantidade de álcool consumido estará sujeito às penalidades do artigo 165, do CTB. “Este dispositivo, em tese, fere o princípio constitucional que ninguém é obrigado a produzir prova contra si próprio”, afirma.

Tire suas dúvida sobre a Lei Seca:

1- Quanto de álcool é permitido beber antes de dirigir com a mudança?
Nada.

2- Quanto tempo o álcool permanece no sangue após o consumo e depois de quanto tempo o motorista poderá dirigir?
Um copo de cerveja demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo. Uma dose de uísque, que é bem mais forte do que a cerveja, demora mais tempo do que isso. O mais garantido é que o motorista possa dirigir depois de 24 horas. Se estiver de ressaca e com sintomas provocados pela grande quantidade de álcool consumida, o melhor é ficar em casa. Este é o momento em que o álcool começa a ser tóxico e permanece no corpo por mais tempo.

3- Como o índice de álcool no organismo do motorista vai ser verificado?
De três maneiras: O bafômetro e o exame de sangue são mais sensíveis para detectar dosagens alcoólicas. O exame clínico é menos sensível para a dosagem, mas serve para indicar sinais de embriaguez como olho vermelho, alegria excessiva e falta de coordenação motora, por exemplo.

4- Quando não há bafômetros disponíveis no local da fiscalização, o motorista é obrigado a fazer exame de sangue?
Se o policial tiver indícios fortes de embriaguez do motorista, com testemunhas, por exemplo, ele pode exigir, sim, uma amostra do sangue ou a chamada de um médico para diagnosticar a embriaguez. A ausência do bafômetro, no entanto, pode permitir o questionamento da identificação da embriaguez. O policial precisa ter evidências de que o motorista está embriagado para requerer o exame de sangue ou o exame clínico no motorista.

A pessoa pode se recusar, mas o policial também pode exigir que o motorista seja examinado por um médico-perito.

5- O uso de medicamentos pode alterar o resultado do exame do bafômetro?
Só se o medicamento tiver álcool em sua composição. Depende também da quantidade ingerida e da dosagem do medicamento.

6- A bebida alcoólica usada no preparo de uma sobremesa pode ser detectada no exame de sangue ou no bafômetro?
A quantidade é menor, mas também será detectada pelo exame de bafômetro e de sangue.

7- A lei vale para todos os motoristas e em qualquer lugar?

A lei vale para qualquer condutor e em qualquer lugar onde puder circular um veículo. A fiscalização será feita tanto por policiais rodoviários federais como por policiais militares. Quando existir convênios na área da segurança, guardas municipais e policiais civis também poderão fazer a fiscalização.

8- A ‘lei seca’ pretende reduzir acidentes no trânsito?
A lei dá uma segurança maior sobre a questão do trânsito, mas é falha quando se fala sobre o bafômetro. Antes de entrar em vigor, todos os pontos de fiscalização e os policiais responsáveis por este trabalho deveriam ser melhor equipados. A fiscalização tem de ser permanente.

Assuntos Relacionados:
Equipe Cão sem Dono precisa de ajuda! Os animais estão sem ração!
Confira dicas para conseguir um estágio
Pulso ensina a otimizar seu tempo com todas as ferramentas digitais.
Consumismo gera lixo. Saiba aqui o que fazer com o lixo eletrônico?

9 Responses to Encontre aqui bons motivos para respeitar a Lei Seca.

  1. MAURO BORGES disse:

    MAURO BORGES, AUTOR E COORDENADOR NACIONAL DA PREMIADA CAMPANHA DROGA MATA, ESTÁ FELIZ DA VIDA COM A NOVA “LEI SECA” QUE ACABA DE PROÍBIR A INGESTÃO DE QUALQUER QUANTIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, E DEPOIS SAIR DIRIGINDO O SEU CARRO POR AÍ. FINALMENTE OS “PUDINS DE PINGA” E OS TONÉIS AMBULANTES DE CERVEJINHAS E OUTRAS BEBIDAS MAIS QUENTES, SERÃO SUMARIAMENTE MULTADOS EM QUASE MIL REAIS, TERÃO O CARRO APREENDIDO, PODERÃO PERDER A CARTA POR PELO MENOS 1 ANO, E NOS CASOS MAIS GRAVES PODERÃO ATÉ SEREM PRESOS EM FLAGRANTE DELITO. FINALMENTE PARECE QUE REALMENTE O BRASIL ESTÁ MUDANDO E PARA MELHOR !!! PARABÉNS SENHORES DEPUTADOS, SENADORES E PRESIDENTE LULA PELA APROVAÇÃO DESTA MUITO OPORTUNA LEI SECA, QUE DEVERÁ SALVAR MILHARES DE VIDAS E EVITAR ENORMES PREJUÍZOS MATERIAIS. É ISSO AÍ, BRASILEIRO SÓ ENTRA NA LINHA NA BASE DE PESADAS MULTAS OU AMEAÇAS DE PRISÃO. MAURO BORGES. AUTOR E COORDENADOR NACIONAL DA CAMPANHA DROGA MATA. LEMBRE-SE: AS DROGAS SÓ LEVAM A 03 CAMINHOS; CADEIA, MANICÔMIO OU CEMITÉRIO. É MELHOR SER UM CARETA VIVO, DO QUE UM DROGADO MORTO. ADESÕES: mutiraodrogamata@terra.com.br

  2. henrique disse:

    Isso é uma palhaçada… quer dizer q teremos q ficar 24 sem guiar após o ultimo copo.
    Se, na situação da lei anterior , houvesse real rigor na fiscalização tudo teria sido resolvido.
    Mas o q mais me causa estranheza é o nosso presidente ter sancionado uma lei dessa: ou largou a mardita ou só anda de motorista…

  3. Jailson Carvalho disse:

    As vezes acho que os diregentes do nosso país demora de tomar algumas decisões
    para que nação se sinta mais protegida, mais de uma coisa todo mundo sabe, tomara que não vá para cadeia só o preto pobre a lei tem que ser para todos indiferente de qualquer situação financeira.

  4. Gilberto N. da Costa disse:

    A lei seca pode até restringir um pouco dos acidentes que acontecem, mas a maior causa de acidentes é a imprudencia ao volante, a peça mais importante para evitar muitos dos acidentes seria a conscientização dos motoristas, e isto é muito dificil de conseguir, pois já foi gasto milhões em campanhas, e os motoristas imprudentes só se conscientizam, quando estão em um leito de hospital ou em uma cadeira de rodas, e neste momento não tem mais volta.

  5. Renata disse:

    Gostei muito desta lei seca, o povo estava abusando do alcool, o duro é que quem bebia moderado, esta tambem pagando pelos que bebiam demais sem limites. pois é acabou que eu entrei nessa lei seca para sair agora eu nao bebo para o bonitão do meu marido beber, bom que pelo menos nao engordo. KKKK, so no refri light. ECA!!!

  6. JARBAS disse:

    Detalhe disto tudo, que na maioria das vezes nossas leis
    são elaboradas e sempre em 100% existem brechas para
    serem explorada a impunidade, achei muito rigida esta lei
    mas tambem sei que quem comheçe um pouco de legislação
    nunca será pego por esta especificamente

  7. Leticia disse:

    EXCELENTE!!!
    Amei essa lei! finalmente fizeram algo pra acabar com esse povo q bebe e depois quer dirigir, tenho familiares q sao assim e isso e total imprudencia!
    Alias o povo hoje em dia bebe demais! Enxer a cara e ficar bebado esta se tornando bonito!
    tem q ficar um ano sem carteira mesmo!

  8. isaac silva disse:

    A lei é rigorosa e em breve começará a ser muito contestada, até por que afeta milhões de brasileiros das diversas classes. O fato é que tem que punir com rigor aqueles que bebem e saem cometendo atrocidadades no trânsito,entretanto, nem todos que bebem tem comportamento agressivo e a depender da quantidade dirigem normalmente, é uma questão comportamental. Ressalto a grande quantidade de pessoas que não têm habilidade alguma para dirigir, mesmo sendo habilitados, se envolvem em acidentes, fecham os outros, cometem todo tipo de infração,etc., na minha opinião estes são tão perigosos quanto os bebuns.

  9. MAURO BORGES disse:

    MAURO BORGES, AUTOR E COORDENADOR NACIONAL DA PREMIADA CAMPANHA DROGA MATA, TEM SIDO NOS ÚLTIMOS 15 ANOS, UM DOS MAIS FERRENHOS DEFENSORES DE UMA LEI MAIS DURA PARA COMBATER OS ‘PUDINS DE PINGA” E OS “BRAMEIROS” QUE ENCHEM O BUCHO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E SAEM DIRIGINDO SEUS CARROS POR AÍ, MATANDO OU MORRENDO. PARABÉNS SENHORES DEPUTADOS(AS) SENADORES(AS) E PRESIDENTE LULA. COMO DIZIA O SAUDOSO HOMEM DA VASSOSURA, O EX-PRESIDENTE E EX-PREFEITO DE SÃO PAULO; JÂNIO DA SILVA QUADROS: BRASILEIRO SÓ ENTRA NA LINHA OU RESPEITA AS LEIS QUANDO O PODER PÚBLICO AMEAÇA COM PENAS DE PESADAS MULTAS OU DE PRISÃO. FINALMENTE PARECE QUE O BRASIL ESTÁ MUDANDO PRÁ MELHOR !!! MAURO BORGES. VILA MATILDE – ZONA LESTE – SÃO PAULO.
    e-mail: mutiraodrogamata@terra.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: