Conheça a China sem a “maquiagem” das Olimpíadas

Com mão de ferro, China “maquia” problemas de Pequim nos Jogos

Durante os Jogos Olimpicos tudo foi festa

Durante os Jogos Olímpicos tudo foi festa

Com mão de ferro, o governo chinês conseguiu maquiar o quadro caótico de poluição, calor, falta de liberdade de imprensa e vigília constante às ações da população local e dos estrangeiros desenhado antes do início dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Após ter problemas com altos índices de poluição e com uma série de protestos a favor da causa tibetana durante a volta da tocha olímpica pelo mundo, o governo de Pequim resolveu agir e montou um esquema especial para esconder alguns problemas.

Para evitar que a capital chinesa se transformasse em um palco de manifestações por inúmeras causas, a polícia foi à casa de diversos ativistas nas semanas anteriores à Olimpíada pedindo que eles saíssem da capital.

Quem não aceitou o exílio voluntário acabou preso –havia pelo menos 30 pessoas em prisão domiciliar durante os Jogos.

Oficialmente, a China até abriu a possibilidade da realização de protestos durante o evento. Quem quisesse fazer uma manifestação, precisaria fazer um pedido público. Foram 77 reivindicações, nenhuma autorizada.

Segundo o Departamento de Segurança, 74 casos foram amigavelmente resolvidos, dois rejeitados por problemas de procedimento e um por envolver crianças.

O processo de “maquiagem” contou ainda com a participação da imprensa local. Um documento divulgado logo no início da Olimpíada pelo diário independente “South China Morning Post” mostrava uma lista de 21 proibições que as autoridades chinesas fizeram aos órgãos do país.

Entre os assuntos vetados estavam protestos, problemas de segurança ou qualquer emergência que ocorresse em uma competição. A lista também vetava qualquer reportagem sobre a censura à internet que vigora na China.

A censura a alguns sites foi um dos problemas enfrentados pelos jornalistas estrangeiros antes do início dos Jogos. Ao contrário do que havia prometido o COI (Comitê Olímpico Internacional), o Governo chinês bloqueou alguns conteúdos. As restrições foram caindo aos poucos, depois de inúmeras reclamações.

Ambiente
O processo de maquiagem chinês não se limitou a questões políticas e ideológicas, mas também a problemas ambientais, como o clima e a poluição de Pequim, uma das cidades com pior qualidade do ar do mundo.

Segundo dados oficiais, a China está entre os primeiros da lista de maiores emissores de gases-estufa do planeta, situação que fez delegações de atletas levarem máscaras para a China e adotarem uma série de medidas médicas.

Para evitar maiores problemas, o governo local instituiu uma série de medidas, como um rodízio mais rigoroso de automóveis, a retirada de 300 mil veículos poluidores e o fechamento de várias fábricas situadas nas imediações de Pequim, além da construção de linhas de metrô e o incentivo para que 32 mil pessoas mudassem o aquecimento à base de carvão de suas casas.

Segundo o Programa para o Meio Ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas), as medidas ajudaram a qualidade do ar de Pequim a “melhorar significativamente”.

A tecnologia não foi utilizada apenas para diminuir os índices de poluição, mas também para manipular o clima e não prejudicar a competição.

O birô meteorológico de Pequim informou que disparou 1.104 foguetes para dispersar nuvens e evitar a chuva durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, realizada no dia 8 de agosto.

Fonte: Folha

Clique aqui e receba as atualizações do In Blog por e-mail

rss_3

O In Blog envia até 3 e-mails com suas atualizações por semana, clique aqui, coloque seu e-mail e passe a receber nosso newsletter.

Blogs Amigos:
PULSO Internet de qualidade
DOUTOR LOVE Apaixonado pelas mulheres em todos os seus defeitos e virtudes
NAMONEURA Desabafos de uma namorada normal. Anormal são vocês!
PERGUNTE AO URSO Tudo aquilo que você não sabia para quem perguntar
CLUBE DO LAR Pensou em casa, já está nele

6 Responses to Conheça a China sem a “maquiagem” das Olimpíadas

  1. JOÃO SANTOS disse:

    ESTAMOS NA MESMA ROTA DA CHINA, POIS O ANALFABETO E OPRESSOR DO LULA, FOI VENDER O RIO DE JANEIRO LINDO E MARAVILHOSO (FAVELAS, TRAFICO DE DROGAS, POLICIAS CORRUPTAS, MILICIAS,NARCOTRAFICANTES BONZINHOS, CESTA BASICA SUBINDO QUASE QUE DIARIAMENTE, E ELE AINDA FALA QUE A IMPRENSA O CRITICA POR QUE FOI POBRE, CHEGA A SER COMICO.
    AS VEZES ME PEGUNTO : QUE PAÍS É ESTE ?
    BRASIL = CHINA ( OU MELHOR QUASE IGUAL, POIS LA SE PRODUZ ELETRONICOS DE BAIXA QUALIDADE QUE SE USA AQUI. E DAQUI SE VAI OS MELHORES PRODUTOS E FICAMOS COM O RESTO. QUE PRESIDENTEZINHO SEM MORAL, ATÉ UM INDIO MANDA NELE(EVO MORALES)
    E ASSIM NOS RESTA VER CHAVES EM SUA VENEZUELA, COMO CAPITÃO DA AMERICA DO SUL.
    E TUDO TERMINA EM FESTA, PIZZA E CARNAVAL.

  2. JOÃO SANTOS disse:

    POR FAVOR PUBLIQUEM SÓ ASSIM TEREMOS UMA IMPRENSA, QUE AINDA PODEMOS PENSAR EM CONFIAR , É SÓ O QUE NOS RESTA HOJE. PENSEM BEM.

  3. Caio disse:

    Se isso que vocês chamam maquilagem ambiental fosse realizado nas principais capitais do mundo, estaríamos todos muito melhor.

    Num país de mais de 1 bilhão de pessoas, dizer sobre setenta pedidos de protestos e 30 prisões é ridículo, me desculpem.

    Qualquer lugar do mundo, com muito menos pessoas, teria um índice destes.

    É melhor abrir o olho para as dificuldades de ambos os regimes, tanto o capitalismo norte americano (que mantém inúmeras restrições e manipulações da opinião pública, haja vista que divulgaram que ganharam as olimpíadas – e na realidade perderam para a China), quanto os problemas do socialismo contemporâneo.

    Mas melhor ainda seria estudar o problema do cerceamento da mídia no solo pátrio…

  4. Nil disse:

    Acompanhando bem de perto todas as noticias das olimpíadas, percebemos que foram os jogos mais gratificantes para todos os atletas da história. Limpeza, higiene e organização perfeitas. Claro que existem os imprevistos, mas onde não há???
    Residindo no Japao ouvi muitas criticas sobre a China maquiar Pequim. Mas apesar de não concordar, o Japao ainda tem uma pequena vantagem por ser um dos países que mais investem hoje em melhorar o AR do nosso Planeta após ter sido um dos maiores poluidores e por isso chegar ao patamar de sua economia.
    Espero que o Brasil consiga sediar as Olipíadas no Rio de Janeiro, somente asim conseguiremos ¨maquiar¨uma Cidade que ja foi Maravilhosa.

  5. Sthéfano disse:

    A China é o país que mais poluí, mais até que os Estados Unidos(que por incrivel que pareça, segundo a veja, é o pais que mais luta contra a poluiçao e desmatamento). Mas o pior de tudo é a populaçao. Prepotente e sadica. Vi um cartaz na escola que mostrava atrocidades às crianças e aos animais que foi chocante. Pessoas matando cahorros a paulada, decapitando-os, as mulheres pegam os gatinho, os amarram e pisam em seus olhos com salto agulha, os rodeios lá é um bezerro contra um tigre(já sabem o resultado né), eles pegam varios animais e colocam todos dentro de uma mesma gaiola, e os que nao cabem ficam presos pelo focinho. Fazem isso até com os ursos. Tinha imagens das criancinhas chorando, porque o treinador delas puxavam as pernas para fazer abertura sem elas conseguirem(deve ser uma dor terrivel), e uns garotinhos sob vigia pendurados em uma barra chorando de dor porque os braços nao aguentavam..Eles conseguiram esconder bem, sem falar que fomos enganados em varios aspectos da apresentaçao. Medalha de lata pra eles..

  6. lurdes wuijck disse:

    Depois que eu vi algumas fotos e comentarios sobre a China ,nunca mais compro mais nada que venha de la , (sem falar q nada presta mesmo),sao cenas crueis ,absurdas.MADE IN CHINA, NUNCA MAIS !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: