Cientistas anunciam gene capaz de neutralizar o HIV

Pesquisadores americanos descobriram que o gene Apobec3 é capaz de produzir anticorpos que neutralizam o vírus da aids

Um grupo de pesquisadores do Instituto Gladstone de Virologia e Imunologia e do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid, em inglês), nos Estados Unidos, afirma ter descoberto um gene capaz de estimular a produção de anticorpos que neutralizam o vírus HIV. Se confirmada, a descoberta vai possibilitar a técnica para a produção de uma vacina que estimule a produção desses anticorpos neutralizadores. A pesquisa será publicada na edição da revista Science desta sexta-feira (5).

Os anticorpos neutralizadores, ou protetores, são há algum tempo a grande esperança dos cientistas para o controle de retrovírus, como o HIV. A descoberta, feita com experiências em ratos, não só é importante para o desenvolvimento de uma vacina, mas também para explicar por que algumas pessoas expostas ao HIV nunca são infectadas.

Neste estudo, os cientistas descobriram que o gene Apobec3, comum em humanos e ratos, controla a capacidade de produção de anticorpos neutralizadores de retrovírus. Os cientistas esperam que os efeitos encontrados nas cobaias sejam semelhantes nos humanos.

“Nós agora temos o fator necessário para a produção de anticorpos para atacar o HIV”, afirma o pesquisador Mario Santiago, do Instituto Gladstone. “Isso oferece uma perspectiva de como fortalecer a resposta imunológica ao vírus da Aids, com implicações diretas para a imunoterapia e o desenvolvimento de vacinas”.

Fonte: Época

Clique aqui e receba as atualizações do In Blog por e-mail

rss_3

O In Blog envia até 3 e-mails com suas atualizações por semana, clique aqui, coloque seu e-mail e passe a receber nosso newsletter.

Assuntos Relacionados:
Gene torna africanos mais suscetíveis ao HIV
Uso maconha como terapia”, diz Ney Matogrosso
Pesquisa aponta nova esperança contra o vírus da AIDS

2 Responses to Cientistas anunciam gene capaz de neutralizar o HIV

  1. Marcia disse:

    Apesar de saber que estamos ainda longe de uma vacina, uma notícia como essa é um renovo.

  2. Alexandre NT disse:

    A AIDS é um epidemia global, está dizimando populações inteiras na África e avançando rapidamente em direção aos demais continentes. Hoje a maior parcela da população mundial atingida é formada por pessoas abaixo da linha de pobreza, o que tem feito com que essa tragédia seja “varrida para baixo do tapete”. Mas isto está mudando e em breve será uma trágica realidade em todas os níveis sociais. Está na hora das grandes empresas do setor farmacêutico unirem os esforços, deixando de lado a corrida para saber que vai patentear a “salvação”, e trabalhar em conjunto para descobrir a cura para tão aterradora desgraça!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: