Associação de Jornais pede bloqueio de acordo Google-Yahoo

Segundo WAN, o acordo pode ter impacto negativo na receita publicitária que os sites de busca proporcionam
A Associação Mundial de Jornais (WAN, em inglês) pediu nesta segunda-feira, 15, às autoridades reguladoras da concorrência na Europa e na América do Norte que impeçam o acordo entre os mecanismos de busca do Google e do Yahoo! por “natureza anticompetitivas”.

Segundo a WAN, o acordo pode ter impacto negativo na receita publicitária que os sites de busca proporcionam aos jornais e a outros sites e sobre o custo da publicidade por busca patrocinada.

A concorrência entre Google e Yahoo! é “absolutamente essencial para assegurar que nossas publicações filiadas tenham uma receita competitiva pela publicidade online” e para “obter preços competitivos quando comprarem links patrocinados”, afirmou o presidente da WAN, Gavin O’Reilly.

O’Reilly se dirigiu à Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, à Direção Geral de Concorrência da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) e ao Escritório de Concorrência do Canadá para que examinem o impacto do acordo e o bloqueiem.

“Também tememos que o acordo proporcione ao Google um poder de mercado em segmentos importantes da publicidade online e a possibilidade de tirar proveito de seu domínio na busca pela internet em outros mercados”, acrescentou.

Caso a seja concretizada, “os anunciantes se dirigirão cada vez mais ao Google, pois oferecerá preços mais vantajosos do que o Yahoo!”, de modo que este administrará menos anúncios próprios e terá “capacidade reduzida para oferecer condições melhor que o Google”.

As duas empresas deram prazo voluntário de 100 dias para que o Departamento de Justiça dos EUA revise o acordo.

Embora Google e Yahoo! afirmem que a aliança se limita apenas à América do Norte, a WAN diz que o acordo teria efeito significativo entre as editoras de jornais europeus, o que legitima uma investigação da CE.

Fonte: Estadão
Fonte: Folha Online e Abril.com

Clique aqui e receba as atualizações do In Blog por e-mail

rss_3

O In Blog envia até 3 e-mails com suas atualizações por semana, clique aqui, coloque seu e-mail e passe a receber nosso newsletter.

Assuntos Relacionados:
O Google não quer que você veja isto aqui
Criado por ex-funcionários do Google, Cuil vira alternativas para buscas na web
Google promete apoiar lei de privacidade na Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: