Saiba a melhor hora para começar a pagar o INSS

Quando chega a hora da aposentadoria, o trabalhador que contribuiu por um longo período ao INSS pode ficar decepcionado com o valor final do benefício que, na maioria das vezes, é bem menor do que o salário de contribuição.
Para evitar essa situação desagradável, o Agora traz um guia com a melhor hora para começar a contribuir, de acordo com o benefício pretendido. O importante é planejar com antecedência a aposentadoria que deseja e elaborar uma estratégia a longo prazo, sabendo a idade certa para se inscrever no INSS e o valor ideal das contribuições.
“É possível se preparar para conseguir um valor melhor de benefício. As regras de concessão permitem esse planejamento”, afirma Marco Anflor, advogado especialista em Previdência do site www.assessorprevidenciario.com.br.
De acordo com o advogado, para se aposentar por idade aos 60 anos, como determina a lei, uma mulher pode começar a contribuir a partir dos 30 anos de idade. “Nos primeiros seis anos, não é necessário contribuir com valores altos. A contribuição mínima basta. Depois, porém, a segurada precisa manter uma média de contribuição de acordo com o valor da aposentadoria que deseja”, disse.
Já o homem, que pedirá o benefício por idade aos 65 anos, pode começar a pagar o INSS aos 35 anos, contribuindo pelo piso durante os sete primeiros anos -atualmente, a menor contribuição possível para o autônomo é de R$ 83 (20% sobre o salário mínimo). “Os sete primeiros anos de contribuição não vão entrar na conta”, diz Anflor.
Após esse período inicial, porém, o segurado deve, como no caso da mulher, elevar o valor das contribuições e manter essa média para conseguir um benefício maior.
Esse planejamento é possível porque, no cálculo da aposentadoria por idade, são descartadas as contribuições de valor menor.
Tempo de contribuição

Na aposentadoria por tempo de contribuição, é aplicado o fator previdenciário, que pode diminuir o valor do benefício se o segurado for muito jovem, já que um dos elementos do cálculo é a expectativa de vida dos brasileiros acima de 60 anos, estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Quanto mais o trabalhador adiar a aposentadoria e mantiver a média de contribuição elevada, melhor será o valor do benefício”, afirma Anflor.
Nesse caso, um segurado que quiser se aposentar aos 60 anos precisa começar a contribuir aos 20 para não sofrer descontos no benefício. Mas se ele resolver entrar com o pedido sete anos mais tarde, aos 67, poderá começar a pagar o INSS aos 37 anos .

Fonte: Agora São Paulo

Clique aqui e receba as atualizações do In Blog por e-mail

rss_3

O In Blog envia até 3 e-mails com suas atualizações por semana, clique aqui, coloque seu e-mail e passe a receber nosso newsletter.

Blogs Amigos
Dr. Love Apaixonado pelas mulheres, em todos os seus defeitos e virtudes
PULSO Internet de qualidade
NAMONEURA Desabafos de uma namorada normal. Anormal são vocês!
PERGUNTE AO URSO Tudo aquilo que você não sabia para quem perguntar
CLUBE DO LAR Pensou em casa, já está nele
TUCANOJOVEM Juventude do PSDB – Capital SP

2 Responses to Saiba a melhor hora para começar a pagar o INSS

  1. Sem Entender disse:

    Qual a ligação da imagem do fgts com o post que fala do inss?

  2. Vilani disse:

    Onde encontrar programas de cálculos da revisão de aposentadoria (buraco verde|)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: